Mercado Imobiliário

6 dicas para escolher a construtora de apartamento ideal

Veja 6 dicas para não errar durante a escolhe da construtora de apartamento ideal.

Ao adquirir o imóvel dos seus sonhos, é fundamental optar por uma construtora de apartamento confiável e idônea. A compra de uma propriedade é um negócio que envolve um alto investimento financeiro — talvez o maior de sua vida.

Mais importante ainda, você e sua família merecem ter o melhor em conforto, bom gosto e qualidade. Assim, para não colocar seu dinheiro em risco e não comprometer a segurança e o bem-estar de seus entes queridos, você não pode negligenciar os cuidados na hora de escolher a construtora.

A relação entre você e a empresa tem de ser construída sobre bases sólidas e confiáveis — e são vários os aspectos a se considerar ao escolher a melhor parceria para a concretização de seu sonho.

Por isso, preparamos este conteúdo com 6 dicas fundamentais para você analisar qual construtora vai merecer a sua confiança. Siga nossas dicas e decida com tranquilidade.

1. Conheça bem a estrutura da construtora

O primeiro passo importante é observar a estrutura de trabalho da companhia. Uma pesquisa cuidadosa sobre o desempenho da empresa na condução dos projetos vai ajudar a levantar dados sobre a confiabilidade da construtora no mercado.

Visite o site da empresa para conhecer sua história, os empreendimentos e as parcerias comerciais. Também é recomendável conferir pessoalmente as obras em andamento para verificar a atuação da equipe, a qualidade dos materiais empregados e os cuidados para evitar desperdícios e danos ao meio ambiente.

É importante checar a qualificação dos engenheiros, verificar se os operários contam com equipamentos e aparatos de segurança adequados e se a empresa cumpre com suas obrigações trabalhistas.

Acidentes de trabalho e causas na justiça por negligência ou descumprimento da lei podem abalar o equilíbrio financeiro da empresa e atrasar o cronograma das obras.

2. Analise o conceito financeiro da construtora na praça

A empresa é confiável quanto ao aspecto financeiro? Escolher uma construtora em situação precária pode ocasionar uma série de imprevistos, como:

  • atrasos no cronograma de entrega, por falta de recursos para continuar a obra;

  • substituição por materiais mais baratos para equilibrar o orçamento;

  • aumento no custo do empreendimento ou custos embutidos repassados aos compradores;

  • pressão por parte dos compradores, em caso de atrasos, agravando os problemas.

Analisar a situação financeira é fundamental para evitar o risco de escolher uma empresa em vias de falência.

É possível saber disso consultando os bancos, acionistas, balanços anuais, processos na justiça, pendências com fornecedores etc. Uma simples busca por comentários negativos no Google também pode dar pistas sobre a saúde financeira da construtora.

Caso a empresa de seu interesse faça parte de um joint venture (empreendimento conjunto), lembre-se de pesquisar sobre as parceiras também.

3. Observe a solidez do nome da construtora

Uma empresa sólida no mercado não será, necessariamente, a mais conhecida do público. A fama pode estar ligada a um marketing agressivo, o que, por si só, não é sinônimo de qualidade de desempenho.

Por isso, se você tem interesse em determinado empreendimento, não confie apenas em campanhas publicitárias pagas. Para ter referências seguras, converse também com pessoas que conhecem o ramo.

Lembre-se: um nome se faz com o tempo. Uma organização com longa atuação no mercado e que mantém sua reputação intacta — mesmo em momentos de crise — é uma aposta segura. Uma construtora sólida, certamente, terá concluído vários empreendimentos com sucesso.

4. Confira a qualidade de unidades já entregues

Visite empreendimentos já comercializados para verificar a qualidade da obra concluída. São vários os aspectos que valorizam um imóvel e geram conforto e satisfação aos proprietários.

Entre eles, observe:

  • a localização em áreas valorizadas;

  • o padrão de acabamento e revestimentos externos de qualidade;

  • áreas comuns bem decoradas e equipadas;

  • a estrutura de lazer para os moradores;

  • medidores de água individualizados;

  • elevadores modernos;

  • qualidade da iluminação das áreas externas;

  • fornecedores de primeira linha.

5. Verifique a satisfação dos clientes anteriores

Esse é mais um cuidado importantíssimo ao escolher a construtora de seu apartamento. Conversando com quem já comprou antes, você poderá fazer perguntas como estas:

  • A construtora cumpriu todas as cláusulas do contrato?

  • As chaves foram entregues no prazo previsto?

  • O padrão de acabamento satisfez a sua expectativa?

  • Houve algum problema com pisos e cerâmicas de revestimento interno ou externo?

  • As partes elétrica e hidráulica funcionam bem?

  • Portas e janelas fecham silenciosamente e sem deixar frestas?

  • As áreas comuns são decoradas com bom gosto?

  • As áreas de lazer são funcionais e os equipamentos seguros?

  • As vagas de garagem são bem distribuídas e as áreas de manobra bem demarcadas?

  • A empresa forneceu o manual do proprietário, com informações sobre alterações na estrutura, funcionamento, manutenção, materiais utilizados etc?

  • A construtora resolveu qualquer eventual problema que você teve no meio do caminho?

Só quem já fez negócio com a construtora poderá dar essas e outras informações concretas sobre o comportamento da empresa antes e depois da venda.

6. Exija transparência nas informações prestadas

O diálogo com a construtora do apartamento de seus sonhos precisa ser aberto e honesto. Você tem direito de receber respostas claras e precisas sobre tudo o que deseja saber.

Relatórios anuais sobre a atuação da empresa, certificados, alvarás, documentação da obra — tudo isso deve estar ao alcance do cliente, caso seja solicitado.

Uma construtora sólida, que zela pelo seu bom nome, não tem nada a esconder e valoriza a transparência nos negócios.

Para concluir o nosso artigo, queremos reafirmar a importância dos cuidados antes de escolher a construtora de seu apartamento. Procure conhecer a estrutura da empresa, sua saúde financeira, a solidez e experiência, o sucesso de empreendimentos anteriores, a satisfação dos clientes e a transparência nas informações prestadas.

Toda essa cautela é determinante para que o imóvel escolhido satisfaça as suas expectativas e forneça uma moradia prazerosa e aconchegante para toda a família. Escolhendo uma construtora de apartamento confiável, dentro de pouco tempo você vai apreciar um belo pôr do sol da varanda, enquanto estoura o champanhe para inaugurar seu novo lar. Um brinde à beleza e ao prazer!

Agora que você já sabe o que observar ao escolher sua construtora, entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos!

 

 

O que você achou dessa matéria?