Arquitetura e Design

Entenda por que a cozinha americana é tão amada e monte a sua!

A cozinha é um dos cômodos mais queridos da casa. Origem dos mais deliciosos aromas que remetem à infância em família, crescemos e continuamos amando a cozinha, que se torna inclusive um ambiente para receber os amigos.

Então, mais do que uma tendência de decoração, a cozinha americana reflete o estilo de vida atual. Talvez por isso ela vem ganhando cada vez mais a preferência das famílias na hora de adquirir ou reformar um imóvel.

Integrada à sala ou mesmo à varanda, a cozinha americana consegue aliar beleza, funcionalidade e conforto. Neste post, você vai saber mais sobre esse espaço e também como fazer para ter a cozinha dos seus sonhos! 

Planejando sua cozinha americana

Presença constante nos melhores projetos de interiores brasileiros, a cozinha integrada à sala e varanda é um exemplo do que se propõe na atualidade: unir cada vez mais os ambientes, tornando o espaço mais amplo e capaz de agregar família e amigos.

Mas essa integração não se dá pela simples quebra de paredes entre os cômodos. É necessário um planejamento que deve levar em conta informações como a frequência de uso da cozinha e a média de moradores e visitantes do ambiente, pois, assim, é possível delimitar os espaços necessários para o preparo de pratos, limpeza e o armazenamento de utensílios e alimentos.

Além disso, os materiais escolhidos, bem como os móveis e os eletrodomésticos, devem entrar no planejamento — para que a sua cozinha americana seja, de fato, o melhor ambiente do seu lar.

Materiais

A linha divisória da cozinha americana pro restante do ambiente costuma ser um balcão, que pode ser uma meia-parede em alvenaria, uma bancada com armários planejados na parte inferior, ou mesmo com madeira de demolição, conferindo um toque mais rústico ao cômodo.

Se você adquiriu um imóvel na planta, verifique a possibilidade de personalizar o projeto e já escolha o material de sua preferência, tanto para o balcão como para os acabamentos.

O importante, nessa escolha, é ter em mente que a decoração também deve se integrar, pois todo o ambiente deve ficar harmônico. Assim, se a sala segue uma linha mais moderna, não deve ser interessante ter uma cozinha rústica.

Uma ótima solução para conferir sintonia aos ambientes é utilizar o mesmo piso em todos eles. Nesse caso, a escolha deve considerar beleza e também a funcionalidade de que a cozinha necessita.

Móveis e eletrodomésticos

Ao optar por uma cozinha integrada, você vai ter um espaço para ser usado e visto! Então, é fundamental ter cuidado na escolha dos móveis e dos eletrodomésticos.

O mobiliário deve dialogar com aqueles dos cômodos integrados à cozinha. Então, a geladeira, o fogão, o forno e demais aparelhos, deve ter uma uniformidade. Uma dica é que todos eles sejam de inox, ou todos brancos, sem perder de vista o restante do ambiente.

Vantagens da cozinha americana

Esse tipo de cozinha parece trazer só benefícios para a sua casa, mas é claro que também há alguns pontos que precisam ser analisados antes de você optar por esse formato. Vamos às vantagens:

Clima mais contemporâneo

Por mais que se opte por uma decoração rústica ou vintage, o clima contemporâneo é garantido — e isso se dá na amplitude conferida pela integração dos ambientes e pelo caráter multifuncional que esse espaço múltiplo adquire.

Mais integração entre as pessoas

As refeições do dia a dia acabam sendo muito corridas e um ambiente integrado permite uma maior interação entre os membros da família. Ainda que uma pessoa esteja na cozinha, seu filho à mesa e outro assistindo à TV, todos podem conversar nesse espaço.

Nas reuniões entre amigos, o responsável pelos pratos na cozinha não precisa mais se isolar do grupo e, enquanto prepara os ingredientes, pode interagir, beber e se divertir como os demais convidados.

Mais espaço, mais iluminação

A ausência de paredes faz com que se ganhe mais espaço e também iluminação. Além disso, o balcão que divide os ambientes torna-se multifuncional — e pode ser aproveitado tanto por quem está na cozinha, como apoio no preparo dos alimentos, como por quem está na sala, para fazer refeições do dia a dia.

Como as paredes barram a luz natural, um grande espaço sem elas garante uma iluminação agradável, além de uma circulação de ar benéfica para os moradores.

Desvantagens da cozinha americana

Nada é livre de desvantagens no mundo, nem a tão amada cozinha americana. Porém, você verá que é possível contornar os problemas, caso opte por ter esse ambiente em sua residência.

Dispersão dos cheiros da cozinha

Os aromas da cozinha podem ser deliciosos, mas não é interessante que cheiro de frituras ou do cozimento de certos alimentos circulem pela casa e fiquem impregnados nos móveis.

Por isso, é preciso contar com uma coifa potente — e também com uma boa ventilação — para dissipar os vapores assim que eles são produzidos.

É essencial, também, escolher os móveis da sala com materiais que não absorvem cheiro — ou mesmo tratá-los com substâncias repelentes de odores.

Perda de espaço de armazenamento

A eliminação de uma parede traz vários benefícios, como os que já vimos aqui, mas, em contrapartida, a cozinha perde um local onde poderiam ser instalados armários ou prateleiras para guardar alimentos e utensílios.

Esse problema pode ser contornado se o projeto do imóvel contar com uma despensa para armazenar os produtos.

Necessidade constante de organização

A sua cozinha agora ganhou um destaque, é linda e transparece seu bom gosto em cada detalhe. Mas tudo isso se perde caso você deixe louça suja na pia ou alimentos e vasilhas fora do lugar. Uma cozinha visível todo o tempo precisa ficar sempre limpa e organizada, ou toda a sua casa vai parecer bagunçada.

Para que isso não aconteça, além de uma lava-louças moderno, pode-se reservar o espaço sob o balcão, por exemplo, para um armário que guarde os itens, como louças, talheres e mesmo mantimentos — como biscoitos e cereais — de uso mais constante. Assim fica mais fácil manter a organização sem muito trabalho.

Agora que você já sabe como deixar seu lar ainda mais bonito e confortável, aproveite e compartilhe essas dicas sobre a cozinha americana nas suas redes sociais!

O que você achou dessa matéria?