Arquitetura e Design

9 formas criativas para decorar a varanda!

Fazer da sacada do apartamento uma área funcional é uma excelente ideia para dar aquele upgrade no imóvel. Ao decorar a varanda, dezenas de ambientes podem surgir: espaço gourmet, churrasqueira, adega, decks e jardins são apenas alguns exemplos entre tantas opções possíveis.

Além de valorizar a sua propriedade, o terraço é capaz de se tornar um lugar aconchegante para usufruir dos momentos de lazer, reunindo os amigos e a família. Preparamos, neste post, algumas dicas de como obter um verdadeiro paraíso privativo. Acompanhe!

1. Espaço Gourmet

Ter um local ao ar livre para compartilhar as refeições é ótimo para a vida social de qualquer família. Ajuda até a melhorar o relacionamento com os filhos. Antes de pensar no que fazer, no entanto, é importante consultar a convenção do condomínio. Assim, você fica sabendo o que é liberado e o que é proibido, evitando multas, processos e desentendimentos.

Afinal, a intenção é desfrutar de momentos de descontração e lazer, e não ter mais estresse, não é mesmo? O segundo tópico a ser pensado na varanda é a distribuição. O conselho é dividir a área disponível em três partes: molhada (pias e torneiras), quente (churrasqueira e fogão) e gelada (geladeira e freezer).

Os locais quentes e os gelados têm de ficar distantes um do outro. Se o seu prédio não contar com churrasqueira, uma boa opção são os modelos elétricos, que não fazem fumaça.

Outra possibilidade são as churrasqueiras com as laterais em vidro. Elas trazem um visual bem moderno. Para valorizar esse equipamento, em termos de estética, é interessante revesti-lo com madeira de demolição, pastilha, ladrilho hidráulico e mármore. Fica deslumbrante!

Na área gourmet, o tom colorido é um grande aliado para transmitir relaxamento e abrir o apetite. Prefira móveis em tonalidades vibrantes para armários, banquetas e para a geladeira. Amarelo e vermelho aguçam o paladar.

2. Projeto de Marcenaria

Com um bom projeto de marcenaria, é viável reunir mais de um tipo de recinto na varanda: um aparador de pratos acoplado ao sofá de madeira vira um mix de cozinha e sala, uma mesa de dobradiças flexíveis, para ser aberta somente durante as refeições, se transforma em uma copa apenas quando for utilizada.

É possível criar um local para os estudos dos filhos, uma sala de televisão, um bar para confraternizar com os amigos e até uma área para pintura, se alguém da família possui essa veia artística.

O bom da marcenaria é que a madeira está em alta. O reaproveitamento de matérias-primas brutas com outros materiais mais elaborados é uma tendência. Tanto que no festival Design Weekend, que traz as últimas novidades em decoração e arquitetura, esse estilo foi bem marcante.

A ideia é fundir objetos e texturas inusitadas, como cadeiras de madeira e assento de lã, bancos que são tocos de árvores e móveis com acabamento com cordas náuticas. O efeito é um visual bastante agradável.

3. Estilo industrial

A imitação dos espaços de fábricas e indústrias é outra linha que vem fazendo bastante sucesso — e é possível adotá-la em sua varanda. A principal característica desse gênero e deixar, propositadamente, tubulações, vigas e até tijolos expostos. Para quem tem filhos na adolescência, esse visual costuma agradar bastante, pois cria um toque de juventude ao ambiente.

No chão, um piso hidráulico dá o traço de beleza necessário e ainda serve para limitar a sacada do interior. Combinar madeira e concreto é outra escolha bastante contemporânea, proporcionando equilíbrio entre quente e frio.

4. Adega

Um bom vinho depois de um dia corrido de trabalho é uma benção. Vinho é sempre válido! Além disso, uma adega na varanda traz um toque de refinamento. Nesse caso, porém, é preciso optar pelos modelos climatizados, pois as garrafas não devem ficar expostas à luz e ao calor do sol.

Existem diversos modelos e tamanhos disponíveis no mercado. Se o design da varanda for mais rústico, há adegas revestidas em madeira. Ou você pode escolher as metálicas, que garantem um look mais moderno e clean — que combina bem com o estilo industrial.

Há adegas que contam com motor silencioso, travas de segurança contra desligamento acidental, alarme (se a porta ficar aberta por mais de um minuto), filtros de ar, controle digital da temperatura e tampa de vidro, o que apoia a composição estética.

Com a modernidade, praticamente não há limites sobre o que fazer na varanda. Aliás, o uso da tecnologia em condomínios é muito valorizado nos novos projetos.

5. Copa

Outra sugestão para decorar a varanda é montar uma copa ao ar livre. Talvez você não queira ter uma churrasqueira e um freezer no terraço. Se esse for o caso, deixe apenas uma mesa no centro com algumas cadeiras ao redor, para que as refeições possam ser servidas no local sem a necessidade de preparar os alimentos na sacada.

Adote móveis que suportam a chuva e o sol, e que sejam fáceis de limpar — a área externa acumula bastante poeira. Uma mesa mais alta, estilo balcão, fica confortável e permite desfrutar melhor a paisagem.

6. Deck

Um deck no terraço fica bem charmoso. Eles são instalados de maneira simples, de modo que, rapidamente, é possível ver o resultado. Há lojas que vendem peças soltas para serem acopladas pelo próprio morador.

Combinam com os decks:

  • canteirinhos de pedras brancas;

  • plantas;

  • iluminação aconchegante;

  • pufes e almofadas.

O ambiente fica charmoso e acolhedor.

7. Jardim/Espaço zen

Jardins na varanda inspiram calma e relaxamento — e dão aquele toque de natureza. Uma opção carregada de beleza estética são os jardins verticais. Para isso, uma estrutura de madeira ou de metal precisa ser presa às paredes.

Em seguida, é só pendurar os vasos e cachepôs em ganchos. As plantas de folhagens compridas oferecem uma impressão de cascata verde muito agradável. Nos cantos, misture linhagens de tamanhos diferentes. Deixe as mais altas atrás para que as menores também possam ser vistas.

Jabuticabeira, pitangueira e limoeiros são árvores frutíferas que podem ser cultivadas em varandas, pois se adaptam bem em vasos. Na frente delas, coloque espécies como bromélias (tome cuidado com o excesso de água), orquídeas (cautela com quantidade demasiada de sol e vento) e lança-de-são-jorge (resistente, mas precisa de pouca luz).

8. Extensão do living

A integração da sacada com o restante do living também está bastante em voga na decoração. O cuidado que deve ser tomado é observar a harmonia entre as partes internas e externas.

Mármore, ônix, madeiras nobres (angelim, nogal e sucupira), porcelanatos e granito fornecem muita elegância para um espaço estendido.

Selecione as peças mais requintadas da sua sala e leve à sacada alguns itens semelhantes, para garantir o equilíbrio. Lembre-se ainda de que o acabamento de alto padrão e um bom projeto de iluminação são características essenciais de um apartamento de luxo.

9. Canto para o relaxamento

Por fim, uma ideia interessante é fazer da sacada um cantinho de descanso. Sabe aquele sono no meio da tarde de um domingo? Estar ao ar livre ajuda a descontrair e relaxa a mente.

Nesse cenário, caem bem redes, espreguiçadeiras e almofadas. Um deck de madeira garante uma área mais elevada para servir de suporte a esses móveis. Abuse de vegetais e flores para atrair passarinhos e borboletas.

A dica é esconder tudo aquilo que lembra a correria do dia a dia. Em volta do ar-condicionado, por exemplo, é possível instalar um aparador de marcenaria ripado. Ter um recinto como esse proporciona muito mais qualidade de vida.

Decorar a varanda, portanto, é uma excelente escolha para criar um ambiente novo no imóvel, passar mais tempo com a família e desfrutar dos momentos de lazer. A gama de possibilidades é muito vasta. Então, é só escolher a que mais combina com o seu estilo. Lembre-se sempre de consultar a convenção de condomínio antes de iniciar qualquer reforma.

Dessa forma, nem é preciso se deslocar para outra cidade para conseguir instantes de relaxamento, prazer e interação social. Na hora de decidir o que será feito do seu terraço, lembre-se de pensar no conforto que você tanto preza.

Gostou do post? Quer ver seus amigos conquistando o imóvel dos sonhos? Então, compartilhe este post em suas redes sociais.

O que você achou dessa matéria?