Mercado Imobiliário

Qual o estilo dos bairros de São Paulo que mais combina com você?

São Paulo é conhecida por ser um verdadeiro celeiro de ideias, cores, sabores e aromas. Com tantas identidades, os inúmeros bairros da terra da garoa são responsáveis por acolher essa grande diversidade de gostos, pessoas e perfis.

Para quem busca uma moradia, muitos fatores são decisivos na hora de investir na compra de um imóvel. Facilidade de locomoção, acesso ao metrô, presença de comércio e serviços, proximidade do trabalho e até mesmo a oferta de restaurantes, cinemas, shoppings e baladas.

Neste artigo, apresentamos os 10 principais bairros paulistanos para você conhecer e se apaixonar! Confira:

1. Pinheiros

Ao mesmo tempo em que reúne a boemia paulistana, o bairro de Pinheiros também abriga opções requintadas de restaurantes e empreendimentos imobiliários de alto padrão. É a escolha perfeita para quem busca badalação aliada a uma gama de serviços de qualidade.

A região possui ótimo abastecimento de transporte público — com as linhas Verde e Amarela do Metrô — além de infinitas opções de ônibus para diversas regiões da capital. De fácil acesso às Avenidas Rebouças, Paulista e Faria Lima, o bairro também dispõe de uma grande malha de ciclovias.

Para quem gosta de cultura, o bairro promove, aos sábados, a famosa Feira Benedito Calixto. Com opções em gastronomia, antiguidades e artesanatos, o evento é um dos principais atrativos da região. Já para quem é apaixonado pela boa mesa, a Rua dos Pinheiros reúne uma grande oferta de restaurantes que se ajustam a todos os gostos e bolsos.

2. Vila Mariana

A Vila Mariana é um tradicional bairro da Zona Sul paulistana. Com diversidade em comércio e serviços, a região é bastante completa e agrada diferentes perfis de moradores.

Nas proximidades das faculdades Belas Artes e ESPM, é possível encontrar uma grande oferta de bares e food parks. Ruas tranquilas e arborizadas configuram o perfil da redondeza, e parques como o Ibirapuera e Aclimação são exemplos de atrativos, oferecendo lazer gratuito e de qualidade.

O bairro dispõe de fácil acesso às linhas Azul e Verde do Metrô, além de diversas opções de ônibus. A proximidade com a Avenida 23 de Maio também favorece a locomoção.

3. Tatuapé

Marcado pela industrialização do início do século XX, o Tatuapé passou por uma grande modernização e, hoje, é um dos bairros mais cativantes da cidade.

Com fácil acesso ao Metrô e vias como a Radial Leste, a região abriga ainda um grande polo comercial. Exemplo disso são os Shopping Tatuapé, Boulevard Tatuapé e Anália Franco. Já locais como a praça Sílvio Romero reúnem serviços, lazer e compras.

Nomes consolidados da gastronomia marcam presença no bairro, como Outback, America, Coco Bambu e a pizzaria Bráz.

4. Alto da Lapa

Marcada como uma região de comércio popular, a Lapa passou por uma intensa repaginação após 2010. Hoje, o aspecto de cidade antiga dá lugar a condomínios de alto padrão e a estabelecimentos comerciais — para atender a esse novo público.

Em termos de lazer, cultura e educação, o bairro conta com locais importantes, como é o caso do Mercado da Lapa — uma parada obrigatória para quem busca alimentos frescos e com bom custo-benefício. Em suas imediações encontra-se o Senac Lapa Scipião, com formação de qualidade em diferentes áreas de atuação.

No quesito transporte público, o Terminal Lapa abastece diversos bairros da cidade com linhas de ônibus. Quem pensa em fugir do trânsito, há, ainda, a estação da CPTM que dá acesso a outras linhas ferroviárias — inclusive do Metrô.

5. Vila Olímpia

No hall dos bairros mais nobres de São Paulo, a Vila Olímpia desponta como um importante celeiro tecnológico e financeiro paulistano, abrigando grandes empresas como Google, Facebook, Twitter e algumas startups brasileiras. Esses fatores impulsionaram o aumento na procura de apartamentos na região.

Seu público exigente faz com que o bairro tenha uma ótima oferta de serviços. Shoppings como o JK Iguatemi e o Shopping Vila Olímpia figuram entre os principais pontos comerciais da região. Consultórios, academias, faculdades, restaurantes, bares e baladas também compõem o perfil da região.

A proximidade com a Marginal Pinheiros — e com vias como a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e Avenida dos Bandeirantes — favorecem a locomoção de quem transita de carro. O bairro ainda possui acesso pela CPTM por meio da estação Vila Olímpia, além da oferta de ônibus para diversos pontos da cidade.

6. Brás

Um dos bairros centrais mais tradicionais de São Paulo, essa é a escolha perfeita para quem busca mobilidade e uma rede de serviços completa. O Brás oferece aos seus moradores uma localização que permite transitar com bastante facilidade por diferentes pontos da cidade (exemplo: Pari, Cambuci, Bom Retiro ou Moóca). A região garante, ainda, acesso fácil a vias importantes, como a Marginal Tietê, a Radial Leste e a Avenida do Estado.

De origem italiana, o bairro oferece boas opções de restaurantes para os amantes da gastronomia, caso das cantinas tradicionais como a Castelões e Gigio. Os residentes também podem usufruir o fácil acesso a pontos comerciais, como a 25 de Março, serviços de bancos, supermercados, universidades e espaços culturais.

7. Jardim Dom Bosco

Nas imediações da Marginal Pinheiros e vizinho de pontos como Teatro Alfa, Transamerica Expo Center e Citibank Hall, o Jardim Dom Bosco é um bairro em expansão na capital paulista e é cercado de boas opções de serviço.

Com acesso facilitado por meio de ônibus, a região também está nas proximidades das estações de trem e metrô Santo Amaro, garantindo alternativas em mobilidade urbana.

8. Ipiranga

Cheio de história, o Ipiranga é um bairro repleto de atrativos e facilidades para quem busca conforto, lazer e serviços em um só lugar. Com a chegada da linha Verde do Metrô, a região ganhou em acessibilidade, chamando a atenção de novos empreendimentos imobiliários e comerciais.

E na vizinhança também não faltam opções em lazer: o Sesc Ipiranga é uma boa pedida para apreciar bons shows e espetáculos teatrais e o Museu do Ipiranga é um marco na história do Brasil — e um dos principais pontos turísticos da região. Além disso, o Mercado Municipal do Ipiranga possui lojas e ótimas opções de alimentação.

9. Vila Anastácio

Subdistrito da Lapa, a Vila Anastácio foi um importante refúgio para imigrantes de diferentes origens. Inicialmente tido como um ponto residencial, com o passar do tempo, indústrias e transportadoras passaram a ocupar os grandes galpões e espaços disponíveis na região.

Após o boom imobiliário, por volta de 2010, grandes incorporadoras viram o potencial de crescimento e, desde então, a Vila Anastácio desponta como uma região bastante promissora com a construção de condomínios de alto padrão.

Por meio da estação de trem Domingos de Morais, o bairro dispõe de fácil acesso por transporte público e sua localização favorece a conexão para grandes vias, como Marginal Tietê e rodovias Anhanguera e Bandeirantes. A proximidade com a Lapa trouxe ganhos importantes em relação à implantação de serviços e comércio, com mais facilidade para os seus moradores.

10. Jardim Vazami

O Jardim Vazami pertence à Subprefeitura do Butantã e é vizinho de bairros importantes como Morumbi, Vila Sônia e Campo Limpo.

Ainda que tenha um perfil predominantemente residencial, o bairro oferece aos moradores uma ótima infraestrutura de comércio e serviços, com bancos, restaurantes, escolas, bares, padarias, supermercados e farmácias. Pontos como o Raposo Shopping e o Shopping Butantã estão entre os destaques da região e são os dois principais polos de compras do bairro.

A proximidade com importantes vias de acesso — como as Rodovias Raposo Tavares e Regis Bittencourt, Avenida Francisco Morato, Eliseu de Almeida e outras — faz com que o bairro seja bastante privilegiado no quesito locomoção. A construção da estação Vila Sônia, com a linha 4-Amarela do Metrô, também trará benefícios aos moradores da região.

Hoje, existem diversos elementos decisivos na hora de investir em um imóvel e eles impactam diretamente nos ganhos em qualidade de vida para as pessoas. Todos esses fatores devem ser decisivos no momento da compra. Por isso, escolha um bairro de acordo com seus gostos e necessidades.

Ao longo de seus 1.521 km²de extensão, a maior metrópole da América do Sul abriga todas as tribos, etnias e culturas. Com toda essa diversidade, podemos conhecer, nos bairros de São Paulo, um pouco da história da cidade e identificar o perfil dos moradores de cada região.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos o melhor dos principais bairros de São Paulo!

O que você achou dessa matéria?