Arquitetura e Design

Veja 7 pontos fundamentais na hora de escolher a mesa de sua sala de jantar

Hoje em dia a variedade de opções é tanta, seja para o modelo de mesa de jantar ou para qualquer outra mobília de sua casa, que fica até difícil de escolher.

E a mesa de jantar é um dos locais mais importante do seu lar, onde ocorrem as festas, cantamos parabéns e reunimos a família e os amigos em datas especiais e comemorativas.

Para ajudar você a escolher uma mesa de jantar perfeita, selecionamos 7 fatores que você deve levar em conta.

Conforme for analisando cada um deles, você verá que o leque de opções vai ficar cada vez menor, até que você chegue na mesa de jantar que vai cair como uma luva em sua sala.

Confira nossas dicas!

7 critérios para chegar na mesa ideal para sua sala de jantar

1- Tamanho do ambiente

Uma sala de jantar grande pede uma mesa de jantar proporcional. Esta tem capacidade para 10 pessoas, confortavelmente instaladas em verdadeiras poltronas.

2- Quantidade de pessoas

Faça as contas e procure a mesa certa para a quantidade de pessoas que almoçam todo dia em sua casa, some mais dois lugares, para eventuais visitas, e pronto: o tamanho da sua mesa de jantar já está definido, veja está, como é espaçosa!

3- Estilo de decoração

Sua mesa de jantar deve combinar com o resto da decoração. Neste caso, a madeira caiu como uma luva neste ambiente cheio de charme e com vários elementos também em madeira, inclusive em uma painel na parede da sala de jantar.

4- Materiais

Muitas pessoas gostam de tampos de vidro ou mármore, mas a madeira, para quem prefere ambientes mais clean, pode dar um efeito bastante moderno e sofisticado, sem exageros ou pretensões, principalmente em tons claros.

5- Preço

Se você tem restrições de orçamento, isso não significa que não pode ter uma mesa bonita e elegante, basta saber pesquisar e escolher.

Materiais alternativos, como o plástico, usar cavaletes e até pallets são algumas das alternativas.

6- Você costuma receber amigos?

Quem gosta de receber os amigos para jantar também precisa de uma mesa grande e espaçosa, de preferência ao lado de uma bela cozinha gourmet.

Assim, todo mundo se acomoda e pode conversar e comer à vontade.

7- Formato

Mesas redondas são ideais para ambientes pequenos, como na imagem. Por outro lado, a mesa redonda também é interessante para quem tem até 6 pessoas na mesa todo dia e quer dar mais proximidade a todos, que podem conversar muito mais facilmente, mesmo em uma grande mesa com cadeiras a sua volta.

Foram sete critérios que você deve seguir até chegar à mesa ideal para sua sala de jantar. Do preço ao tamanho, do material ao formato, cada um deles vai ajudar a ir afunilando as opções, até você chegar na mesa perfeita para você e para a sua casa.

Estas dicas de como escolher mesas para sala de jantar foram elaboradas pela equipe Viva Decora.

O que você achou dessa matéria?