Qualidade de vida

Qualidade de vida e saúde: como se cuidar sem comprometer a carreira?

Qualidade de vida, saúde e carreira.

Pare e reflita. O que você tem feito pela sua qualidade de vida, saúde e bem-estar?

Dados do Ministério da Saúde apontam que 8 das 10 principais causas de mortes no Brasil estão relacionadas com o estilo de vida das pessoas, envolvendo o tipo de alimentação, o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Por isso, é muito importante que você esteja preocupado com a sua qualidade de vida e saúde.

Em alguns momentos, é verdade, ficamos entediados com a nossa rotina e acionamos o botão do piloto automático para superá-la. Mesmo quem encontrou um prazer enorme na vida profissional precisa reservar um tempo para as demais atividades, como ficar com a família, ler um livro, desenvolver uma nova habilidade ou, simplesmente, descansar.

Neste artigo, nós apresentamos algumas dicas de como se cuidar sem comprometer a carreira. Continue a leitura e conheça os benefícios de se cuidar da saúde. Saiba como isso pode aumentar a sua qualidade de vida. Confira!

Organize melhor o seu dia a dia

Utilize uma agenda para anotar e controlar todos os seus compromissos. Ela pode ser feita em papel, no celular ou on-line. Entre os compromissos, estabeleça um tempo para se preparar para os próximos.

A cada 1 hora e meia de trabalho, faça ciclos de 15 minutos de descanso. Aproveite esse momento para ir ao banheiro e tomar uma água ou um café.

Para que você não perca o foco durante o trabalho, dedique-se aos seus objetivos profissionais. Todas as tarefas que envolvem as metas do trabalho devem ser feitas durante o expediente.

Por isso, evite procrastinar ou deixar de cumprir o cronograma estabelecido na agenda. Descubra quais são os seus períodos de maior produtividade durante o dia e concentre nesses momentos as atividades que demandam mais atenção.

Além disso, controle o nível de informações que chegam até você diariamente — e tenha cuidado com as consecutivas pausas para checar o e-mail ou as notificações que aparecem na tela do smartphone.

Otimize a sua rotina ao escolher o lar ideal

A dificuldade de obter qualidade de vida, em muitos casos, está relacionada com a falta de otimização da rotina. Quem mora em uma grande metrópole, por exemplo, pode percorrer dezenas de quilômetros de ruas e avenidas congestionadas diariamente apenas para chegar ao trabalho.

O mesmo acontece na hora de buscar os filhos no colégio, praticar exercícios ou visitar um cliente para uma reunião de negócios.

Por isso, observe como anda a sua rotina. A solução pode estar na escolha do lar ideal, que possui uma série de fatores essenciais para o conforto, praticidade e segurança da sua família.

A academia pode ser substituída pela sala de ginástica do próprio condomínio. Contrate um personal trainer e evite perder tempo com deslocamentos. O mesmo vale para os momentos de diversão dos filhos nas áreas de lazer.

Os condomínios de alto padrão apresentam uma arquitetura que proporciona um ambiente seleto, em que detalhes como a circulação das pessoas e automóveis deixam de ser um problema. Eles são seguros e contam com uma estrutura diferenciada, evitando dores de cabeça com problemas recorrentes como iluminação e ventilação.

A infraestrutura de ponta, os materiais de primeira linha — além da localização privilegiada — compõem o conjunto de benefícios que tornam a vida mais fácil e segura.

Separe um período do dia para se exercitar  

A prática regular de uma atividade física reduz substancialmente o risco de infarto, diabetes, pressão alta, entre outras doenças. O estilo de vida sedentário é, em muitos casos, confundido com a vida moderna.

É possível melhorar a qualidade de vida e a saúde ao praticar uma atividade física moderada regularmente. Os benefícios se manifestam sob todos os aspectos do organismo, com destaque para a perda de peso, redução da pressão arterial em repouso e o aumento do colesterol bom. Tudo isso auxilia na prevenção e no controle de doenças.

Saiba que a prática de exercícios físicos não significa apenas ir à academia. Você pode se juntar a um grupo para caminhadas ou corridas em um parque ou praça, praticar pilates ou nadar.

Separe um período do seu dia para se dedicar às atividades físicas, que pode ser antes ou depois do escritório. Se o seu horário de almoço for tranquilo, vale também!

Melhore a qualidade da sua alimentação

A alimentação saudável faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Quando você se alimenta corretamente, fica com mais disposição para realizar as suas atividades diárias e tem a autoestima melhorada.

Outro benefício é a quantidade de doenças que podem ser evitadas com uma alimentação correta e balanceada, como anemia, artrite, diabetes, hipertensão e obesidade.

A alimentação inadequada pode comprometer, também, o desempenho no trabalho, demandando mais tempo para as atividades profissionais e reduzindo a qualidade de vida e saúde.

O seu corpo fica mais cansado e apresenta dificuldades de concentração e problemas de memória. Por isso, a ingestão diária de frutas, legumes, verduras e proteínas de baixa caloria são essenciais para uma dieta saudável.

Evite o consumo de alimentos industrializados e respeite os horários das refeições, por mais que o dia esteja corrido. O tempo que você gasta se alimentando corretamente é compensado com a boa disposição para absorver as informações rapidamente e tornar as reuniões e as negociações mais produtivas.

Aprenda a se desligar do trabalho após o expediente

Estamos conectados diariamente com o uso de smartphones e tablets. Isso, para alguns profissionais, é sinal de que existe um espaço para levar os problemas do trabalho para além do expediente.

Saiba que essa atitude não é positiva, pois, há tempo para tudo. O hábito de checar e-mails ou atender ligações fora do horário de trabalho pode se transformar em compulsão — o que, mais tarde, tem o risco de evoluir para uma doença.

A necessidade de ficar de prontidão sempre é prejudicial para a qualidade de vida, para a saúde e até para os relacionamentos. Se necessário, utilize dois aparelhos para conseguir se desligar do trabalho após o expediente — ou evite levar o celular quando não for urgente. Lembre-se que existe uma diferença entre dedicação à profissão e compulsão.

O comprometimento gera uma relação que pode ser controlada. Da mesma forma que você faz a gestão da empresa, leve esses conhecimentos para a própria vida. Dedique-se a cuidar de si e dos seus familiares. Além disso, esses momentos de prazer aumentam a sua disposição para continuar cuidando dos negócios.

 

Preparado para melhorar a qualidade de vida e saúde com as dicas apresentadas neste post?

Aproveite para conhecer e seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Tenha acesso a outros conteúdos relacionados com o bem-estar de toda a sua família.

2 comentários

O que você achou dessa matéria?