Qualidade de vida

Dicas para receber um chef em casa e surpreender os amigos!

Você tem um evento especial na sua agenda e está pensando em comemorá-lo entre amigos? Nesse caso, é normal termos a ideia de reservar uma mesa em um restaurante sofisticado, não é mesmo?

Mas ao contrário dessa prática, muitas pessoas estão investindo na ideia do chef em casa — quando o profissional da área da gastronomia vai até a sua residência para preparar refeições incríveis e servir os seus convidados. Muito comum em outros países, como os Estados Unidos, essa ideia está se tornando conhecida nas grandes capitais brasileiras. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você ficará por dentro de todos os detalhes — além de receber dicas para contratar o melhor serviço. Confira!

Conheça melhor o serviço de chef em casa

Você adora experimentar novos pratos harmonizados com bons vinhos ou cervejas artesanais? Então, talvez você se apaixone pelo serviço de chef em casa. Quem cozinha sabe que essa tarefa pode ser muito complicada. Isso porque, para que tudo saia perfeito, é preciso criar uma lista de compras, ir ao supermercado, inovar na receita, fazer o preparo correto dos alimentos e, por fim, limpar toda a bagunça.

Você se identificou com todas essas etapas? Pensando nessas dificuldades, muitos profissionais da área de gastronomia decidiram atender ao público de um jeito diferente. Basicamente, o conceito consiste na contratação dos serviços de um chef a domicílio para ter toda a comodidade possível na hora de receber os convidados.

Logo na contratação, o personal chef — como também é chamado — faz uma entrevista com o cliente. Essa etapa tem a finalidade de conhecer a fundo as preferências dos convidados e, inclusive, identificar qualquer tipo de restrição alimentar, como é o caso de vegetarianos ou intolerantes à lactose. Com isso, o profissional terá toda a base para criar um cardápio completo, incluindo entrada, prato principal e, em alguns casos, sobremesa.

As principais vantagens do serviço são:

  • praticidade: o profissional será responsável por todas as etapas da preparação do cardápio, desde a ida ao supermercado à limpeza da cozinha;

  • serviço personalizado: você e os seus convidados terão a oportunidade de experimentar pratos incríveis, feitos especialmente para a ocasião;

  • intimista: em geral, o personal chef cozinha para grupos pequenos, de até 20 pessoas;

  • experiência: você e seus convidados desfrutarão de uma experiência gastronômica desenvolvida exclusivamente para vocês;

  • planejamento: todos os pratos são acordados e planejados com dias de antecedência. Você não precisará se preocupar com surpresas desagradáveis;

  • acesso livre: a casa é sua e, por isso, em qualquer momento que considerar necessário, há a possibilidade de conversar com o chef e tirar dúvidas;

  • pagamento: todo o valor do serviço é pago antes do evento. A boa notícia, é que não há taxas, como é cobrado nos restaurantes;

  • conforto: esqueça o transtorno de enfrentar longas filas de espera na porta de um restaurante. Nessa modalidade, todo o atendimento será prestado no conforto do seu lar.

Gostou da ideia e gostaria de levá-la para outros momentos da sua rotina? Saiba que isso é possível! Alguns profissionais estendem o serviço para a alimentação diária de cada cliente. Assim, após um dia cansativo de trabalho, você não precisa se preocupar em preparar o jantar da família, por exemplo. Outro ponto interessante é que alguns profissionais realizam workshops e cursos, em que ensinam a preparar deliciosas receitas.

Para contratar o profissional certo, faça uma breve pesquisa. Entre em contato com conhecidos que já tiveram essa experiência e procure por recomendações na internet e nas redes sociais. Durante o primeiro contato, pergunte sobre a carreira do chef, bem como as suas especialidades. E, claro, é importante que a conversa flua de maneira agradável — afinal, o profissional vai passar algumas horas na sua casa.

Saiba como se preparar para recebê-lo

Após escolher o melhor profissional para o seu evento, que tal seguir algumas dicas e garantir que todo o ambiente esteja preparado para receber o personal chef em casa? Os pontos mais importantes são:

Estrutura da cozinha

Sem dúvidas, esse é o fator principal. Para que tudo saia como o planejado, você deverá garantir uma boa estrutura da cozinha, permitindo que o profissional trabalhe sem preocupações. Inclusive, esses detalhes são imprescindíveis para que o cardápio seja preparado da melhor maneira e fique pronto no momento certo. Para isso, é preciso que os móveis estejam bem-dispostos no ambiente. Evite acúmulos de objetos e deixe o espaço funcional. 

Invista em bons equipamentos

Além da estrutura da cozinha, é essencial disponibilizar bons equipamentos ao cozinheiro. Certifique-se de que está tudo certo com o seu fogão, geladeira, freezer, forno, micro-ondas, liquidificador, mixer e outros itens que podem ser solicitados pelo profissional. Jamais ofereça equipamentos antigos ou que não estão em bom estado.

Além dos eletrodomésticos, verifique se você possui alguns itens básicos e em quantidade suficiente, como panelas, pratos, faqueiros, talheres, tábuas de corte, ralador, saca-rolhas, tigelas, peneiras e assadeiras.

Cheque os ingredientes

Por último, não deixe de conferir se todos os ingredientes foram comprados e estão disponíveis para o preparo. Esse é um detalhe que você deverá decidir junto ao chef. Alguns profissionais levam os ingredientes somente no dia do evento; outros preferem armazenar os itens na cozinha do cliente.

Com a ajuda do cozinheiro, faça um check-list para que nada falte na hora do preparo. Lembre-se de que a sobremesa pode ser cobrada à parte, assim como as bebidas consumidas. Portanto, caso seja da sua responsabilidade, não deixe de escolher os produtos com antecedência.

Aprenda a definir o menu

O cardápio é a parte mais importante da festa. Por isso, você deverá ter um cuidado especial na escolha dos pratos. Como mencionamos, essa decisão pode, muitas vezes, partir do próprio personal chef. Contudo, há a possibilidade de o próprio cliente estipular quais refeições deseja servir. Mas afinal, como fazer uma escolha certa, que seja deliciosa e agrade a todos?

Clima

A sua recepção acontecerá durante o dia no verão? Nada mais justo do que priorizar pratos leves e que causem a sensação de frescor e bem-estar nos convidados. Saladas, peixes e frutos do mar são algumas sugestões. Já para dias mais frios, as carnes vermelhas, caldos e massas se encaixam muito bem.

Restrições

Não é raro encontrarmos pessoas com restrições alimentares, como os intolerantes à lactose ou gluten. Por isso, converse com os seus convidados e procure saber se há algum amigo vegetariano ou alérgico a determinados ingredientes.

Tipo de evento

O formato da sua recepção também conta muito. Para um evento mais descontraído, petiscos e comidas leves são uma boa pedida. Já em uma recepção mais formal apenas para os amigos mais íntimos, como um pedido de noivado, é interessante servir pratos mais elaborados.

Gostou de conhecer melhor sobre o serviço do chef em casa? Sem dúvidas, é uma excelente ideia para receber quem você mais gosta! Para deixar o ambiente impecável, veja também alguns modelos incríveis de cozinhas compactas para se inspirar!

O que você achou dessa matéria?