Arquitetura e Design Qualidade de vida

Compre o sofá certo para sua casa com estas 20 dicas

Sofá, um dos itens de mobiliário mais usados de sua casa!

Está passando por esse dilema? Quer comprar um sofá, ou trocar o seu por um novo?

O sofá é um dos móveis que mais se destaca no ambiente e, por isso, uma das principais peças de decoração a serem escolhidas.

A tarefa é complicada: ele tem que ser confortável, bonito, caber no espaço e, mais que isso: se adequar à decoração do ambiente!

Se você quer saber como escolher o sofá ideal para sua sala, seja de estar, TV ou outro cômodo de sua casa, responda a estas perguntas e defina as características ideias de seu sofá.

7 perguntas para ajudar você a comprar o sofá perfeito

Para cada pergunta você vai definir características como tamanho, cor, tipo de tecido e estilo, entre outras.

No final, o quadro estará bem mais claro para você se decidir e escolher com muito mais facilidade.

1- Qual o ambiente?

Um sofá para um salão de jogos, sala de TV ou mesmo aquela varanda gostosa de um sítio, terá características bem diferentes de um sofá para sua sala de estar.

Portanto, para os ambientes mais descontraídos, sofás coloridos e confortáveis, com almofadas fofas e grandes, podem ser uma excelente escolha.

Já se o ambiente é mais formal, talvez seja necessário pensar em algo mais tradicional, com formas mais clássicas, como neste caso:

2- Qual o estilo de decoração?

Se você vai começar do zero, ok! Terá mais liberdade de escolha. Mas se vai trocar de sofá e não pretende renovar o resto do ambiente, é muito importante concentrar sua atenção em sofás que se harmonizem com o resto do mobiliário.

3- Quem vai usar?

O sofá da sala de estar de um casal sem filhos pode ter aquela cor clarinha, um tecido natural, como linho, almofadas não muito moles e focar no design.

Já uma casa com crianças e adolescentes talvez deva pensar em cores escuras para esconder manchas, tecidos mais resistentes, como couro ou couro vegetal, ou, pelo menos, tecidos fáceis de lavar e impermeabilizados.

Resistência é outro ponto importante para quem tem muitos jovens me casa: prefira sofás robustos.

Neste ambiente, o colorido e a resistência se combinam, proporcionando uma sala aconchegante e cheia de estilo:

4- Você tem animais de estimação?

Cães, gatos e até chinchilas e outros bichos. Ou mesmo aves, se ficam soltas.

Gastar uma quantia considerável no sofá de seus sonhos para ver seu gato afiar as garras nele pode ser bastante desagradável.

Leve isso em consideração na hora de escolher cores, tecidos e ar esistência de seu sofá.

5- Qual o espaço reservado para o sofá?

Trena na mão, meça o espaço cuidadosamente! Ir a uma loja e confiar em seu “olho clínico” para adivinhar se o sofá vai caber no ambiente desejado é bem arriscado!

Portanto, se for trocar de sofá, meça o antigo, mas não deixe de medir também o espaço. Não se esqueça de detalhes como a profundidade, largura e comprimento.

Além disso, se tiver mesinhas laterais, meça também sua altura, para evitar que os braços do sofá fiquem muito altos ou muito baixos em relação a elas.

Por fim, um detalhe importante que muitos esquecem: meça a largura da porta e o tamanho do elevador. Já pensou descobrir que seu sofá não passa na porta ou que terá que mandar içá-lo até seu apartamento porque não cabe no elevador?

6- Que cores combinam ou você já tem uma mente?

Falamos em cores escuras para quem tem crianças e coloridas para uma sala de jogos.

Mas e em uma sala de jogos usada por crianças? Pois é: essas perguntas ajudam a direcionar suas escolhas, mas dilemas sempre acontecem!

Se a decoração é do zero, deixe sua criatividade fluir e escolha as cores que sempre quis ter em sua casa. Caso contrário, não deixe de analisar as possíveis combinações.

Este ano, algumas cores estão na moda, por exemplo o violeta e tons naturais, como terra, tijolo e verde escuro. Mas você está livre para escolher o que preferir.

Repare como os tons de azul, cinza e pretos se complementam, neste ambiente:

7- Seu foco é beleza ou conforto?

Por fim, decida: beleza ou conforto?

É claro que existem aqueles sofás que combinam as duas coisas, principalmente móveis de design, assinados por grandes arquitetos, mas se houver um “limite de verba”, decida este detalhe antes de sair em busca do sofá dos seus sonhos!

Repare no contraste entre o sofá e a poltrona: ambos lindos, mas qual será o mais confortável?

Depois de responder a estas 7 perguntas, você terá muito mais foco para escolher aquele sofá que vai ficar perfeito em sua sala.

Essas dicas para não errar na hora de comprar sofá foram criadas pela equipe Viva Decora.

O que você achou dessa matéria?