Qualidade de vida

Você está pronto para a vida em condomínio?

A busca pelo local de moradia perfeito é dividida em diversas etapas: definição do melhor tipo de imóvel, avaliação das principais modalidades de aquisição, pesquisa para a escolha da construtora de apartamento ideal, entre outras ações.

Ainda assim, muita gente se esquece de fazer alguns questionamentos básicos, e essenciais para uma decisão certeira. Um dos mais importantes diz respeito ao preparo da família para a vida em condomínio. E você? Será que está pronto para essa nova experiência? Acompanhe as informações deste post e tire suas conclusões!

O que você espera da criação da sua família?

A formação de uma família traz diversas mudanças à vida de qualquer casal. Com a chegada do primeiro filho, é comum que os pais comecem a se preocupar com a qualidade da criação e com os valores que serão passados para a criança.

Por ser o principal ponto de convivência familiar, o local de moradia também entra nas prioridades de quem está iniciando essa nova fase. O lar deve trazer ambientes seguros, agradáveis e confortáveis para garantir o bem-estar dos pequenos.

Os edifícios condominiais são apontados como bons locais para criar os filhos. Além de praticidade para o morador fazer tudo a um passo de casa, esses empreendimentos também estimulam a interação entre grupos distintos.

Quem educa uma criança sabe o quanto é importante a oportunidade de socializar com outras pessoas, adaptar-se a novas situações e, ainda, respeitar realidades que são bem diferentes daquela que é vivida em casa.

A vida em condomínio propicia a formação de novas amizades, tanto para os adultos quanto para as crianças. E quanto mais pessoas queridas puderem participar do dia a dia dos moradores, mais leve e prazerosa será a rotina de cada um.

Ao buscar mais qualidade de vida para sua família, considere a possibilidade de morar em um condomínio. Nesse espaço, todos poderão cultivar valores especiais — como empatia, tolerância, honestidade, colaboração, humildade e respeito.

Qual a sua ideia de lazer?

O lazer é fundamental na rotina de qualquer um, pois poder aproveitar momentos de diversão em família melhora — e muito! — a qualidade de vida e a saúde. No entanto, todos temos ideias distintas sobre o que é lazer e, a partir disso, desenvolvemos preferências por determinadas atividades.

Felizmente, muitos condomínios contam com espaços variados para agradar a diferentes perfis de moradores. Confira, abaixo, as principais opções encontradas em empreendimentos residenciais e veja se alguma delas atende suas necessidades:

Academia

Alguns edifícios são equipados com salas específicas para atividades de ginástica e exercícios de musculação. Para isso, os ambientes costumam trazer todos os aparelhos e equipamentos que uma academia tradicional possui.

Em tempos corridos — e marcados por rotinas cada vez mais sedentárias —, ter um local próprio para a prática física é um diferencial e tanto. E quando a academia está localizada dentro do condomínio, existem duas grandes vantagens: economia e praticidade.

Economia porque, normalmente, você não precisar pagar o valor cobrado em um estabelecimento comum — os condôminos costumam dividir os custos se um professor for contratado. Já a praticidade está no acesso rápido ao local — sem precisar sair de casa.

Piscina

Geralmente usada em dias mais quentes, a piscina é um ótimo local para se refrescar ou praticar natação e hidroginástica. A grande vantagem dessa opção de lazer está na sua capacidade de agradar a diferentes públicos — que inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além disso, muitos condomínios também trazem espaços de sauna próximos à área da piscina. Esse ambiente é ideal para quem não abre mão de um cantinho relaxante para descansar após um dia cansativo de trabalho.

Playground

Equipado com balanços, escorregadores, casinhas e outros brinquedos, o playground é um dos espaços mais adorados pelo público infantil. São muitas as vantagens de tê-lo em um condomínio, afinal, é um projeto voltado para o lazer dos pequenos.

Se o edifício não tem proximidade com boas praças e parques, o playground dá conta de atender a demanda dos moradores. Para os pais, isso evita a necessidade de fazer realizar deslocamentos até um local público ou estabelecimento específico.

Além disso, o playground de condomínio fica protegido por muros ou cercas, garantindo a segurança dos pequenos. A estrutura fechada também contribui para a supervisão das crianças pelos adultos.

Brinquedoteca

Outro espaço voltado para as crianças, a brinquedoteca é perfeita para dias mais frios ou com chuva, quando os pequenos não têm onde brincar e ficam entediados dentro de casa. Esse cantinho especial pode aparecer em muitos condomínios e ter grande variedade de brinquedos, jogos, materiais educativos, fantoches e livros.

Na brinquedoteca, as crianças podem brincar sossegadas e interagir com os coleguinhas. Esse contato próximo estimula a formação de amizades, proporciona novas descobertas e contribui para o desenvolvimento dos pequenos.

Para os pais, a vantagem está na organização. Afinal, com um espaço próprio para se divertir, a criança não precisa concentrar todos os seus brinquedos em um único cômodo ou experimentar diferentes atividades em uma área limitada da residência.

Salão coberto

É uma área presente em boa parte dos edifícios e, normalmente, é frequentada durante as atividades de confraternização entre moradores, festas de amigos e familiares ou até eventos corporativos.

Cabe destacar que as regras para uso e aproveitamento do salão coberto variam de um condomínio para outro. Sendo assim, é importante se informar antes de planejar qualquer atividade no local.

Ao contrário de muitas áreas de lazer, o salão tem o benefício de poder ser acessado a qualquer momento do dia, independentemente das condições do tempo.

Espaço gourmet

Muitas pessoas sentem falta de uma área específica para receber amigos durante os feriados ou finais de semana. E é para atender essa necessidade que muitos condomínios oferecem o espaço gourmet.

O local é completo: vem equipado com banheiro, espaço para mesas e cadeiras, fogão, churrasqueira, pia e todos os utensílios que costumam ser usados em festas com almoços e jantares. Alguns projetos são integrados a quiosques, e estes podem ser aproveitados no momento das refeições.

Sala de jogos

Salas com equipamentos para jogos parecem ser cada vez mais comuns em edifícios residenciais. O local pode contar com mesa de bilhar, jogos de tabuleiro e carteado, tênis de mesa e outros.

As salas são compartilhadas entre os moradores e, por isso, costumam ser administradas ou vigiadas por funcionários do condomínio. A presença de um responsável também garante que as regras de jogo para cada faixa etária sejam cumpridas.

Jardim e áreas verdes

Nas grandes cidades, muitos prédios carecem de espaços com áreas verdes. A boa notícia é que alguns empreendimentos, hoje, vão contra essa condição, fornecendo espaços arborizados e jardins bem cuidados.

Um condomínio com canteiros e áreas plantadas é um excelente local de moradia para famílias que querem ter contato com a natureza sem sair de casa. A presença de espécies de grande porte também é interessante para garantir sombra e uma área de convivência mais agradável aos moradores.

Quadra poliesportiva

A quadra poliesportiva é outra área de lazer muito utilizada em condomínios. Além de exercícios de alongamento e caminhada, o espaço permite a prática de inúmeras modalidades esportivas, como vôlei, futsal, handebol, peteca e basquete.

A quadra pode ser aproveitada por pessoas de todas as idades, mas é um atrativo e tanto para os mais jovens. Com um diferencial desses no condomínio, a diversão é garantida para toda a família e também para os convidados nos dias de festa!

Viver em comunidade é para você?

Quem vive em uma residência unifamiliar sabe que simples muros são suficientes para limitar o contato com as pessoas que moram ao lado. Em um prédio composto por várias unidades de moradia, isso não é possível. Afinal, a configuração do empreendimento denota a convivência com várias outras famílias, dividindo espaços comuns.

Sabendo disso, qualquer um pode se perguntar: é possível se adaptar à vida em condomínio? Como resposta, poderíamos apenas dizer que sim. Porém, considerando que essa é uma decisão importante a ser tomada, trouxemos informações sobre esse modo de vida, para que você reflita se faz o seu estilo. Acompanhe:

Participação ativa

Condomínios são ambientes dinâmicos, diversificados, onde muita coisa acontece ao longo de um único dia. Por esse motivo, é normal surgir desentendimentos de tempos em tempos.

Isso não é nenhum problema quando os moradores se mantêm abertos ao diálogo, propondo soluções e apontando melhorias que beneficiam a todos. O que não pode acontecer é um grande grupo reclamando enquanto apenas algumas pessoas tentam resolver.

Quem mora em edifícios residenciais precisa estar disposto a participar das reuniões e assembleias marcadas, principalmente se você for o dono do imóvel. Esses encontros possibilitam a troca de ideias para definir toda a rotina interna.

Respeito às regras

Um condomínio funciona como uma pequena empresa e, portanto, tem suas próprias regras. E se você acha que normas internas são um exagero, saiba que, sem elas, ninguém teria condições de viver em um local tão diversificado.

Antes de se mudar, entenda que você terá prazos para o pagamento de taxas e horários específicos para usar os espaços. Lembre-se de que cada local tem suas particularidades e todos devem ficar atentos às normas internas.

Solução de conflitos

Todo morador de condomínio vai presenciar situações delicadas em algum momento. Como o edifício tem regras próprias — para controle de ruídos, horários de funcionamento do salão de festas e do playground etc —, tais problemas podem ser facilmente resolvidos. Mesmo assim, é preciso ter cautela na hora de fazer reclamações ao síndico ou ao administrador do condomínio.

Uma postura calma e uma conversa séria são essenciais para evitar maiores conflitos e brigas dentro do prédio. Ao tomar todos esses cuidados, você verá que não é tão difícil assim conviver em grupo.

Qual é o seu ideal de segurança?

Muitas pessoas passam o dia fora de casa, seja para trabalhar ou viajar em datas de férias e feriados. Por esse motivo, não abrem mão de um lar com infraestrutura completa de segurança.

A necessidade cada vez maior de proteger casas e apartamentos incentiva a procura por moradias em construções específicas. Além de privacidade, esse cuidado com a escolha também garante aos moradores noites mais sossegadas.

Os edifícios e condomínios fechados costumam ser os preferidos — porque contam com algumas soluções que aumentam a segurança. Veja abaixo quais são elas:

Normas internas

Como vimos no tópico acima, a vida em condomínio exige organização para que a convivência entre pessoas seja sempre harmoniosa. E essa postura também costuma ser mantida durante as discussões sobre normas de segurança do prédio, o que é uma vantagem para todas as famílias.

Os moradores devem colaborar com a proteção do patrimônio, vigiando o local e evitando ações irresponsáveis. Também podem estabelecer códigos de segurança com o porteiro, para que o funcionário saiba quando algo está errado.

Barreiras físicas

É essencial procurar um empreendimento que tenha a presença de muros ou circuito de cercas e vedação elétrica. As barreiras físicas são importantes para reforçar a segurança e garantir que a edificação fique livre do acesso de pessoas estranhas, independentemente do local em que estiver instalada.

Guaritas e acessos visíveis

Pontos visíveis sempre serão bem protegidos. Se você observar, verá que boa parte dos empreendimentos mantêm suas guaritas e acessos iluminados e livres de barreiras visuais. Essa estratégia facilita a vigilância do porteiro e permite que medidas de segurança sejam tomadas rapidamente em caso de necessidade.

Equipamentos de segurança

Existem aparelhos e equipamentos específicos para proteger o patrimônio — e bons empreendimentos combinam vários desses recursos, como:

  • câmeras de vigilância: transmitem imagens e sons para uma tela de controle, permitindo que o monitoramento seja feito 24 horas por dia;

  • alarmes sonoros: alguns condomínios contam, inclusive, com sistemas de alarme interligados com outros edifícios, o que permite um cuidado mútuo entre vizinhos;

  • interfones: apesar de ser um aparelho usado no dia a dia, o interfone também tem papel importante na segurança do condomínio. Por meio dele, o morador pode reconhecer suas visitas e avisar o porteiro sobre atividades suspeitas ocorridas no prédio.

Uma tendência recente da tecnologia em condomínios é a portaria remota. A solução combina diferentes ações para potencializar a segurança dentro e fora dos edifícios. Para implementá-la, os moradores precisam contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

A vantagem está justamente na possibilidade de delegar a responsabilidade pela proteção a terceiros. Nesse caso, todas as operações para controle e registro de acessos são feitas por um time de profissionais capacitados.

Dividindo os custos do serviço com os demais moradores, as famílias garantem uma solução eficiente e, ao mesmo tempo, econômica. Tudo isso sem se preocupar com qualquer processo de controle, apenas colaborando e cumprindo as regras definidas pelo condomínio.

Durante a pesquisa por imóveis, valorize os empreendimentos seguros. Só assim você terá a garantia de noites tranquilas e de um sono de qualidade.

O que você espera da moradia ideal?

As características do imóvel e de seu entorno determinam a escolha da moradia ideal. É por isso que toda família deve avaliar diferentes opções do mercado até encontrar um empreendimento que atenda às exigências de todos.

Certifique-se de que as propostas apresentadas se encaixam nos seus objetivos. Para ajudá-lo nas avaliações, listamos, abaixo, os aspectos mais valorizados por quem procura investir em um imóvel de qualidade:

Localização privilegiada

Bairros importantes, regiões seguras, pontos de fácil acesso e terrenos próximos do centro da cidade são opções que representam uma localização privilegiada. É comum que imóveis construídos nesses locais sejam mais valorizados ao longo do tempo.

Para o proprietário, a vantagem vai além da possibilidade de venda do imóvel com um preço atrativo. Afinal, um edifício bem localizado permite acesso fácil aos principais espaços públicos e estabelecimentos da cidade.

Proximidade com comércio e serviços

Quem não deseja uma residência próxima dos principais tipos de comércio e serviços? Para encontrar mercados, padarias, hospitais, creches e escolas, muitas famílias optam por residências em bairros que oferecem todas essas facilidades.

Felizmente, existem diversos loteamentos planejados que contam com todo o suporte oferecido nas áreas mais urbanizadas. Inclusive, muitas das regiões que circundam os novos empreendimentos apresentam um rápido crescimento.

Se isso é uma preocupação para você, não deixe de fazer uma visita até o local para conferir a proximidade do imóvel com diferentes serviços e comércio.

Estrutura completa e de qualidade

A residência perfeita combina áreas privativas com áreas de uso comum. Mas e quem opta pela moradia em apartamentos ou condomínios fechados? Como fica a distribuição dos espaços?

Nesse caso, a saída é buscar por edifícios completos, que se caracterizam pela grande variedade de áreas de lazer e soluções inteligentes para a segurança e o controle de acesso no condomínio. Além disso, imóveis de alto padrão contam com áreas privativas nos apartamentos, como espaços gourmet e varandas.

Ótimo padrão de acabamento

Outro ponto avaliado por quem procura o lar ideal é a qualidade do acabamento do imóvel. A utilização de um material de primeira linha não só traz mais beleza ao espaço, como também garante a segurança dos usuários.

E você deve avaliar os mínimos detalhes. Se o objetivo é adquirir uma unidade residencial na planta, a família pode avaliar o portfólio da construtora para ter uma noção do padrão de acabamento utilizado em empreendimentos semelhantes.

O futuro comprador deve conferir a condição das instalações elétricas, dos equipamentos hidrossanitários, das esquadrias e dos revestimentos. Também vale observar se houve um cuidado na execução das áreas externas e de uso comum.

Possibilidade de personalização

Todo mundo busca um lar que tem a ver com seu estilo e que reflita suas preferências — e as de toda a família. Uma boa saída para quem quer definir os detalhes do local de moradia é optar pela compra do apartamento na planta.

Hoje, muitas construtoras permitem que o comprador personalize o apartamento, seja fazendo a escolha dos acabamentos ou modificando a planta e o layout. O tipo de alteração permitido depende de cada empreendimento. Portanto, vale se informar com antecedência.

A grande vantagem de personalizar o imóvel em fase de construção está na comodidade de receber o apartamento pronto para morar. Além de contar com a garantia de qualidade da construtora, o consumidor não precisa fazer reformas para deixar o ambiente do jeito que sempre sonhou.

Você está pronto para a vida em condomínio?

Se você chegou até aqui, provavelmente, refletiu muito sobre a possibilidade de viver em condomínio. Mas você ainda não sabe se essa é a melhor opção para morar com a família?

Enquanto não toma uma decisão, aproveite para relembrar as vantagens desse tipo de moradia:

  • um condomínio oferece um espaço único, confortável e personalizado. São diversas opções, com condições para todos os perfis e estilos;

  • edifícios condominiais são projetados para atender a todas as necessidades dos moradores. Cada detalhe é pensado para agradar e valorizar ainda mais o patrimônio;

  • a vida em condomínio proporciona mais segurança do que os espaços presentes em residências comuns;

  • o condomínio garante um convívio mais próximo com a comunidade, facilitando a interação entre moradores;

  • quem mora em condomínio desfruta de maior variedade de lazer, sem custos adicionais e sem sair de casa.

Escolha o melhor empreendimento

Após conhecer os benefícios da vida em condomínio, você já tem bons motivos para procurar o empreendimento ideal. Com tantas opções no mercado, não hesite em fazer uma pesquisa aprofundada sobre o histórico das construtoras.

Empresas idôneas e comprometidas com a qualidade contam com fornecedores de primeira linha para a construção de seus empreendimentos. O resultado desse cuidado se traduz em ambientes bem decorados, confortáveis e trabalhados com os melhores produtos e materiais.

Se tomar cuidado com a escolha da empresa, você poderá seguir para a etapa mais aguardada: escolher o novo endereço da família. Nesse momento, dê prioridade a empreendimentos com localização privilegiada e que apresentam alguns dos diferenciais vistos ao longo deste post.

Se for preciso, visite as unidades da construtora para avaliar a qualidade dos projetos, pois o resultado será determinante para a valorização futura do imóvel e para o conforto de sua família. É possível, ainda, fazer uma simulação de financiamento. Aproveite a ferramenta para testar possibilidades e encontrar a proposta mais vantajosa.

Agora que você sabe tudo sobre a vida em condomínio, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades do blog.

 

O que você achou dessa matéria?