fbpx
LIFESTYLE

4 dicas para ter uma casa mais sustentável

08/07/2020

Tendência na maior parte das casas europeias e asiáticas, as práticas sustentáveis têm se popularizado em boa parte dos lares do mundo por meio da conscientização. O menor impacto ambiental que visa o bem-estar para gerações futuras é o ponto de partida para esse pensamento.

Embora muita gente pense que implantar essas práticas seja algo caro ou complicado, a maior parte das medidas são tão fáceis quanto conseguir um financiamento imobiliário e, além de ajudar o meio ambiente, aumentam a sua qualidade de vida. Veja algumas delas:

  1. Abra mão de descartáveis sempre que possível

O primeiro passo para uma vida mais sustentável, é sem dúvida, a conscientização quanto a quantidade de lixo que é gerado em casa. Muitas pessoas adotam a utilização de materiais como as “sacolinhas”  de supermercado, talheres descartáveis, embalagens de plástico e outros itens por sua praticidade, mas talvez não saibam que tais embalagens não entram em decomposição até atingirem a idade de 200 anos.

Uma forma de diminuir o consumo de embalagens, utensílios e outros itens descartáveis é apostando em artigos feitos de materiais biodegradáveis. E no lugar das tradicionais sacolas de supermercado, que tal levar uma opção reutilizável toda vez que fizer suas compras?!

  1. Separe o lixo reciclável do orgânico

São inúmeros os bons motivos para ter esse cuidado em sua casa. Com a medida, você diminui o impacto ambiental e o custo de produção de tudo que consome. Além disso, alivia o volume de lixo que chega em aterros sanitários e facilita a vida de todo mundo que irá lidar com o seu lixo, já que em algumas localidades a separação desses materiais é feita manualmente, por esses profissionais.

Para adotar a medida é fácil! Compre uma lixeira adicional, posicione-a ao lado do seu lixo convencional e passe a depositar somente materiais recicláveis na sua nova lixeira, como plásticos, vidros, papéis e metais. Em algumas cidades, os sacos pretos servem para o lixo orgânico e os azuis, para materiais recicláveis. Informe-se e coloque a sua coleta seletiva em prática!

  1. Diminua diariamente o consumo de energia

Indicados pelo “selo Procel”, alguns eletrônicos e eletrodomésticos disponíveis no mercado levam essa etiqueta por apresentarem uma eficiência energética aprimorada em relação a outros produtos da mesma categoria, garantindo uma redução de até 70% no consumo de energia.

Mais uma saída ecológica para a sua casa é a otimização de artigos como máquina de lavar e lava-louças – utilizando-as somente em sua capacidade total – podem trazer economia de água todos os meses. Além disso, você pode reutilizar a água da máquina de lavar para higienizar panos de chão, lavar varandas, entre outros.

  1. Espalhe plantas pela casa

Plantas como jiboias, samambaias, begônias, antúrios, violetas e espadas-de-são-jorge são espécies fáceis de cuidar e não só trazem beleza para a sua casa como também purificam o ar por meio da fotossíntese e liberam oxigênio, mantendo seus cômodos em uma temperatura mais amena.

Para concluir, invista em soluções que se transformarão em economia para o seu bolso e em impacto positivo para o meio ambiente. Lembre-se que a sustentabilidade começa na conscientização antes de se transformar em prática. Então, procure primeiro refletir sobre o impacto que você tem no mundo, para então adotar medidas sustentáveis no seu dia a dia!

 

 

Você também pode gostar