fbpx

5 ideias em design de interiores que valorizam a iluminação natural

Investir no design de interiores é uma maneira de agregar valor para sua casa, já que você terá um ambiente totalmente personalizado, funcional e sofisticado. 

Muito além da decoração, é possível planejar todos os detalhes do cômodo, incluindo as questões de iluminação. Assim, você poderá aproveitar ao máximo a luz natural do sol e controlar a intensidade, de acordo com a sua preferência.

No artigo de hoje, você vai conhecer cinco ideias em design de interiores que valorizam a iluminação natural, tornando o seu espaço muito mais amplo, clean e agradável!

1 – Janelas amplas

Deixar que os raios de sol invadam os ambientes é uma forma de renovar as energias dentro da sua casa. Por isso, as janelas são grandes aliadas dos projetos de design de interiores que privilegiam a iluminação natural.

A dica é optar por janelas mais amplas, ao invés das tradicionais. Dessa forma, é possível aumentar o espaço de iluminação, tornando o ambiente muito mais claro e confortável.

Uma dica é optar por janelas inteiras de vidro, dispensando o estilo veneziana. Para controlar a entrada de luz, você pode instalar cortinas. Além de tornar o ambiente mais sofisticado, você despertará a sensação de aconchego.

Se a sua casa tiver um cômodo muito escuro dá até para instalar uma janela no teto. Claro que, neste caso, o tamanho pode ser menor, visto que a intenção é proporcionar mais luminosidade dentro do ambiente.

2 – Use coberturas transparentes ou de vidro

Além das próprias janelas, outra maneira de aproveitar ao máximo a luz natural é com a instalação de coberturas transparentes na sua casa. Assim, ao invés dos tradicionais tetos, você terá uma visão limpa do céu – o que é algo realmente mágico.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções, como a cobertura de policarbonato. Ela é muito usada em áreas gourmet, sacadas e ambientes externos, pois proporciona um visual diferenciado e moderno.

Importante ressaltar que o policarbonato é um material de grande durabilidade, com resistência às intempéries e variações climáticas. Entre outras vantagens da cobertura, destacam-se:

  • Facilidade de instalação;
  • Praticidade de limpeza;
  • Excelente custo-benefício;
  • Opção de cobertura retrátil.

Outra alternativa é a cobertura em vidro. Esse modelo combina muito bem com espaços menores e pode compor um fechamento de sacada, por exemplo.

3 – Coluna de luz ou jardim de inverno

Uma excelente solução para aproveitar mais a luz natural é fazer um jardim de inverno.

Esses jardins funcionam como verdadeiras caixas de luz, com paredes de vidro que permitem a entrada dos raios de sol, a partir de uma janela no teto.

Os jardins de inverno são uma alternativa para quem tem moradias que não permitem a construção de janelas para o exterior, pois a casa é muito próxima da residência dos vizinhos.

Outra opção é a construção de uma coluna de luz. Aqui, é necessário realizar um planejamento prévio, pois você vai precisar de uma parede de empena aberta no topo. Por isso, é preciso fazer um projeto junto com engenheiros e arquitetos.

4 – Cercas e guarda-corpos de vidro

Para quem tem um espaço aberto, ou então mora em um apartamento com sacada, uma das melhores formas de aproveitar a luz natural é não fechar esses espaços com concreto ou tijolo, mas optar por materiais de vidro.

A cerca de vidro, por exemplo, é feita com material laminado ou temperado e com alta resistência às variações climáticas. Além disso, ela confere um ar de sofisticação e requinte ao ambiente. Por isso, a cerca também é usada em imóveis comerciais.

Para quem deseja ter ainda mais segurança em casa, principalmente quando se mora em apartamentos com filhos e pets, o fechamento da sacada é uma opção que deve ser considerada pela segurança da família.

Em conjunto, é possível aplicar um guarda corpo inox com vidro, para garantir a proteção.

5 – Ambientes integrados

Se você deseja aproveitar a iluminação natural, está na hora de deixar para trás os ambientes separados por paredes, com cozinhas fechadas e corredores compartimentados.

Isso porque os espaços pequenos, mesmo que tenham só uma janelinha, passam a sensação de serem mais escuros. Então o melhor a ser feito é dispensar as paredes e optar por ambientes amplos.

Um bom projeto de design de interiores vai te ajudar a otimizar os cômodos. Assim você vai encontrar uma solução para manter o espaço funcional e sem paredes.

Pronto para iluminar sua casa?

A luz natural traz muitas vantagens para a sua casa. Além de tornar o ambiente mais amplo, sofisticado e moderno, você ainda reduz o consumo de energia elétrica, colaborando com o meio ambiente.

Com as nossas dicas de hoje, você poderá planejar uma decoração diferenciada e ter ótimas ideias de design de interiores para valorizar a iluminação natural!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.