Seu Imóvel

5 dicas de acessibilidade para o seu apartamento

28/10/2019
acessibilidade para o seu apartamento

Promover a acessibilidade em um ambiente doméstico traz maior conforto e segurança para dentro de um apartamento. Por isso, essa é uma das primeiras preocupações que você deve ter ao mobiliar uma residência adaptada.

É muito comum encontrar condomínios que investem na melhoria dos seus imóveis, aplicando alguns dos principais itens desenvolvidos para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência.

Isso inclui não apenas disponibilizar rampas de acesso para a entrada no local, mas sim todo um conjunto de elementos que podem melhorar o acesso à grande parte dos locais públicos e privados.

Mas essas adaptações podem fazer parte também do ambiente doméstico e, por isso, é importante que você conheça 5 dicas de acessibilidade que podem ser fundamentais para o seu apartamento.

Acessibilidade no prédio

acessibilidade para o seu apartamento

A acessibilidade começa já na entrada do condomínio/edifício. Por isso, antes de realizar a compra de um apartamento, é preciso que você verifique se ele proporciona maneiras fáceis de locomoção para deficientes.

Além das rampas de entrada, é importante que o condomínio invista na aplicação de piso tátil dentro de todo o perímetro do local, que auxilia pessoas com deficiência visual a encontrar o caminho para elevadores e outras áreas de acesso comum.

Deslocamento entre andares

acessibilidade para o seu apartamento

Para que uma pessoa com deficiência possa andar tranquilamente dentro do condomínio, outro fator para facilitar o deslocamento entre andares é a disponibilidade de um elevador residencial para cadeirante.

Ele pode ser facilmente instalado em áreas que contenham escadas ou em espaços que contenham mais de um andar. Assim, o cadeirante se acomoda na plataforma e pode ser transportado para outros níveis mais confortavelmente.

Para os apartamentos duplex, por exemplo, essa adaptação pode ser feita para facilitar a locomoção dentro da residência, de modo que você pode acessar a parte superior ou inferior do local por meio do elevador residencial.

Estrutura interna e locomoção

acessibilidade para o seu apartamento

Dentro do apartamento, é preciso que você realize melhorias na estrutura, que podem fazer uma diferença bastante significativa no dia a dia.

Algumas delas são:

  • Eliminar os desníveis entre os cômodos;  
  • Considerar espaços amplos e minimalistas;
  • Fixar adesivos antiderrapantes no piso;
  • Adaptar portas para passagem de uma cadeira de rodas; 
  • Instalar barras de apoio no banheiro, etc.

Além disso, entre os maiores cuidados para deixar um imóvel mais acessível está a facilidade de locomoção, ou seja, de deixar uma área suficientemente espaçosa para que seja possível circular pelos cômodos sem nenhum tipo de dificuldade.

Nesse caso, certamente a melhor das opções é que você busque por uma fábrica de móveis planejados sp, onde seja possível encontrar soluções personalizadas, escolhendo o tamanho dos móveis utilizados em seu apartamento para que o espaço seja otimizado.

Com uma residência ampla, os movimentos necessários para circular podem ser feitos com facilidade, de modo que a rotina dentro do apartamento se torna mais confortável.

Facilitar a identificação

Para os deficientes visuais, uma das maiores dificuldades está em localizar parte dos objetos dentro da residência.

Por isso, uma boa alternativa para facilitar o cotidiano pode ser a fixação de placas em braille próximas de vários móveis, que podem ajudar na identificação de elementos que estão no local.

É muito comum que os condomínios invistam nessas placas para que o deslocamento nas áreas de uso comum seja feito com mais facilidade, identificando a entrada de alguns espaços, como o salão de festas e de outros ambientes. Há também etiquetas no painel de comando do elevador, que ajudam a identificar os diferentes botões.

Decoração interna e outros elementos

A decoração do seu apartamento pode ser feita normalmente, mas alguns cuidados devem ser priorizados para otimizar a locomoção pelos diferentes cômodos.

Para as áreas que possuem tapetes, uma boa alternativa pode ser fixá-los com o uso de fitas de velcro, que deixam o item preso na superfície e evitam acidentes.

Além disso, retirar alguns móveis como mesinhas de centro e outros tipos de objetos que possam atrapalhar o deslocamento é importante.

Como complemento auxiliar e decorativo, você pode distribuir alguns espelhos pelos cômodos da casa. Eles podem dar uma maior sensação de amplitude, compondo de maneira interessante o visual do cômodo, além de permitir uma maior visibilidade dentro do local.

Outro tipo de facilidade inclui fixar prateleiras e dispor alguns objetos em alturas mais baixas, que possam ser acessados de maneira rápida.

Com essas dicas, é possível melhorar a rotina dentro do seu apartamento, facilitando grande parte das tarefas diárias, além de promover muito mais conforto e espaço interno no local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar