fbpx
ART & DESIGN

Alegria à mesa de jantar: como criar a decoração perfeita para o momento de refeição.

22/07/2020

É impossível viver sem se alimentar bem; este é o combustível do nosso corpo. E por saber da importância disso é que aprimoramos as receitas e tornamos este ato de comer algo muito especial. 

Dá para dizer que os momentos mais felizes de nossas vidas envolvem comida – aniversários, casamentos e formaturas, por exemplo. E tal alegria precisa, de algum modo, ser traduzida na arrumação da mesa de jantar da casa. Saiba mais.

Patricia Aguiar & Gustavo Petinati

Formal e informal? Como arrumar a mesa de jantar?

Tem gente que não se importa de fazer as refeições em uma bandeja qualquer, sentado no sofá em frente à TV. 

Mas uma família torna-se mais disciplinada e unida se souber sentar à mesa e repartir o alimento. E este momento também apresenta outras vantagens, como criar a oportunidade das pessoas conversarem e trocarem informações sobre o seu dia-a-dia.

E nem precisa de muito para arrumar uma mesa de refeições. Primeiro é preciso proteger a base do calor e dos respingos de gordura com uma toalha grossa ou um jogo americano mais suportes. Por fim, dispor sobre isto todos os pratos, talheres, copos, panelas e travessas. E, então, todos podem se servir e comer.

Oscar Mikail e Katia Perrone

MAV ARQUITETURA

Agora, uma mesa mais bem produzida conta com mais detalhes e até certo rigor na organização dos elementos. Os pratos, mesmo a mesa estando coberta com toalha, devem ficar sobre um requintado sousplat. 

Os talheres devem ser metálicos e as taças de cristal. Garfos de mesa e de mesa à esquerda; faca de mesa e de peixe, mais colher de sopa à direita; e faca, garfo e colher de sobremesa em frente.

AH.SIM e e Ana Yoshida

Outras coisas que são levadas a sério, neste caso, é a localização das taças – frente e à direita. Também o marcador de lugar – como uma pequena plaquinha customizada nas cores e em tipologia remetendo ao estilo da decoração. 

O centro de mesa, a dobradura do guardanapo – que é de pano e geralmente amarrado por um laço metálico – e até mesmo o formato das travessas – na maioria em cerâmica e prata.

Daiana Capuci

Léo Shehtman

Toques especiais na mesa de jantar

É possível criar uma decoração bem elaborada para a mesa de jantar da nossa casa. Assim, uma produção mais simplificada, para o dia-a-dia, ou incrementada, para os momentos especiais. 

Em ambas as situações, o centro de mesa pode ser o toque ornamental mais importante. E o mesmo pode ser composto de uma guirlanda de mesa com velas, ou um arranjo com buxinhos e flores, ou mesmo umas frutas.

Joel Caetano Paes

Renata Matos

Já que o centro da mesa é ocupado por estes elementos, então todas as travessas com os alimentos devem ser deixadas para serem dispostas sobre um balcão buffet próximo. 

Os tons destes itens ornamentais precisam combinar com a toalha da mesa, a borda dos pratos e/ou com os guardanapos. E este mesmo conceito ser levado para a arrumação dos pratos das refeições na outra bancada – como um cenário único.

É legal tentar brincar com as alternativas. O próprio centro de mesa já pode ser comestível, servindo também de aperitivo. E todos os pratos que serão utilizados durante as várias etapas da refeição devem ficar empilhados num primeiro momento, um sobre o outro, do maior ao menor. 

Então, é interessante usar peças com bordas e cores diferentes, para criar certo movimento para a decoração.

Ana Luisa Previde

Mesa decorada para festas em casa

Como dissemos lá no início do texto, muitos eventos importantes da nossa vida envolvem comida; e vários deles podem ser comemorados em casa mesmo, com a família. 

Então, nestas ocasiões, a mesa de jantar deve receber uma decoração ainda mais incrementada. E, sendo assim, inevitavelmente, acabam virando o ponto focal principal da festa – é o caso da mesa da ceia de Natal, por exemplo.

Para estes casos, é fundamental estudar o tema da festa e todos os elementos que podem remeter a isto e o que poderia ser transformado em decoração. Uma mesa de jantar em comemoração pode ter enfeites de mesa ainda mais altos e lúdicos – eles só não podem comprometer a higiene do local.

No mais, é interessante criar um pano de fundo para esta mesa, talvez um painel com um arco de flores, balões e outros elementos. Seja criativo: a imaginação não tem limites!

Revista Vivia Decora

Essas dicas de decoração para a mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment