Financiamento

Análise de crédito: como é feita e o que fazer para ser aprovado?

02/01/2020
Análise de crédito

A aquisição de crédito é um passo importante no processo de compra de um imóvel. Naturalmente, as pessoas querem tomar as devidas precauções para que tudo saia bem. Afinal, a compra de um imóvel representa um investimento importante. Porém, você sabe exatamente como funciona a análise de crédito?

As dúvidas em torno desse assunto são bastante comuns. O que é, de fato, analisado? O que compromete a aprovação? É possível agilizar o processo? Criamos este artigo para esclarecer definitivamente essas questões. Confira!

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo realizado por uma instituição financeira para avaliar a viabilidade de fazer essa concessão a um cliente. No contexto imobiliário, isso significa verificar se o solicitante de crédito terá reais condições de quitar aquele valor. Consequentemente, o resultado da análise influencia a taxa de juros, a quantidade de parcelas no financiamento e o próprio valor liberado.

Para isso, são analisados fatores como:

  • dados cadastrais;
  • eventuais restrições de crédito;
  • perfil financeiro do cliente (ou da família);
  • renda;
  • dívidas.

Vale destacar que se trata de um processo fundamental para a manutenção das condições de crédito da instituição em questão e do próprio cliente. Afinal, não é interessante para nenhuma das partes que um negócio seja fechado na planta sem que o comprador seja posteriormente aprovado no financiamento imobiliário.

Logo, uma análise eficiente permite que a empresa mantenha níveis baixos de inadimplência e, com isso, possa oferecer condições cada vez melhores para seus clientes.

Como é feita a avaliação?

O processo ocorre em duas etapas. A primeira é a análise para a compra de um imóvel na planta. Ao receber um contato do cliente, a instituição discute com ele as possibilidades e encaminha o processo para os analistas de crédito, que solicitam alguns documentos do interessado (RG, CPF, comprovante de residência etc.) para fazer a avaliação.

A segunda análise é feita no momento do financiamento. É importante ter em mente que, no primeiro caso, a maioria das pessoas optará por pagar cerca de 25% do valor do imóvel e financiar o restante. Por isso, uma análise de crédito de qualidade leva em conta também a etapa que está por vir, a fim de evitar que o cliente some duas parcelas que, juntas, ele não será capaz de pagar.

Na Cyrela, a análise de crédito leva cerca de 1 hora para ser finalizada.

Como ter o crédito aprovado mais rapidamente?

Quando um crédito não é aprovado, as causas geralmente envolvem restrição de crédito. Tendo isso em mente, a dica essencial para evitar erros no financiamento e acelerar o processo é: entenda como tudo funciona. Para começar, vá com os documentos em mãos e defina exatamente aquilo que você quer. Além disso, ouça e analise bem as propostas do analista de crédito, pois ele está acostumado a lidar com esses casos e pode ajudar muito você.

Para evitar erros no financiamento imobiliário, por exemplo, uma análise responsável é aquela que estabelece o limite da parcela como 30% da renda do cliente. Ir além disso pode comprometer o orçamento.

Também forneça todas as informações solicitadas. Quanto mais detalhes o analista tiver em mãos, mais precisa será sua avaliação e mais rápida ela acontecerá. Por fim, aproveite o momento favorável do mercado imobiliário para conseguir uma boa proposta.

Colocando essas dicas em prática, a análise de crédito trabalhará a seu favor. Em pouco tempo, você pode realizar a tão sonhada compra do seu imóvel!

Se gostou do artigo, inscreva-se gratuitamente na newsletter e receba mais conteúdos de qualidade!

Você também pode gostar