Financiamento

3 vantagens ao antecipar as parcelas do seu financiamento imobiliário

24/12/2019
antecipar parcelas do financiamento

Antecipar parcelas do financiamento imobiliário pode gerar vantagens significativas, especialmente financeiras. Além de adiantar a quitação do seu imóvel, você poderá receber bons descontos, de modo a reduzir o montante pago por ele.

Para ajudar você a tomar essa decisão, separamos algumas das principais dúvidas que podem surgir na hora de adiantar valores do financiamento de um imóvel. Continue lendo e confira o que preparamos!

Afinal, existe um momento certo para antecipar parcelas?

De acordo com Letícia Leme, analista financeiro sênior da Cyrela, não existe um momento certo. “O ideal é que o quanto antes antecipar, melhor”, destaca ela. A razão para isso se encontra no período que terá de amortização nas parcelas.

A antecipação de parcelas é feita do fim para o início. Logo, quanto mais cedo adiantar o pagamento, mais meses de amortização o cliente terá. Por consequência, o desconto que receberá no final das contas será maior.

Quais são os cuidados ao antecipar parcelas?

De início, é importante fazer um bom planejamento financeiro a fim de conseguir o valor necessário para antecipar as parcelas sem comprometer a economia doméstica. Além disso, deve-se ter atenção ao solicitar o adiantamento das prestações devido ao tempo necessário, por parte da construtora, para providenciar esse processo.

“Na Cyrela, só conseguimos fazer os cálculos da antecipação dentro do mês por causa das atualizações monetárias. Então, caso o cliente queira antecipar com maior defasagem de valor, será preciso realizar a solicitação com maior antecedência”, explica Letícia.

Por exemplo, se no dia 10 você pedir o adiantamento de uma parcela que vence no mês seguinte, é possível que isso não seja feito porque a parcela já foi postada.

É necessário ter atenção ao prazo de pagamento da parcela e, a partir disso, pedir a antecipação o quanto antes, a fim de facilitar o adiantamento — isso se quiser usufruir dos descontos.

Na Cyrela, por exemplo, só é feita a antecipação de parcelas que tenham vencimento superior a 30 dias. “O cliente pode até fazer o pagamento com antecedência, mas não terá os benefícios que a antecipação concede para ele”, avisa a analista.

Antecipar parcelas do financiamento tem vantagens?

A antecipação de parcelas pode gerar muitos benefícios. Separamos os três principais abaixo. Confira!

1. Obter descontos nas parcelas

Com a antecipação, a construtora concede um abatimento sobre o saldo devedor. No entanto, é preciso pesquisar se ela possibilita esse adiantamento e se ele gera esse benefício.

Vale ressaltar que o desconto é uma liberalidade da construtora. “Na Cyrela, nós temos uma margem de 5% de desconto. Isso é calculado com a emissão do Habite-se ou com o vencimento da parcela, o que ocorrer antes”, explica a analista.

Há contratos que têm condições diferenciadas, mas isso dependerá da condição e do acordo feito. “Quando ocorre esse tipo de negociação diferenciada, existe uma ressalva no contrato informando que o cliente tem direito a uma determinada porcentagem no caso de uma antecipação”, menciona a analista.

2. Evitar correção monetária

Outra vantagem é evitar a correção monetária sobre o saldo do financiamento imobiliário, que ocorre todos os meses com a atualização do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) até a entrega do empreendimento.

“Quando o cliente faz a antecipação ou amortização, ele evita que os índices usados na parcela sejam atualizados até o vencimento original dela. Ele obtém uma economia não só do desconto efetivo, mas também das atualizações futuras”, ressalta Letícia.

3. Reduzir o número de parcelas e o tempo de pagamento

Uma vantagem importante é a redução no número de parcelas e do tempo que falta para pagar o imóvel. Dessa maneira, você pode quitar seu bem de forma mais rápida, reduzindo o período de comprometimento financeiro com essa obrigação.

“O adiantamento é vantajoso para ambas as partes, pois a construtora recebe esse recurso antecipadamente e o cliente evita um desembolso lá na frente, já que ele tem o recurso hoje”, argumenta Letícia.

Como antecipar parcelas de um financiamento?

É importante analisar o valor das parcelas e constituir uma reserva financeira, a fim de conseguir os recursos necessários para antecipar o financiamento imobiliário e evitar problemas. Além disso, é preciso verificar os procedimentos da construtora ou financiadora. Na Cyrela, por exemplo, o processo pode ser feito em meio virtual ou via contato telefônico.

Digamos que você adquiriu uma unidade. Você pagará por ela durante um período nas obras e, após concluída a construção, há mais uma parcela exclusiva, que é prevista para quando houver a entrega do empreendimento ou para um eventual financiamento bancário.

Sabendo disso, você precisa entrar em contato nos canais de atendimento da Cyrela. Essa ação pode ser feita por meio do Portal do Cliente ou pelo telefone (11) 4000-1250.

Pelo Portal do Cliente, conheça o passo a passo:

  • primeiro, clique em Financeiro no menu principal. Em seguida, clique em Antecipação.
  • Na tela de Antecipação, há duas opções. Uma é para Quitar a unidade, a outra é para Antecipar valores. A partir daí você escolhe aquela que está de acordo com a sua necessidade;
  • você pode optar pelo pagamento das parcelas cheias ou digitar um valor para amortizar algumas parcelas. Por exemplo, se você está com R$3 mil sobrando e quer utilizar o montante para o pagamento de uma parte da dívida;
  • na sequência, o sistema permite que você possa pagar as primeiras parcelas, as últimas ou ainda sinalizar qual parcela deseja pagar;
  • você escolhe o valor e o sistema lhe traz três sugestões de data de vencimento.

Caso se sinta inseguro ou tenha qualquer tipo de dúvida, é possível entrar em contato pelo Fale Conosco, também no Portal do Cliente.

“No caso da Cyrela, toda e qualquer antecipação deve ser feita com recursos próprios, ou seja, não há a possibilidade de usar FGTS. O ideal é que o cliente sempre faça a antecipação de forma integral, pois o desconto acaba sendo maior”, enfatiza Letícia.

Caso você não conte com recursos para antecipar parcelas do financiamento de modo integral, mas tenha um valor disponível, é possível amortizar as prestações. Em paralelo ao pagamento das parcelas mensais, também dá para guardar pequenas quantias até acumular o suficiente para adiantar uma ou mais prestações. futuras.

Antecipar parcelas do financiamento é uma opção vantajosa para quem deseja reduzir os custos de aquisição do imóvel, além de acelerar a sua quitação. Dessa forma, você economiza uma boa quantia e ainda fica livre dessa obrigação mais cedo.

Agora que você já conhece os benefícios do adiantamento de parcelas do financiamento imobiliário, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus colegas também compreendam quais são eles!

Você também pode gostar