fbpx
antessala

5 dicas para criar um espaço de antessala funcional no apartamento

A antessala é, literalmente, o ambiente que fica antes da sala principal. Apesar de muita gente confundir com o hall de entrada, esses são espaços diferentes.

Enquanto o hall é um local de passagem, onde são deixados os pertences que não devem ser levados para dentro (aliás, algo indispensável em tempos de pandemia), a antessala é, basicamente, um local de espera existente dentro do apartamento.

Neste post, reunimos 5 ideias para compor uma antessala bonita, prática e funcional. Confira!

Por que é interessante ter uma antessala em casa?

Imagine que seu apartamento seja o ponto de encontro antes de um evento de qualquer natureza. A antessala é o local perfeito para os seus convidados aguardarem.

Isso porque se trata de um espaço tão confortável quanto os demais ambientes, mas que, ao mesmo tempo, é reservado. Assim, as visitas se sentem acolhidas e a família tem sua intimidade resguardada.

Como montar uma antessala no apartamento?

A primeira dica para montar uma antessala no apartamento é respeitar o estilo de decoração adotado na sala. Dessa maneira, cria-se uma unidade visual, aumentando a sensação de harmonia e bem-estar nos ambientes.

Outro aspecto indispensável é priorizar a funcionalidade do espaço — ainda mais agora, que as pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa. Para ajudar, veja as dicas a seguir.

1. Coloque um aparador

Um bom aparador é essencial. Ele não apenas decora o ambiente (geralmente, com um ou dois arranjos florais), como também funciona como móvel de apoio, permitindo colocar as chaves, celulares e outros pequenos pertences.

2. Instale armários

Os armários da antessala devem atender às necessidades dos moradores. Há quem opte por colocar uma bela sapateira, por exemplo. Já se a ideia for guardar objetos delicados, como taças e copos, prefira um buffet.

3. Invista em poltronas luxuosas

A antessala é a primeira impressão que as pessoas têm ao entrar no seu apartamento. Para caprichar no décor, dê preferência a poltronas grandes, ergonômicas e confortáveis, feitas em materiais nobres. Em relação à disposição no ambiente, elas devem ficar em lados opostos, posicionadas uma de frente para a outra.

4. Use uma mesa redonda

Uma mesa de centro redonda, posicionada entre as poltronas, é importante para as pessoas apoiarem seus copos. Uma boa sugestão para decorá-la é o uso de livros de mesa (os chamados “coffee table books”).

5. Utilize divisórias

Na maioria das vezes, a antessala é integrada aos demais ambientes. No entanto, caso o morador ache conveniente, é possível separá-la por meio de divisórias. Nesse caso, pode-se usar um painel de ripas de madeira ou uma estante repleta de livros, plantas ou objetos decorativos.

Ambas são soluções vazadas, que evitam a sensação de confinamento. Outra possibilidade, caso prefira uma divisória móvel, é usar um biombo.

Como se inspirar para criar uma antessala ideal?

O mais importante na hora de montar um espaço de antessala é priorizar a funcionalidade. Isso significa que, mais do que apenas decorar, móveis e objetos devem ter uma função, de modo a facilitar a rotina.

No entanto, por se tratar do cômodo que abre o lar, o décor deve ser impecável. Para se inspirar, pesquise em sites de decoração e nas redes sociais (Instagram e Pinterest, principalmente). Por meio de uma busca rápida, é possível visualizar inúmeros projetos de interiores. Eleja seus favoritos e use-os como referências!

Gostou do post? Para ficar expert em decoração, continue a leitura e veja como escolher uma paleta de cores ideal para a sala!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.