Arquitetura e Design

Os 3 principais motivos para contratar um arquiteto para reforma

04/11/2019
arquiteto para reforma

Realizar uma obra em casa é um processo que requer muita paciência e dedicação. E durante esse processo, as questões estéticas e funcionais não podem ficar de fora, a fim de garantir que o espaço fique bonito, mas também de fácil manutenção pelos moradores. Nessas horas, contratar um arquiteto para reforma é a melhor saída.

Isso porque, ao longo da elaboração do projeto, será preciso contar com uma certa criatividade, além de muito embasamento técnico na área, para garantir que nenhuma alteração cause prejuízos no futuro — sejam eles físicos, sejam financeiros. 

Não se engane: ainda que o seu orçamento esteja apertado, a contratação desse profissional pode ser bem vantajosa. É justamente sobre isso que falamos neste post. Para entender os benefícios que um arquiteto pode proporcionar em uma reforma, não deixe de acompanhar a leitura e anotar as nossas dicas!

Os benefícios da estética em uma obra

Na hora de realizar uma obra, muitos proprietários têm o costume de contar apenas com os serviços de pedreiros ou mestres de obras para colocarem o projeto em prática — deixando de lado qualquer tipo de planejamento ou, até mesmo, previsão de orçamento. 

Além de causar uma grande perda de tempo e de dinheiro, essa atitude faz com que toda a parte estética do projeto seja deixada de lado, resultando, assim, em um trabalho incompleto e não tão atrativo quanto o desejado. 

Já quando um arquiteto é contratado, esse cenário muda drasticamente. Ao realizar as obras, esse profissional será o responsável por pensar em todos os detalhes visuais, que deverão estar alinhados aos desejos e às necessidades dos moradores, além de estarem por dentro das últimas tendências do setor

Uma vez que a estética do espaço é valorizada, você conseguirá escolher os melhores acabamentos para os ambientes, as cores próprias para transmitir determinadas sensações, bem como móveis que sejam belos e, ao mesmo tempo, capazes de proporcionar mais praticidade no dia a dia de todos os moradores. Pense nisso!

O que analisar antes de contratar um arquiteto

Até aqui, ficou claro como é importante pensar na estética de uma reforma, certo? Então, chegou o momento de descobrir o que deve ser analisado antes de contratar um arquiteto para a sua obra. Já adiantamos: essa tarefa precisa ser realizada com atenção, considerando alguns fatores imprescindíveis e que evitarão bastante dor de cabeça. Veja abaixo:

  • planejamento financeiro: antes de iniciar as obras, tenha em mente o quanto você pode gastar. Isso ajudará a evitar dívidas ou gastos excessivos; 
  • objetivos: analise as suas prioridades e trace metas. Veja quais cômodos necessitam mais urgentemente de uma reforma e priorize cada um deles;
  • estilo: identifique o estilo de arquitetura ou decoração que melhor se encaixa no seu perfil. Assim, você terá mais facilidade para encontrar um arquiteto capaz de suprir as suas expectativas.

3 razões para ter um arquiteto em sua reforma

Ainda em dúvida sobre contratar ou não um arquiteto para reforma? A seguir, listamos os principais benefícios que essa decisão pode gerar.

1. Mais economia 

Quando falamos em contratar um arquiteto para reforma, boa parte das pessoas acredita que esse tipo de serviço é caro e destinado somente aos que possuem muito dinheiro. Nada disso! Ao contar com o trabalho desse profissional, você terá uma grande economia — que vai desde os materiais utilizados na obra, até os gastos após o projeto estar finalizado. 

Quer um exemplo? Com um projeto bem elaborado, será possível garantir que uma sala de estar receba mais iluminação natural, gerando, assim, uma economia considerável na sua conta de luz. O mesmo vale para outros setores da residência, como o sistema de ventilação, a parte acústica e por aí em diante. Portanto, encare essa experiência como um investimento!

2. Total segurança

O arquiteto ficará encarregado de entrar em contato com os fornecedores, escolher os melhores materiais, cumprir prazos e calcular todos os gastos da execução para evitar o máximo de desperdício. 

O que isso significa? Que você terá mais segurança durante toda a reforma, sem precisar se preocupar com a qualidade dos produtos usados ou em supervisionar as obras constantemente. No fim das contas, esse detalhe é fundamental para que esse projeto seja mais seguro, tranquilo e prazeroso para os moradores. 

3. Melhor aproveitamento de espaço

Quem mora em apartamento, enfrenta constantemente o velho dilema: “como aproveitar ao máximo o espaço e, ainda assim, ter conforto no dia a dia?”. Pois saiba, desde já, que o arquiteto conseguirá encontrar uma boa solução para o seu lar — seja integrando os cômodos, investindo em móveis compactos e funcionais ou criando alternativas únicas para as suas necessidades. Vale a pena!

E então, gostou de entender mais sobre a importância e os benefícios de contratar um arquiteto para reforma de apartamento? Aproveite também para conferir o nosso manual prático sobre o assunto!

Você também pode gostar