fbpx
ART & DESIGN

Arquitetura, design e decoração de interiores: o que deve mudar?

22/10/2020

Os últimos anos têm sido desafiadores, em especial 2020 – e as razões todos já sabem, ao ponto de nem precisamos relembrar por aqui. Em consequência disso, é provável que os anos seguintes sejam completamente diferentes para a arquitetura e o design de interiores. E isto pode ter muitos benefícios. 

Afinal, é o momento de nós revermos muitos conceitos, de traçar novos layouts e apostar no novo.

Revista Viva Decora

O que muda na planta baixa dos imóveis?

A revisão de projetos arquitetônicos já aconteceu muitas e muitas vezes ao longo da história da profissão. Um exemplo foi quando houve a retirada das dependências de empregadas das residências. Ou mesmo com o acréscimo do acesso particular do imóvel aos elevadores.

Atualmente, as cozinhas, áreas de serviços e lavanderias ganharam mais importância. E mais do que nunca, ficou evidente a necessidade de se ter uma área de home office em casa. Enfim, tudo isto é simplesmente a adaptação das casas às novas necessidades que surgem.

Marel – Grupo Factory

Com o aumento da população mundial, a preocupação com a saúde deve aumentar também. Então, novas práticas irão surgir, se refletindo, em efeito cascata, no design das residências.

É preciso refletir, por exemplo, como será a interação entre as pessoas daqui para diante. É provável que elas queiram desenvolver mais atividades como trabalho e estudo dentro de casa. 

Isto é justificado de muitas formas – segurança, comodidade, conforto e economia – o que deve levar ao desenvolvimento maior de móveis e equipamentos próprios para atender estas situações.

É provável que veremos, no futuro, cada vez mais e mais modelos de armários multiuso à venda nas lojas. Como características, esses móveis devem ser compostos de módulos que podem ser organizados de jeitos diferentes. 

Seu interior deve vir minimamente dividido, mas com a opção da instalação de acessórios, como carrinhos metálicos, pés rodízios, em alguns casos, para uma fácil movimentação. E acabamento externo mais resistente.

Outra coisa, que deverá fazer mais parte das nossas vidas cada vez mais são os equipamentos inteligentes. Por exemplo, os aspiradores de pó automáticos que sejam programados para fazer, sozinhos, a limpeza de pisos, janelas e até cozinhas. 

Também aparelhos de ar que esfriem os ambientes, mas fazendo a renovação do ar e não só a climatização. E televisores smart que possam se conectar a aplicativos de streaming e servir de monitor para computador.

Ainda entram nessa lista também máquinas de lavar louça e roupa mais potentes e que aguentem mais volumes – esta última, com opção de secagem. Geladeiras com freezers maiores e que possam condicionar mais alimentos. 

Os já famosos airfryers,  para uma alimentação em casa mais saudável. E até aparelhos de ginástica, para manter a rotina de exercícios, não importando o tempo.

Lembrando que vários destes equipamentos podem vir com a possibilidade de controle via celular ou tablet, inclusive ajudando a montar listas de atividades. Isto deve facilitar demais a rotina das pessoas que precisam se ajustar a uma rotina tanto fora quanto dentro de casa.

Revista Viva Decora

O que muda na decoração da casa?

Em decorrência de tudo que aconteceu nos últimos meses, as pessoas começaram a enxergar a casa de um modo diferente. 

Elas passaram a valorizar mais a convivência familiar e este momento dentro dos recintos particulares. Também observaram mais os recantos dos ambientes e se questionaram. Não tem quem não reavaliou a decoração da sua residência e chegou a conclusão de que alguma mudança deveria ser feita – para melhor, claro.

É provável que, passado este período, muita gente vá às compras buscando acessórios e ornamentos que ajudem a personalizar melhor os ambientes da casa. Também muitas plantas e outros elementos que ajudem a equilibrar as energias dentro do imóvel. 

A ideia é tornar os espaços mais confortáveis e agradáveis. Isto deve ajudar demais para que as famílias se sintam bem e possam permanecer, juntas e em harmonia, dentro dos interiores.

Esse conteúdo foi criado pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment