Seu Imóvel

Contrato de compra e venda Cyrela agora com opção de assinatura eletrônica

13/02/2020
assinatura eletrônica em contratos

É provável que você já tenha ouvido, alguma vez na vida, que “tempo é dinheiro”. Correto? E quando falamos sobre uma negociação imobiliária, essa máxima faz ainda mais sentido. Afinal, por se tratar de um procedimento burocrático, qualquer melhoria imposta para otimizar as tarefas já é muito bem-vinda. A Cyrela sabe bem disso e, por essa razão, lançou a possibilidade de assinatura eletrônica em contratos de compra e venda de imóvel.

Ao contrário das práticas antigas de documentação, todas as etapas dessa modalidade são realizadas via e-mail, eliminando a necessidade de ir ao cartório, reconhecer firma e outras exigências um tanto desgastantes para quem tem a agenda apertada. Por meio da nova plataforma, você receberá as instruções necessárias para criar uma assinatura e encaminhar o quanto antes o material ao setor jurídico.

Para que você tenha a melhor experiência possível, conversamos com Ana Elisa Campos, Coordenadora de Relacionamento com o Cliente na Cyrela, e explicamos tudo sobre o assunto neste post. Confira!

A legislação e a assinatura eletrônica de contratos

A assinatura eletrônica em contratos é uma realidade na maioria das empresas mais modernas do país. Ainda assim, muitos clientes ficam em dúvida se essa modalidade é legal perante a legislação e se pode causar prejuízos no futuro. A parte boa é que o Código Civil conta com regras que foram estabelecidas para os documentos tradicionais, e que se estendem aos contratos eletrônicos.

E mais: segundo a Medida Provisória 2.200-2, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira garante total autenticidade e validade jurídica aos documentos e certificados eletrônicos. Ou seja, tais materiais estão devidamente assegurados pela lei brasileira e você poderá utilizá-los tranquilamente.

Os benefícios da assinatura eletrônica em contratos

Existem muitas vantagens que podem ser aproveitadas pelas empresas e clientes que investem na assinatura eletrônica em contratos. É o que explica Ana Elisa Campos:

“O benefício principal é a agilidade. No modelo tradicional, o comprador ou vendedor precisa rubricar todas as folhas e assinar. Depois, o material passa para ser assinado por testemunhas e procuradores. Com o contrato eletrônico, é possível reduzir bastante o prazo, conforme a assinatura for aprimorada. A nossa ideia é conseguir entregar tudo em até uma semana”. 

Isso tudo sem contar outros aspectos que fazem a diferença durante uma negociação. Esse é o caso da eliminação da possibilidade de perda do documento e, principalmente, da sustentabilidade, já que não há mais a necessidade de utilizar papel e armazenar esses materiais. 

“Muitos clientes vêm cobrando a diminuição do papel e, agora, é possível praticar essa redução. Antes, eram pilhas e pilhas que tínhamos que validar no sistema e colher a assinatura. Com essa modalidade, porém, minimizamos o uso do papel e os custos, pois não precisamos pagar guarda física para armazenamento e o contrato do cliente poderá ser localizado diretamente no seu e-mail”. 

A nova plataforma de assinatura eletrônica da Cyrela

Para integrar a assinatura eletrônica em contratos, a Cyrela criou uma plataforma moderna, certificada e com todo o respaldo jurídico necessário para proporcionar segurança aos seus clientes. O mais interessante é que essa modalidade pode ser acessada em diferentes dispositivos, como desktop, tablet ou smartphone. 

No início, o cliente recebe um e-mail com a documentação, bem como uma senha para a liberação do acesso. Com os dados em mãos, basta acessar a plataforma, personalizar a sua assinatura e enviar esse documento para todas as partes envolvidas na negociação. 

Como uma forma de garantir a autenticidade, a documentação gera um código sempre que for concluída. Também são analisados outros fatores imprescindíveis para checar a segurança, como: 

  • a localização do usuário;
  • o endereço de e-mail; 
  • o telefone e outros critérios relevantes. 

Unindo essas informações ao desenho da assinatura, é possível alcançar o máximo de proteção e legitimidade, sem a necessidade de burocratizar o processo. Mais moderno, impossível!

É importante ressaltar que essa alternativa está disponível apenas para as negociações de compra e venda — a ideia é que, no futuro, essa medida possa ser aplicada em outras documentações importantes e que exigem uma certa burocracia, como a escritura de imóvel

Em resumo, a assinatura eletrônica em contratos é uma solução que veio para facilitar a realização de negociações de sucesso e, principalmente, ajudar os clientes a realizarem os seus sonhos.

E agora que você já está por dentro da novidade, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer a fundo os nossos diferenciais. A nossa equipe terá o prazer de ajudar você a trilhar o seu caminho!

Você também pode gostar