fbpx
atividade física em casa

Quarentena ativa: 4 melhores atividades físicas para fazer em casa

Ficar em casa não é o mesmo que ficar parado. Por mais que os cuidados com o coronavírus tenham afastado muita gente das academias durante a quarentena, fazer atividade física em casa é uma excelente maneira de se manter em forma enquanto a vacina não chega.

Mesmo quem mora em apartamento e não tem muito tempo disponível, pode realizar diversos exercícios que garantem um bom condicionamento e se encaixam bem na rotina familiar, sem a necessidade de nenhum tipo de equipamento. A seguir, conheça quatro dicas de atividade física para fazer em casa!

1. Agachamentos

Os agachamentos não só fortalecem a musculatura do abdômen e das pernas, como também estão entre os exercícios que mais potencializam o emagrecimento sustentável. Afinal, um quadríceps desenvolvido aumenta significativamente a taxa metabólica basal.

Ao realizar um agachamento básico, afaste os pés e mantenha-os alinhados com as extremidades do quadril. Sem tirar os calcanhares do chão, abaixe cuidadosamente, levando os glúteos para trás até que o ângulo da canela e da coxa chegue a, no máximo, 45 graus. Estique os joelhos e conte uma repetição.

É muito importante não deixar os joelhos avançarem para frente, além da linha dos pés. No movimento correto, é o quadril que vai para trás, como se a pessoa estivesse se sentando em uma poltrona.

2. Abdominais

Existem diversos tipos de exercícios abdominais, cada um com um objetivo diferente. O mais básico deles é o abdominal reto, simples, objetivo e muito eficaz na jornada por uma barriga definida.

Para realizar o movimento, deite com as costas no chão e dobre os joelhos, deixando as solas dos dois pés no solo. Cruze os braços sobre o peito e eleve-o em direção aos joelhos. Quando o tronco sair do chão, retorne lentamente e conte uma repetição.

Evite forçar a lombar no movimento e direcione a energia para a contração do abdômen. Se os pés saírem do chão, tente mantê-los presos embaixo do sofá ou peça para que um familiar segure-os no lugar.

3. Pular corda

Não é a toa que esse é o treino predileto de boxeadores: para encarar todos os rounds de um combate no ringue é preciso muito fôlego — e é justamente esse um dos maiores benefícios do exercício.

Além disso, pular corda queima muitas calorias, mais do que a maior parte das atividades físicas, fazendo com que essa seja uma das melhores dicas para a quarentena caso o seu objetivo seja emagrecer.

Se você nunca fez esse tipo de treinamento, nem está em boa forma, o ideal é começar com tempos curtos de um ou três minutos. Para pular a corda, salte o mínimo do chão e amorteça o impacto aterrissando com a ponta dos pés, e nunca com os calcanhares.

O movimento deve ser feito, idealmente, com o mínimo de ação dos cotovelos. Utilize os pulsos para girar e tenha paciência até encontrar seu ritmo. Mesmo quem não tem uma corda em casa pode fazer o exercício: simule os movimentos com uma corda imaginária que os resultados serão quase os mesmos.

4. Flexões

Outro tipo de exercício clássico e eficaz é a flexão, que trabalha bíceps, ombro, tríceps, abdômen e, principalmente, a musculatura peitoral. Existem formas avançadas de trabalhar flexões, com foco em grupos específicos de músculos, mas a tradicional já é bem completa e ótima para começar.

Ao fazer o movimento, apoie as mãos e as pontas dos pés no chão, com a barriga virada para baixo. Os braços devem estar alinhados com o peitoral e abertos o bastante para que você consiga flexioná-los até o ângulo de 45 graus, mantendo os cotovelos virados para fora.

Leve o tronco em direção ao solo até quase encostar a ponta do queixo no chão e, depois, eleve-o estendendo os cotovelos. Conte uma repetição.

Por fim, mas não menos importante, é recomendável ter o apoio de profissionais na execução de qualquer tipo de atividade física em casa, de modo a minimizar riscos de lesões e potencializar os resultados. Também é importante ter cautela com a intensidade, especialmente para quem não tem o hábito de praticar exercícios.

Realizar atividade física em casa é fundamental para vencer o sedentarismo e manter a boa saúde física e mental, ajudando, inclusive, a prevenir problemas emocionais durante o isolamento. Vale incluir nessa lista a prática de alongamento e ioga antes das atividades e ao fim do dia, para relaxar o corpo e a mente.

Gostou das dicas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.