fbpx
automação residencial

Entenda o que é automação residencial e quais são suas vantagens

Você sabe o que é automação residencial e como ela pode ser aplicada na sua casa para trazer mais conforto e comodidade para os moradores?

Recursos encantadores como a regulagem de iluminação e o controle de temperatura, que só eram vistos em filmes, hoje se tornaram acessíveis para facilitar a rotina de uma casa. 

Com o uso da internet e de diferentes tipos de tecnologias em diversos equipamentos domésticos, é possível contar com um sistema de automação residencial completo, que oferece recursos interessantes para os moradores.

Depois desse upgrade, o controle de todos esses recursos é unificado em aplicativos ou em uma central que pode ser acessada facilmente, possibilitando que em poucos cliques você organize cada ambiente da casa com as características desejadas. 

Se antes essas novidades eram pouco conhecidas pelos proprietários de imóveis, atualmente elas são vistas em diferentes lugares e podem ser adaptadas para apartamentos ou casas de vários tamanhos. 

Quer saber mais sobre o que é a automação residencial e conhecer as vantagens dessa instalação para a sua casa? Então siga na leitura deste artigo.

O que é automação residencial?

automação residencial

A automação residencial é composta por diferentes elementos estruturais de uma casa que, quando unificados e modernizados, podem trazer muito conforto para dentro do imóvel. 

Com o avanço tecnológico, muitos equipamentos e instalações presentes em uma casa receberam investimentos que tornaram possíveis algumas adaptações, capazes de fornecer facilidades para a organização doméstica. 

Um projeto de instalações elétricas, por exemplo, pode conter dispositivos que permitam controlar os aparelhos domésticos com poucos cliques, sendo exemplos disso:

  • Controle de intensidade das lâmpadas;
  • Controle de temperatura;
  • Abertura de portões;
  • Escolha da programação do televisor;
  • Fechamento de persianas;
  • Monitoramento de ambientes;
  • Ativação de alarme;
  • Entre outros.

Ao dispor de facilidades como essa, os moradores do imóvel conseguem desfrutar de maior tranquilidade e conforto, já que cada ambiente doméstico pode oferecer as características desejadas no espaço. 

Um exemplo disso são os dias em que a temperatura está quente fora da casa, e a instalação de ar condicionado alinhada com a automação da casa permite que se regule a temperatura interna, com o acionamento automatizado do equipamento.

Desse modo, é possível perceber que cada um dos elementos presentes na automação residencial proporciona uma série de vantagens para a casa, deixando-a ainda mais moderna. 

As vantagens da automação residencial

automação residencial

Seja durante a construção de um imóvel novo, ou com a adaptação de um já concluído, é possível colher os benefícios da automação residencial ao contratar os serviços de uma empresa especializada nesse segmento. 

Anteriormente, a automação era vista apenas como uma forma de valorizar o imóvel. Mas, atualmente, ela traz vantagens importantes, que vão desde a economia de energia até o aumento da segurança da família. 

A automação residencial e a segurança domiciliar

A automação residencial permite a instalação de câmeras de segurança e o monitoramento dos cômodos diretamente pelo smartphone, trazendo melhorias em termos de proteção da casa.

Um portão de correr também deve inserido no seu sistema de automação, já que você pode contar com a abertura automática e facilitar a entrada de veículos no seu imóvel, sem precisar correr riscos ao ter que descer do carro e abri-lo manualmente.

Até mesmo o alarme da residência pode ser ativado ou desativado a distância, graças à automação residencial. 

A automação residencial e a economia de energia

Com o uso de dispositivos específicos de automação, tais como termostatos e lâmpadas inteligentes, é possível identificar os pontos onde há maior consumo de energia na casa e reduzir esses gastos com facilidade. 

Além disso, como você consegue acender e desligar as luzes da sua residência por meio de aplicativos, é possível acionar as lâmpadas quando necessário, para que os cômodos vazios não utilizem a energia sem necessidade. 

É possível até mesmo identificar o gasto com água no local, trazendo muito mais economia para a casa em todos os aspectos. 

A automação residencial e a comodidade

automação residencial

Como não poderia deixar de ser, a automação também traz bastante comodidade para a família, pois permite que várias ações sejam facilmente executadas, deixando os ambientes agradáveis.

Diminuir a intensidade da luz, acionar a persiana, ligar o som para todos os cômodos e monitorar os movimentos dentro da casa com o uso de um aplicativo são alguns dos elementos que podem trazer conforto para o lar. 

Nesse sentido, a automação residencial proporciona várias vantagens interessantes para a casa, por meio da automatização de equipamentos e da valorização do imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.