fbpx
ART & DESIGN

Cadeiras Eames: peças icônicas para o design há mais de quatro décadas na moda

29/06/2020
cadeiras-eames

Toda peça de design, bem projetada e fabricada, possui o seu valor, claro. Contudo, alguns itens se tornam tão icônicos que viram permanentemente artigo de moda. É o caso, por exemplo, das cadeiras Eames. você as conhece? 

Bem, certamente você já deve ter visto algum destes modelos fazendo parte de decorações contemporâneas. Tratam-se de peças de design bastante inovadoras, interessantes e elegantes. Conheça-as.

A história do casal Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames. Talvez você não tenha familiaridade com estes nomes. Tudo bem, pois vamos lhe apresentar. Estes dois foram um casal. E eles não dividiram apenas o matrimônio, mas a criação de muitas peças significativas para a história do design. 

Isto já faz mais de quatro décadas. Mesmo assim, os seus projetos ainda são admirados pelas mentes criativas atuais.

As produções dos Eames foram, realmente, bastante revolucionárias – muito inteligentes, sobre diferentes aspectos. 

Por certo, o casal soube muito bem utilizar seus conhecimentos de desenho gráfico, industrial e de belas artes, gerando soluções para utilitários e móveis bastante criativos, funcionais e modernos. E é claro que a simplicidade e o bom humor dos dois fez muita diferença neste momento.

Os Eames começaram criando poltronas e cadeiras e até mesmo ensaiaram as suas ideias em desenhos arquitetônicos – inclusive participando das famosas Cases Study Houses. 

Tudo que idealizaram segue esta ideia de um design mais funcional e minimalista. E o reconhecimento deste seu trabalho é tamanho que muitas das suas obras ou protótipos fazem parte da coleção do MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova York.

Um pouco sobre as cadeiras Eames

O casal Charles e Ray Eames criou diversas peças voltadas à decoração de ambientes de casas e escritórios. Elas são feitas de diferentes materiais e se adaptam bem a conjuntos de vários estilos. 

Tanto que, inclusive, muitas delas foram utilizadas em propostas de interiores elaboradas por vários outros profissionais ao longo dos últimos anos. E o maior exemplo disto são as cadeiras Eames.

Características principais

Numa primeira olhada, pode parecer que as cadeiras Eames não são nada de mais. Mas é justamente esta sua simplicidade que encanta tanto as pessoas. 

Estas cadeiras são extremamente confortáveis, se adaptando bem à coluna. Também são fáceis de serem limpas. E se mostram bastante versáteis, combinando bem com muitos ambientes dentro de casa – da cozinha ao escritório.

Opções de peças

Bases

Se os Eames queriam mesmo que as suas cadeiras pudessem ser utilizadas em vários ambientes, é óbvio que eles pensaram em como esta adaptabilidade ocorreria. 

Por isto mesmo é que eles pensaram, pra começar, em uma variedade de bases para estas peças – algo que foi, mais tarde, resumido por meio de siglas. Então, há cadeiras Eames com base em metal e madeira, e em forma de ‘H’, ‘X’ ou “torre Eiffel”.

Materiais

A primeira cadeira Eames era feita em aramado de metal – ela ainda pode ser vista em muitos projetos contemporâneos. 

Mais tarde, estas peças receberam uma capa de neoprene; e, posteriormente, uma de resina plástica com fibra de vidro. Mas o casal intensificou sua investigação para encontrar uma alternativa mais sustentável. Em 2013, a detentora da patente passou a utilizar, no lugar do material anterior, fibra de vidro reciclável.

Cores

As primeiras cadeiras Eames com assento de fibra foram feitas em três cores – marrom, cinza e bege. Mais tarde, Ray acrescentou mais três ao catálogo – verde, amarelo e vermelho. 

Já a Herman Miller, empresa que fabrica e vende atualmente estas peças, ampliou as opções para quatorze cores diferentes. E agora é possível encontrar este móvel até com estampa de retalhos, imitando pátina em madeira, ou mesmo transparente.

Que achou das cadeiras Eames? Pensando em colocar uma em sua casa? Por que não?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar