Seu Imóvel

Dicas para escolher as cadeiras perfeitas para sua área externa

14/01/2020
cadeiras-para-decoracao-areas-externas

O verão está chegando e com ele vêm as férias. Nesta ocasião, as pessoas já começam a pensar em todos os momentos alegres que poderão compartilhar com a sua família e amigos. 

Dentro de casa existem vários ambientes bacanas que têm como propósito servir para o descanso e entretenimento, dentre eles os espaços abertos. E para estas áreas, móveis como sofás, cadeiras e mesas podem ajudar a formar lindas ambientações.

Este texto traz dicas sobre as decorações de verão e detalhes de design para ajudar você a escolher as cadeiras ideais para espaços externos.

Dicas de decoração de áreas externas 

Se sua casa contém certas áreas externas, como varandas, terraços e sacadas, responda: qual o uso que você e sua família dão a estes espaços? 

Responder a esta pergunta é importante, pois isto determinará quais móveis e acessórios – incluindo vasos de plantas – colocar na lista de decoração. Se neste ponto da casa vocês costumam receber amigos, então é bom ter, no local, vários tipos diferentes de assentos.

Pense assim, nem sempre planejar a decoração de áreas externas é tão diferente do que planejar a decoração de interiores. 

Isto porque este pedacinho da casa também deve oferecer conforto e funcionalidade – sempre aliado à beleza, claro. E com os elementos certos, é possível criar combinações lindas para espaços assim. Então, vale a pena investir em estofados, pufes, futons, e cadeiras. Mas quais modelos?

Quais as características ideais de cadeiras para áreas externas

Quanto à estética

Em lojas especializadas em artigos para o lar é possível encontrar alguns modelos de cadeiras próprias para serem utilizadas em áreas externas. E todas elas costumam apresentar um design bem bonito, capaz de enfatizar o estilo das decorações em que forem inseridas – quase sempre com uma temática que combina com o verão. E elas podem ser encontradas em uma infinidade de materiais, cores, texturas e acabamentos diferentes.

Agora, além de lindas, as cadeiras para áreas externas precisam ser altamente resistentes também – mais que as cadeiras projetadas para interiores. 

Isto porque elas ficarão bem mais expostas às intempéries, além de sofrerem mais forças e impactos devido ao uso que receberão. E já que estarão ao ar livre, podem ganhar funções agregadas – como serem baús para guardar ferramentas ou mesinhas improvisadas para lanches.

Quanto à estrutura

Quanto à materialidade, as cadeiras para áreas externas cobertas podem ser de fibra; ou em madeira, a opção mais tradicional, que remete à natureza. 

Mas estas precisam passar por um sério tratamento de impermeabilização e proteção contra raios UV e cupins. Uma alternativa para elas seria as cadeiras em fibra sintética e em alumínio – que mesmo em áreas descobertas não perdem a qualidade, desbotando ou enferrujando.

Quanto à forração

Estruturas de cadeiras assim, sem qualquer acabamento e com um design pouco ergonômico, acabariam não sendo tão confortáveis quanto se deseja. Uma ótima alternativa é apostar num revestimento estofado para estes móveis. 

Mas, voltando a dizer, como são peças que devem ficar expostas ao tempo, precisam ter todas as suas partes bem protegidas. Então, até mesmo sua camada de cobertura deve ser mais resistente.

Os tecidos envolvendo os assentos destas cadeiras devem aguentar bem a ação do calor e da umidade excessiva no local, sem mesmo desgastar ou desbotar. Eles precisam ser fáceis de limpar e lavar. E devem combinar com a temática da decoração no local. 

Neste caso, as melhores opções seriam, por exemplo, os tecidos sintéticos, náuticos, sarja, brim e mais. Assim, os momentos de diversão podem transcorrer sem preocupações.

Quando for desejado estofar os móveis da área externa da casa, podem-se considerar as cores neutras, que combinam com quase tudo – inclusive com decorações luxuosas.

Mas, pensando no verão e em todos os momentos alegres que ainda virão, talvez uma alternativa ainda melhor seja considerar as almofadas em tons mais vivos e estampas que lembram cenários de piscinas, praias, campos e florestas.

Como você viu, a cadeira certa pode dar um toque especial às áreas externas de seu imóvel. Escolha com cuidado e garanta um ambiente lindo para sua casa.  

Essas dicas de como decorar áreas externas da casa com cadeiras foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar