Seu Imóvel

4 passos e práticas para deixar a casa sempre perfumada

12/11/2019
casa perfumada

Quem não sonha em deixar a casa perfumada o tempo inteiro? No entanto, muitas vezes, esse efeito se mostra quase impossível de ser alcançado — mesmo após aquela faxina completa ou o uso dos mais variados produtos de limpeza. Mas nada de pânico! Seguindo algumas dicas exclusivas, é possível transformar o ambiente e mantê-lo mais agradável em qualquer horário do dia.

A princípio, esse cuidado pode até parecer algo supérfluo, mas uma casa cheirosa é capaz de promover muito mais conforto e transmitir a sensação de tranquilidade aos moradores. Fora isso, existem diversas pessoas que aproveitam dos inúmeros aromas para estimular diferentes áreas do cérebro e, assim, solucionar variados problemas — que vão desde o alívio de dores até o fortalecimento do sistema imunológico. Interessante, não é?

E para quem ainda tem dificuldade em conquistar esse bem-estar no espaço, basta continuar a leitura e anotar as nossas dicas preciosas. Você não vai se arrepender!

1. Utilize sprays aromatizantes

Quer praticidade e eficiência? Aposte nos sprays aromatizantes! Com a vasta variedade do mercado atual, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar os mais inusitados cheiros, tamanhos e preços desse tipo de produto.

E usá-lo pode ser ainda mais fácil: a sua única missão será espirrar um pouco do perfume no espaço e, automaticamente, o seu cômodo ficará com o odor renovado.

A parte ruim, porém, é que esse efeito não costuma durar muito. Para reverter a situação, a melhor saída é espirrar o líquido em itens espalhados pelo ambiente. Tapete, almofadas, cortinas, cobertores e travesseiros são boas opções.

 2. Aposte em soluções naturais

Além dos produtos industrializados, existem diversas alternativas naturais para deixar a casa perfumada e, de quebra, economizar.

Se você é uma pessoa que adora o cheiro de café, por exemplo, é possível comprar alguns grãos e distribuí-los pela casa em pequenos potes. Para intensificar o efeito, considere ainda acender uma vela no interior desses recipientes, até que o odor se espalhe por todo o cômodo.

Outra sugestão é usar folhas ou flores desidratadas. Nesse caso, será preciso colocá-las em um potinho de vidro e, em seguida, pingar gotas de uma essência da sua preferência. Se desejar que o cheiro continue intenso, não se esqueça de refazer essa prática a cada dois dias.

3. Mantenha o espaço sempre limpo e ventilado

É muito difícil deixar a casa perfumada se, na verdade, os ambientes não estão devidamente higienizados. Ainda que seja complicado realizar uma limpeza completa todos os dias, existem alguns recursos que podem ser tomados para que os cômodos fiquem impecáveis.

Exemplos disso? Procure eliminar o mofo de paredes e revestimentos, não permita que a louça fique acumulada na pia, troque o lixo do lavabo e banheiro antes mesmo de encher, limpe o fogão após o uso, não acumule muitas roupas sujas e por aí em diante.

Para acabar com o mau odor, também é interessante fazer com que a casa fique sempre ventilada para que o ar seja renovado. Por isso, abra as janelas frequentemente e as mantenham assim por, no mínimo, 10 minutos diários.

4. Considere o uso de incenso

O uso de incensos é umas das técnicas mais práticas e conhecidas para perfumar ambientes. Disponíveis em várias casas de decoração, esses produtos são excelentes para liberar um perfume muito agradável no instante em que são acesos.

A principal vantagem é que tal alternativa é bem barata e há uma grande diversidade de opções no mercado, como é o caso das versões adocicadas, amadeiradas, cítricas, leves ou intensas. Caberá a você escolher aquela que melhor combina com o seu perfil e gosto.

Dica: de acordo com o produto adquirido, é possível que o cheiro exalado fique muito forte no espaço. Portanto, a recomendação é acender, no máximo, duas hastes por vez, esperando que cada uma queime até o fim.

Como visto, seguindo algumas dicas práticas é possível deixar a casa perfumada — e o melhor: de forma simples e sem esforço. Faça o teste!

E caso você deseje se aprofundar no assunto e se prevenir contra o surgimento de cheiros desagradáveis na sua casa, aproveite e saiba mais sobre a manutenção dos ralos.

Você também pode gostar