fbpx
ART & DESIGN

Como aproveitar toda sofisticação dos sofás chaise

13/11/2020

A decoração de sala precisa ser flexível. Neste ambiente, devemos poder resolver várias tarefas e termos momentos diversos. Por exemplo, receber pessoas, ver televisão, estudar, brincar com as crianças, fazer refeições e muito mais. 

E é preciso expressar tudo isto, de algum modo, no planejamento de layout; prevendo os móveis necessários para que o cômodo fique realmente funcional e confortável – não podendo faltar nesta lista, obviamente, um gostoso sofá.

Revista Viva Decora

A influência dos sofás na decoração 

Os sofás são os móveis mais importantes de decorações de salas. Sem eles, tais ambientes não poderiam funcionar do mesmo modo. E o modelo escolhido deve ser crucial para a definição de várias questões de projeto. 

Por ser uma peça de grandes proporções, deve orientar todo o plano de layout, definindo a posição e distanciamento dos demais elementos significativos em planta, como mesa de centro e rack com painel.

Numa sala, normalmente o sofá é colocado encostado à parede de maior extensão livre. Qualquer espaço vago nas laterais deste móvel pode ser preenchido com itens complementares para decoração, como mesinhas de apoio. 

Do outro lado do ambiente, na parede oposta – a segunda de maior extensão livre  – ficaria o ponto focal principal do cenário – lareira, televisão, janela etc.

Revista Viva Decora

Quando a sala é ampla, é possível prever a utilização de um conjunto de sofás. Ou um sofá com puffs, poltronas, cadeiras e até chaise. 

Falando especificamente deste último móvel citado, trata-se de um tipo de sofá com apenas um encosto lateral e um assento longo, para esticar as pernas. Este assento, devido ao seu design, não bloqueia a visão do observador, sendo ótimo para marcar a zona de estar e separá-la de outros setores da sala.

Espaço do Traço Arquitetura

Alguns modelos de sofá para decoração de sala

Como dito antes, é possível ter apenas um sofá na sala, mais comprido e costeando a parede livre mais extensa. Se houver um cantinho livre, na sequência, pode-se pensar em colocar, no lugar deste, um sofá de canto ou um sofá em L. 

Mais uma alternativa, neste caso, é o conjunto de sofás de dois e três lugares. E ainda existe um outro modelo que substitui aquela velha ideia do sofá acompanhado de chaise, que é o sofá com chaise.

Revista Viva Decora

Existem os sofás comuns. Também os sofás modulados, com partes que podem ser desarrumadas e reagrupadas como o usuário quiser. 

Os sofás que vêm acompanhados de pufes – para esticar as pernas, alternativa no lugar da mesa de centro para a sala. Também os sofás com encosto reclinável e assentos extensíveis. Este último, pode virar um sofá chaise; mas existem sofás em que a estrutura fixa já remete à um canto com chaise.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Enfim, existem vários modelos de design de sofás. E também, dentre estes, há os sofás com todo o tipo de cor e revestimento. 

Vale lembrar que os sofás em linhas retas, pés discretos, cores neutras, como creme ou bege, são mais fáceis de combinar com qualquer decoração, podendo ser personalizados com almofadas e mantas. Mas há outras opções bem mais interessantes, como os sofás coloridões e estampados.

São opções de tecidos para revestimento de sofás: chenille, suede, couro, veludo, poliéster, acquablock, sarja, linho e jacquard.

Revista Viva Decora e Dicas Decor

Como usar chaise em sua casa

As chaises são um tipo de peça de design bem antiga. Ela é utilizada em decorações residenciais há vários séculos, basicamente desde os tempos palacianos. Sua beleza é admirada e reconhecida como sendo bastante sofisticada. 

Cai muito bem com propostas de interiores de estética clássica. Contudo, também pode apresentar características mais modernas e, assim, combinar com outros tipos de arquitetura contemporânea.

Chaises apresentam um visual menos pesado, por assim dizer, se comparadas aos sofás. Elas podem acompanhar sofás em decorações de salas, ficando em segundo plano. 

Contudo, também podem ser destaque em cantinhos especiais montados em decoração de quarto, varanda ou sacada. 

Que achou da ideia de uma chaise em sua sala? Já descobriu aquele lugar onde ele vai ficar perfeito?

Revista Viva Decora

Estas dicas de decoração com chaise foram criadas pela equipe Viva Decora

Você também pode gostar

Leave a Comment