Seu Imóvel

Prepare sua casa para chegada do primeiro filho

21/10/2019
chegada do primeiro filho

A chegada do primeiro filho é um momento marcante para a vida do casal. Além de todas as alegrias que uma nova vida traz para dentro do ambiente familiar, também chegam as preocupações e os cuidados com a preparação da casa, para que o local se torne acolhedor para o bebê.

Adaptar alguns cômodos e eliminar qualquer possível objeto que possa causar um acidente são os primeiros passos. Há também a dedicação em decorar o quarto do bebê, utilizando elementos leves e aconchegantes para deixar o ambiente ainda mais tranquilo.

Essas são apenas algumas das ações que precisam ser tomadas para que a sua casa possa ser transformada em um lugar muito mais adequado para a chegada de um bebê.

Por isso, esse artigo traz dicas de como preparar a residência para receber, de maneira especial, a chegada do novo membro da família.

Resolvendo pendências domésticas

chegada do primeiro filho

A rotina de uma casa demanda bastante atenção. Muitas vezes, alguns de seus equipamentos precisam de manutenção e outros itens carecem de reparos para retornar à sua funcionalidade anterior. 

Se você possui algumas pendências domésticas, esse deve ser o momento mais apropriado para resolvê-las. 

Contratar os serviços de manutenção de aquecedor a gás pode solucionar um problema no sistema de aquecimento dos cômodos, o que vai garantir ambientes mais confortáveis para o bebê.

Revisar as fechaduras das portas pode ser importante para mantê-las bem fechadas e evitar que batam, causando altos ruídos que podem assustar a criança.

Até mesmo recuperar piso de madeira da sala pode ser de fundamental importância, impedindo qualquer tipo de acidente quando seu filho começar a engatinhar pela casa. 

Ainda referente a segurança, é muito importante utilizar protetores de silicone nas quinas de móveis, além de investir na instalação de redes de proteção nas janelas da casa. 

Todos esses pequenos consertos podem ser essenciais para deixar a residência ainda mais acolhedora, proporcionando tranquilidade para os pais.

Investir em itens confortáveis e funcionais

chegada do primeiro filho

Investir em conforto e funcionalidade pode ser muito importante para a sua rotina familiar. Isso porque a chegada de um filho envolve uma série de mudanças no dia a dia, principalmente nos primeiros meses, onde a demanda por cuidado e atenção ao bebê deve ser constante e reforçada.

Desse modo, investir em itens confortáveis tanto para os pais, quanto para a criança, pode fazer muita diferença ao longo dos dias.

Adquirir um carrinho de bebê ou um trocador de fraldas de qualidade pode garantir maior durabilidade, evitando a necessidade de comprá-los novamente em um curto período. Já quando o foco é conforto, uma poltrona massageadora pode ser revigorante no meio da rotina corrida para os pais de primeira viagem.

Todos os elementos que auxiliam na rotina e no descanso da família devem ser levados em consideração, para que a passagem por esses primeiros meses, que costumam ser os mais cansativos e exigentes, seja mais agradável e tranquila.

Atenção aos produtos de higiene

chegada do primeiro filho

É preciso tomar cuidado durante a escolha dos produtos de higiene do bebê, levando em consideração vários pontos, tais como:

  • Optar por comprar embalagens de plástico;
  • Guardá-los sempre em alturas elevadas;
  • Procurar por produtos alergênicos;
  • Evitar produtos com cheiro forte e afins.

Quando você realizar compras de produtos como frasco para shampoo, sabonetes líquidos e de outros itens de higiene, é importante se atentar para comprar embalagens plásticas, que não quebram com facilidade.

Inclusive, é preciso lembrar de guardá-los em locais elevados, evitando que a criança possa acessá-lo facilmente.

Em relação aos cuidados com o bebê, procure sempre adquirir produtos desenvolvidos especialmente para crianças, que utilizam substâncias leves e possuem aromas delicados, que são indicados para peles mais sensíveis, evitando que surjam alergias.

Ainda sobre os cuidados com a criança, é importante possuir um kit de primeiros socorros em casa, contendo produtos importantes como álcool, algodão e medicamentos para febre e cólicas. 

Decoração do quarto do bebê

chegada do primeiro filho

Certamente, entre todos os elementos que devem ser organizados dentro de sua residência, o quartinho do bebê é o de maior apreço.

Cada detalhe ali é pensado para compor um cômodo perfeito, com móveis bonitos, decoração característica e um toque de leveza, que torna o local ainda mais delicado para receber o novo membro da família.

É importante que o local possua uma iluminação adequada para o bebê, contando com lâmpadas apropriadas e cortinas para controlar a entrada da claridade no cômodo.  

Também é válido investir em elementos que tornam o ambiente mais aconchegante, como uma poltrona de amamentação, almofadas, cobertores e mantas para deixar o bebê mais aquecido.

Por isso, investir nos pequenos detalhes deixa o quarto ainda mais personalizado, fazendo dele um local sereno e bonito, ao mesmo tempo em que torna a chegada do bebê tranquila e agradável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar