fbpx
clínica de saúde

Clínica de saúde: por que se instalar em um complexo médico?

Ter uma clínica de saúde é o desejo da maioria dos profissionais que atuam no setor, mesmo que seja preciso driblar a concorrência. No entanto, as vantagens de apostar nessa modalidade costumam ser bem maiores do que os desafios.

Com ela, é possível melhorar a experiência do cliente e ter o máximo de comodidade. A partir desse pensamento, boa parte dos interessados estão instalando os seus escritórios em complexos de saúde, que consistem em empreendimentos próprios para abrigar consultórios, clínicas de exames e demais espaços capacitados para dar suporte clínico ao público.

Gostou da sugestão, mas ainda desconhece essa modalidade de empreendimento? Ao longo do post, explicaremos os benefícios promovidos pelo complexo médico e o que deve ser considerado durante a sua escolha. Acompanhe!

Os requisitos para ter um consultório de saúde

Há quem acredite que abrir uma clínica de saúde é simples. No entanto, para evitar dor de cabeça e conseguir garantir a qualidade na prestação dos serviços, além de se adequar as normas exigidas pela Anvisa, é fundamental se atentar para alguns passos. Vamos falar sobre os principais.

Organização

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), os estabelecimentos médicos podem ser divididos em 54 modelos de consultórios, cabendo a você definir em qual deles o seu novo escritório se encaixa. Os mais usados são:

• os consultórios médicos com no máximo duas especialidades;
• os consultórios gerais, onde são realizados procedimentos médicos com mais de duas especialidades;
• a clínica geral, que faz pequenos procedimentos de saúde.

Estrutura jurídica

Assim que você define o tipo de atendimento que será prestado em sua clínica de saúde, chega o momento de analisar a estrutura jurídica mais indicada para esse modelo de negócio.

Atualmente, é possível optar pela chamada Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), como também pela abertura de uma sociedade, caso deseje contar com um sócio no projeto.

Existem ainda alternativas, como a sociedade anônima de capital fechado. O mais comum é encontrar médicos que atuam como pessoas físicas, apesar de essa ser uma opção com alta carga tributária. A solução EIRELI, por sua vez, pode ser bastante vantajosa, uma vez que ela proporciona uma boa economia em tributos.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é imprescindível para que o seu negócio se mantenha sólido. Nesse caso, será necessário analisar os tributos que incidirão sobre a sua clínica de saúde. Antes de “bater o martelo” e decidir abrir o seu escritório, o médico terá que escolher entre:

• Lucro Presumido: tem uma margem de lucro exclusiva, que pode variar conforme o ramo de atuação da empresa;
• Lucro Real: é um regime que incide sobre o lucro líquido durante um período específico. Aqui, os encargos ainda podem oscilar dependendo dos resultados alcançados;
• Simples Nacional: é uma modalidade que unifica 8 tributos em um só cálculo e pagamento. Essa opção agiliza o gerenciamento dos impostos.

Os impactos da escolha da localização de um consultório

Não é raro encontrar médicos que ignoram ou subestimam a localização de uma clínica de saúde. O motivo? Na maioria das vezes, eles acreditam que esse detalhe é irrelevante e que pouco influenciará no sucesso do negócio.

Entretanto, a localização pode impactar significativamente os resultados dos profissionais que desejam atuar na área de saúde. A primeira razão diz respeito ao público-alvo.

Ao escolher a localização, você também está definindo o tipo de paciente que deseja atender. É a partir dessa característica que será possível traçar as suas ações estratégicas e envolver os clientes que passarão pelo local.

Imagine que a sua clínica seja dedicada a cuidar de indivíduos de uma classe de poder aquisitivo elevado. Nesse caso, é fundamental optar por um bairro bem-localizado e, a partir disso, investir em uma boa infraestrutura, comunicação e demais elementos próprios para aproximar o público.

Por outro lado, se o seu público for menos abastado, a melhor saída será recorrer a um estabelecimento situado em uma região popular, facilitando, inclusive, o acesso dos indivíduos à sede do seu empreendimento. Tal cuidado faz toda a diferença!

Os benefícios de uma instalação em complexos de saúde

Diante dos pontos citados, muitos empreendedores estão decidindo investir nos chamados complexos médicos. São empreendimentos muito bem-localizados e projetados exclusivamente para abrigar clínicas ou consultórios de saúde, que oferecem uma infra-estrutura em conformidade com a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) – que trata de normas que devem ser seguidas a fim de garantir os padrões de qualidade dos serviços destinados à saúde da população.

Abaixo, vamos falar sobre os diferenciais que somente essas construções podem oferecer, usando como exemplo o mais novo lançamento da Cyrela: o Medplex Vera Cruz. E para começar, não podemos deixar de citar que ele é vizinho do Hospital Vera Cruz, que terá uma operação dentro do Medplex.

Confira abaixo detalhes sobre a infraestrutura do empreendimento:

Tamanho de unidades

Para que os profissionais de saúde consigam atender aos clientes com total conforto e bem-estar, as salas dos complexos médicos têm metragens variadas, entre 35 e 46m², com junções de até 629m².

A parte boa é que você pode escolher a opção que melhor supre as suas necessidades e consegue comportar os seus equipamentos, garantindo um atendimento de excelência e encantando os clientes.

Salas de reuniões

Os complexos médicos mais modernos ainda contam com salas de reuniões. Nesses ambientes, há total infraestrutura para a realização de encontros de negócios, o que é ótimo para a formação de parcerias.

Essa solução costuma ser ainda mais atrativa para os profissionais que não dispõem de muito espaço no consultório.

Detalhes exclusivos

Por serem desenvolvidos com foco no ramo da saúde, o Medplex Vera Cruz também conta com espaços únicos, que são extremamente necessários e alguns pontos até mesmo exigidos pela Anvisa, para as clínicas e consultórios. Podemos citar:

• Condomínio desenvolvido especialmente para profissionais da saúde;
• Totalmente em conformidade com a norma RDC 50 da Anvisa;
• Ponto de água em todas as unidades;
• Áreas comuns e elevadores com gerador;
• Área para descarte de resíduos sólidos de saúde, em todos os pavimentos;
• Elevador apto para transporte de maca;
• Banheiro com acessibilidade em todos os pavimentos;
• Depósito de material de limpeza;
• Estacionamento inteligente e serviço de vallet;
• Segurança e controle de acesso no Lobby e Recepção.

Não sabe onde encontrar um bom complexo médico para instalar a sua clínica de saúde? A Cyrela é uma ótima escolha! Conceituada no ramo imobiliário, a empresa é especialista em desenvolver projetos de qualidade, funcionais e de alto padrão.

Assim como o Medplex Campinas, essa nova construção oferecerá os melhores benefícios a médicos e empreendedores, sempre visando o bem-estar dos pacientes e o sucesso dos negócios. Acesse agora mesmo a ficha de lançamento e saiba mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.