Seu Imóvel

Coifas: o eletrodoméstico que pode se transformar em uma obra de arte em sua cozinha

21/11/2019
coifa-cozinha-moderna

As coifas são eletrodomésticos que podem funcionar tanto como exaustor como depurador de ar. Ou seja, é um aparelho completo, muito prático e fácil de ser operado. 

Mas, na prática, as curvas das coifas permitem criar verdadeiras obras de arte na cozinhas e já se tornaram um importante elemento de decoração desses ambientes. Escolhendo os modelos e materiais certos você pode conseguir um visual incrível para essa área de sua casa.

Por isso, separamos algumas dicas inspiradoras para você. Confira!

Modelos de coifas para inspirar

Sempre haverá um modelo de coifa lindo, ideal para dar aquele toque especial em sua cozinha. Escolher um dentre tantos vai depender de vários fatores – sobretudo quanto à funcionalidade e beleza. 

O fato é que existem coifas próprias para serem presas à parede e ao teto. Coifas em inox e alumínio. E também coifas com partes metálicas mescladas com partes em vidro, deixando a decoração da cozinha com um ar ainda mais moderno.

Dependendo do design da coifa, o visual do cenário pode parecer mais “leve”.  Assim, os modelos tradicionais foram pensados para ficarem encostados a uma parede – e sobre o fogão, claro. 

Neste caso, o aparelho pode ser mais ou menos horizontal – vai depender de quantas “bocas” tiver de cobrir. Também poderá ser inclinado – deste modo, menos profundo.

Agora, quem conta com uma cozinha ampla, com muitas bancadas, pode usar a coifa como um elemento ornamental em destaque, guiando a proposta da decoração. Assim, como ficará muito exposto, este aparelho escolhido precisa ser ainda mais bonito.

Em outras situações específicas, a coifa também poderá ficar oculta, inserida dentro de uma marcenaria exclusiva, planejada especialmente para a cozinha.

Como escolher a coifa ideal

A coifa ideal é aquela compatível com o tamanho do fogão. É preciso também considerar sua provável frequência de uso, o material e o acabamento – até para saber se vai combinar com a cozinha. 

Outro ponto importante é seu sistema de evacuação de fumaça, que depende de ser realizado de acordo com a estrutura do imóvel. além de sua potência em metros cúbicos e a forma de instalação.

Muitas dessas decisões vão depender de uma estratégia visual estabelecida pelo decorador. Isso leva em conta os próprios hábitos da família e maneira como realizam suas refeições e preparam os alimentos.

O fato é que se deve atentar para alguns detalhes técnicos. A coifa deve ser posicionada a uma altura entre 65 e 75 cm acima do fogão e é melhor que possua uma iluminação embutida.

“Fatores como espaço físico, disponibilidade para instalação de chaminé e preço devem sempre ser levados em conta. O aspecto visual também é importante (…).”, 

“O interessante é sempre aliar beleza à praticidade, fácil manutenção e rendimento do equipamento.”

 – designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Depois de tantas dicas e belas imagens de propostas de decoração de cozinhas, qual modelo de coifa mais chamou sua atenção? Será que vai combinar com a sua decoração? Inicie seu projeto e descubra! 

Essas dicas de como utilizar a coifa na decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar