fbpx
ART & DESIGN

Ideias incríveis para combinar móveis de madeira com sua decoração

27/02/2020
combinacao-moveis-madeira

A decoração de interiores é uma atividade fascinante. O fruto das suas boas combinações pode gerar os mais incríveis cenários. 

Não é exagero pensar que isso influencia também na maneira como as pessoas percebem os ambientes de suas residências. Mas para se chegar a um resultado satisfatório é necessária muita investigação. 

E a madeira é um elemento nobre, natural, renovável com toda uma beleza própria, que pode ser explorada na decoração de interiores.

Escolher os móveis de madeira não é tão simples quanto parece. Por isso mesmo é que os designers e arquitetos costumam simular as suas ideias antes de apresentá-las aos clientes. 

É difícil poder prever se um móvel em um determinado estilo, tamanho, cor e textura irá combinar com outros objetos. E quando não se tem todas estas peças em mãos para compará-las ao vivo, fazem-se, no lugar, croquis e maquetes 3D.

Neste texto, em especial, vamos falar dos móveis de madeira. Itens feitos neste material, de fato, costumam apresentar rara beleza. Sua durabilidade também é bastante notável – talvez como nada igual. Claro que vão requerer manutenção especial; mas, quando bem cuidados e utilizados nos espaços certos, podem ser de grande valia para a decoração de interiores. Veja, então, como utilizá-los dentro de casa.

Os mais diferentes móveis de madeira à venda no mercado

É comum logo ao se pensar em móveis de madeira associar, na cabeça, esta ideia com peças antigas e pesadas que eram utilizadas ambientações do passado. Acontece que este material sempre foi e sempre será bastante valioso. 

Por isto mesmo é que ele ainda faz parte do design de residências, se fazendo presente em projetos modernos também. A diferença agora é a possibilidade dos móveis em aglomerados, como MDF e MDP.

Os móveis encontrados atualmente à venda no mercado não perdem nem um pouco para a beleza dos móveis fabricados no passado. 

Só trata-se de uma beleza diferente, mais adequada ao gosto e às necessidades de quem vive uma vida contemporânea, que exige decorações muito mais práticas e funcionais. Tais peças apresentam muitas outras novidades interessantes, como as gavetas com corrediças telescópicas.

Vários designers – alguns até de renome – têm se dedicado exclusivamente a desenvolver produtos para o segmento de móveis de madeira. 

Os planejados, sem dúvidas, são a novidade mais querida do momento, ajudando a solucionar diversos casos bem complexos de arquitetura e decoração de interiores. Trata-se da melhor alternativa para a otimização de espaços.

Fora isto, os novos móveis de madeira apresentam muito mais opções de acabamentos. Além do tradicional verniz, que ajuda demais a proteger as peças, ainda pode-se aplicar sobre as partes tinta, laca, fórmica e mais. 

A vantagem disto é poder adequar cada elemento desejado à decoração idealizada. Isto abre um leque de possibilidades de combinações. Veja no tópico seguinte.

Com quais outros elementos combinam os móveis de madeira em tom natural

Basicamente, a maior parte dos móveis utilizados em ambientações de interiores é de madeira. 

Claro que existem as peças fabricadas em outras fibras também, como palha, além das peças de metal, plástico e em outros materiais. E tudo isto pode ser colocado junto, na mesma composição. Mas como dito antes, trata-se de uma tarefa que requer muito estudo e testes. Só assim é possível se chegar a uma combinação totalmente harmônica.

Teorias baseadas em resultados de estudos desenvolvidos nos mais variados ramos científicos afirmam que é melhor para o ser humano viver em ambientes equilibrados. E este equilíbrio partiria dos elementos que os compõem estes espaços. 

Em tese, a madeira emanaria certa energia e esta poderia ser intensificada pelo calor, mas apaziguada pelo metal frio. Portanto, seguindo esta regra, chegar-se-ia a uma combinação perfeita.

Quais estilos de decoração combinam com móveis de madeira

Com base nas imagens apresentadas neste texto, já é possível chegar a algumas conclusões quanto ao uso de móveis de madeira em decoração. Primeiro já se sabe que itens neste material servem bem a vários estilos de ambientes. 

Que peças de traços modernos ou clássicos poderiam ser usadas tranquilamente numa mesma composição. E que as em tom natural ficam muito lindas frente a fundos neutros.

Existem diversos tons diferentes de madeiras – mais claros e mais escuros. E todos ficam lindos ao lado de itens transparentes, espelhados e em cores claras – sobretudo às frias, como verde e azul. 

O mais importante é acertar, no fim das contas, a iluminação dos ambientes. Isto fará toda a diferença na hora de deixar a casa que é repleta de móveis de madeira muito mais agradável.

Como você viu, existem muitos detalhes para serem levados em conta, mas, se bem planejada, sua decoração com móveis de madeira pode ter resultados excelentes. Que tal experimentar?

Essas dicas de combinações de peças para incrementar a decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar