fbpx
DICAS

Como inserir criatividade em um ambiente monocromático

30/07/2020

Sabemos que não é fácil escolher as cores certas para decorar a casa. Muitas vezes, corremos o risco de errar a mão, o que acaba prejudicando o ambiente. Nessas horas, optar pelo monocromático pode ser a solução – mas, ao invés de um estilo sem graça, dá para investir na criatividade e ter uma decoração sofisticada, moderna e divertida.

Você pode optar por uma decoração mais clean, deixando as cores mais fortes somente para os detalhes da casa. Ou fazer o oposto: abusar das tonalidades escuras para compor um ambiente totalmente inovador.

Há muitas possibilidades de combinação, por isso, quem acha que o design monocromático é algo chato e tedioso irá mudar de opinião com o artigo de hoje.

A seguir, confira algumas dicas de como inserir criatividade em um ambiente monocromático!

Primeiro passo: escolhendo as cores

O primeiro passo é o mais difícil: escolher as cores certas para a sua decoração monocromática. 

A dica é optar por uma tonalidade que combine com o estilo do cômodo e as preferências dos moradores, para dar um toque de personalidade ao local.

Por exemplo, se você é do tipo de pessoa que gosta de espaços grandes e uma decoração sofisticada, a opção por esquadrias de alumínio branco pode ser uma boa escolha, já que as cores neutras imprimem uma sensação de beleza, tranquilidade e amplitude.

Mas se você tem filhos, é interessante perguntar qual cor eles gostam, já que as crianças costumam optar por tonalidades mais chamativas e vibrantes. 

Mesmo que você esteja inseguro na aplicação dessas cores, comece com detalhes, pintando apenas uma parede ou com alguns enfeites no quarto.

Segundo passo: conheça os significados das cores

Quem ainda está com dificuldades de escolher a cor certa para cada cômodo, uma dica é optar pelas sensações que elas despertam. 

Assim, dependendo do ambiente, é possível ter um local mais aconchegante (como os quartos), ou um mais divertido (como a cozinha).

Abaixo, confira algumas cores, suas sensações e para quais cômodos são mais indicadas:

  • Laranja: otimismo e energia (salas e cozinhas);
  • Vermelho: paixão e amor (quartos e banheiros);
  • Rosa: delicadeza e estilo (quartos);
  • Amarelo: diversão e alegria (sala de estar);
  • Verde: frescor e relaxamento (sala de estar e banheiros);
  • Azul: calma e tranquilidade (quartos).

 

Ao optar pela decoração monocromática, é interessante usar diferentes tons e saturações da tonalidade, além de uma combinação com o branco, preto ou cinza. Isso ajuda a evitar que o ambiente fique enjoativo e cansativo.

Por exemplo, você pode combinar um piso vinílico em placa, com uma textura que imita madeira, ao invés de um piso da mesma cor da parede. Dessa forma, temos um contraste que ajuda a não errar na decoração.

Terceiro passo: use a mesma cor nas texturas

Depois de escolher a cor certa, avaliar o seu significado no ambiente e fazer a combinação certa de tonalidades, você pode deixar o ambiente ainda mais inovador com a aplicação de texturas e revestimentos.

A variação de formas e padrões é fundamental para a harmonização monocromática, pois ela traz leveza e movimento, ao invés de deixar o cômodo simples e liso.

Vamos supor que você escolheu o laranja para compor a decoração da sala de estar. Uma ideia é ter um revestimento para sofá em veludo, em um laranja bem escuro, e as paredes com uma tonalidade mais clara e fosca.

Quarto passo: misture tapetes e tecidos

Quem está começando agora a investir na decoração monocromática, e está com medo de fazer uma mudança no estilo dos cômodos, a dica é começar aos poucos, incluindo alguns tapetes e tecidos na mesma tonalidade do ambiente.

Por exemplo, para quem tem uma sala mais puxada para o marrom e o bege, pode ser interessante incluir um tecido rústico para cortina.

Assim, você consegue visualizar, aos poucos, como o local todo ficará com a decoração monocromática e ir mudando devagar o design do cômodo, para se adaptar ao estilo.

Conclusão

O que achou da decoração monocromática? Esse estilo é uma tendência do design de interiores e da arquitetura para o ano de 2020, e promete ficar por muito tempo na moda.

Simples e criativo, temos a liberdade para criar toda a decoração da nossa residência com uma mesma cor, sem perder a personalidade e a sofisticação dos ambientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment