fbpx

Como inserir plantas que purificam o ar no seu apartamento?

Não é novidade para ninguém que cultivar plantas em casa é uma forma bastante interessante de decorar o seu ambiente. Mas você sabia que elas também purificam o ar do seu apartamento? 

Importante dizer que elas podem ser posicionadas em vários lugares, desde a varanda até a cozinha, afinal, as plantas trazem diversos benefícios para o ambiente onde estão, desde a purificação do ar até manutenção da temperatura ambiente.

As plantas em ambientes internos são uma técnica bastante utilizada atualmente no ramo de paisagismo residencial, porém, é importante conhecer um pouco mais sobre cada espécie.

Pensando nisso, primeiramente, vamos entender como as plantas impactam o ambiente de seu apartamento.

Como as plantas podem impactar o seu dia a dia?

Estudos realizados pela própria NASA apontam diversas formas que nossas amigas verdes podem melhorar o nosso dia a dia. Um exemplo comumente conhecido é a filtração do gás carbônico, cujo as plantas utilizam para a sua fotossíntese.

Seja uma empresa de paisagismo e jardinagem que irá de auxiliar a posicionar as melhores espécies em sua casa ou você mesmo, é extremamente útil pesquisar com antecedência quais delas podem de fato ajudar o ambiente domiciliar.

Principalmente quando pensamos que cada pessoa mora em um lugar diferente, assim tanto as questões climáticas quanto urbanas podem impactar nos cuidados e na escolha correta e assertiva.

E nós estamos aqui para facilitar a sua decisão e te mostrar algumas plantas que podem ser cultivadas por você, independentemente se serão colocadas em vasos no chão, penduradas no teto ou em uma estante de inox

Quais plantas escolher?

Quando for escolher, pense no ambiente em que mora e se faz sentido para você investir em uma ou outra planta. Confira abaixo a lista de algumas de nossas colegas que ajudam a filtrar e purificar o ar.

Sendo assim, as principais são:

  • Aloe Vera;
  • Espada de São Jorge;
  • Lírio da Paz;
  • Palma Bambú;
  • Hera.

01 – Aloe Vera

Essa é uma planta suculenta e que necessita de pouca água e bastante sol para se manter bela e saudável. Conhecida principalmente pelo nome de Babosa, ela chega a aproximadamente 1,5m de comprimento e pode ser colocada tanto na varanda quanto na sala.

É aconselhável que tome cuidado na hora de realizar a poda, mantendo as folhas curtas e se atentando ao suco viscoso que vaza quando cortadas. É muito utilizada na medicina popular, assim, é importante que ela fique longe de bebês e crianças.

02 – Espada de São Jorge

Sendo bastante fácil de se cultivar e necessitando de pouco tempo de cuidado, a Espada de São Jorge é uma planta que se adequa a diversos tipos de ambiente, tanto em apartamentos quanto casas de campo e escritórios.

Sendo categorizadas como plantas de grande porte, apenas se atente ao seu crescimento, pois ela se desenvolve com muita rapidez e é necessário podar as suas folhas com bastante frequência.

03 – Lírio da Paz

Essa é uma planta comumente encontrada em lugares de temperatura quente ou morna, não sendo vista em locais frios. Embora seja linda e chamativa, é bastante tóxica e é contraindicada para quem tem crianças ou animais de estimação no apartamento.

Outra característica bastante interessante, além de filtrar o ar, é que pode ser cultivada em vasos grandes ou pequenos, assim também pode ser colocada tanto em sua sala de estar ou na cozinha, quanto na varanda.

04 – Palma Bambú

Podendo ser cultivada em diversos ambientes, tem preferência por climas um pouco mais quentes. Pode ser alocada tanto na sala de estar quanto na cozinha e também na varanda, embora seja necessário tomar cuidado com o seu crescimento.

Lugares sombreados são ideais para o seu crescimento, portanto, controle o seu desenvolvimento através de podas, até mesmo porque, ao envelhecer, solta pequenos galhos secos e mortos. Dessa forma, é necessário certa dedicação para cuidar dela.

05 – Hera

Essa é uma planta que é cultivada principalmente em vasos pequenos, até porque suas folhas crescem bastante até sair do vaso. 

Ela embeleza bastante o lugar e é ideal para ficar pendurada em paredes ou no teto. Ademais, é fácil de cuidar, precisando de água em dose comum.

Conclusão

Agora que já sabe como utilizar as plantas ideais para purificar o ar do seu apartamento, escolha algumas que mais se adequam ao seu estilo de vida. Agora, depende de você apostar na mais interessante e bonita!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.