fbpx
ART & DESIGN

Como utilizar rebaixo de forro e inovar na decoração

26/02/2020
Como utilizar rebaixo de forro

O rebaixo de forro é uma tendência entre os arquitetos e está cada vez mais presente na decoração das casas. 

Simples, porém sofisticado, o rebaixamento de teto com gesso, é capaz de transformar o ambiente de casas, apartamentos e demais espaços imobiliários.

Neste artigo, vamos tratar um pouco de como utilizar o rebaixo forro na sua casa e inovar a decoração do ambiente. 

O que é rebaixo de forro e vantagens no seu uso para decoração de ambientes

Como utilizar rebaixo de forro

O rebaixo de forro, popularmente conhecido como sanca, ou como rebaixamento de gesso, é uma forma de reduzir a altura do teto em relação ao chão, dentro de um determinado ambiente (seja em casa, apartamentos, escritórios, entre outros).

O principal objetivo é tornar o cômodo mais aconchegante, acolhedor e esteticamente agradável, sendo uma técnica muito útil para imóveis que possuem o pé direito muito alto, ou então, tubulação e vigas, como a viga U, muito aparentes.

Fora as vigas, o rebaixo de forro ajuda a esconder as colunas falsas, que são estruturas por onde passam os encanamentos do prédio ou das casas. 

Em geral, elas não aparecem no imóvel decorado, mas quando recebemos as chaves do imóvel, elas poluem a decoração.

Além disso, o rebaixo de forro é capaz de esconder varões de cortina e demais imperfeições, deixando o teto mais uniforme e proporcional, bem como o ambiente mais bonito e sofisticado.

Ou seja, o rebaixamento é extremamente eficiente para resolver problemas relacionados à beleza do seu imóvel, principalmente se você deseja ter uma casa dos sonhos.

Entre as muitas vantagens do rebaixo de forro, destacam-se:

  • O alto valor estético dado ao imóvel;
  • As inúmeras possibilidades de decoração;
  • O visual atrativo e moderno;
  • O maior conforto acústico do ambiente.

A sanca é recomendada para locais onde o pé direito tenha mais de 2,80 metros de altura, para que o rebaixo de forro não passe a impressão de um ambiente menor.

Por essa razão, recomenda-se que antes de fazer o rebaixamento, um profissional de arquitetura ou design de interiores faça uma avaliação do espaço, para verificar a necessidade da sanca, bem como as técnicas para utilizar o rebaixo de forro.

Dicas para usar o rebaixo de forro na decoração do ambiente

Em grande parte dos projetos, o rebaixo de forro é feito em gesso, devido à resistência, estética e praticidade do material.

Normalmente, um simples serviço de gesso, com instalação de placas na parte superior do teto já consegue um efeito de rebaixamento.

Além do gesso, o drywall também é um material comum nos projetos de rebaixamento de teto. 

Com um efeito liso e harmonioso, ele é resistente e durável, fora que não espalha muito resíduo durante a instalação, sendo mais fácil limpar o local pós-obra.

A importância da integração da sanca com o projeto de iluminação

Por ser suspenso, o rebaixo de forro permite o corte do gesso em diferentes formatos. 

No entanto, é fundamental que a instalação da sanca esteja alinhada com o projeto de iluminação e de instalação elétrica da casa.

Dessa forma, o rebaixamento de gesso permite embutir os pontos de luz indiretamente, criar efeitos e visuais inovadores no ambiente. 

Além disso, quando planejado em conjunto com o projeto de instalações elétricas do local, a sanca pode direcionar a luz para toda extensão da parede, para um efeito luminoso diferenciado.

Os benefícios não param por aí. A instalação de um rebaixo de forro em conjunto com o projeto de iluminação oferece diferentes possibilidades de decoração, desde estilos mais rústicos, passando pelo retrô, até um design moderno.

Em alguns casos, a sanca pode embutir luzes que tenham automação de iluminação, controlando a luminosidade para efeitos de decoração ainda mais bonitos.

As múltiplas possibilidades de decoração do ambiente

Aliás, engana-se quem pensa que o rebaixo de forro só é indicado para ambientes lisos e de cores claras. 

Dependendo do estilo de cada morador, é possível combinar a sanca com papéis de parede coloridos e ilustrados (os mais indicados são os com flores e desenhos geométricos).

Claro que, tudo vai depender do equilíbrio entre os materiais decorativos e as preferências do morador. 

Por esse motivo, é importante projetar o rebaixo de forro, em conformidade com as especificações do ambiente e os objetivos de decoração de cada local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar