Conheça a tendência maximalista, suas vantagens e desvantagens
A decoração maximalista chama a atenção daqueles que gostam de elementos excêntricos, bem como de mix de estampas, cores e épocas.
É um estilo de decoração que deixa o ambiente mais suntuoso e as pessoas livres para escolherem os componentes.
Então, se você gosta de ousar e está procurando um estilo que permite total liberdade, você encontrou.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é decoração maximalista e suas vantagens e desvantagens, para que você possa começar a decorar sua casa, apartamento ou escritório sem nenhuma dúvida.
O que é decoração maximalista?
Maximalismo é um estilo de decorar que tem como principal característica a exuberância. É uma oposição clara ao minimalismo, um conceito que pensa somente no necessário.
O conceito maximalista entrega mais dimensão aos espaços usando técnicas como projeto de paisagismo residencial para áreas externas, peças e artigos extravagantes. Aqui, o conceito chave é “quanto mais, melhor”.
Entre os tipos de móveis que podemos usar dentro desse estilo temos:
- Sofás gigantes;
- Tapetes com muitos detalhes;
- Papéis de parede estampados;
- Cortinas com cores vibrantes.
Apesar de prezar pelo exagero, esse décor não é puramente algo desorganizado. O bom gosto, dosagem ideal, contraste e complementação são fundamentais para criar ambientes perfeitos dentro do estilo.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem que podemos destacar nesse estilo é a possibilidade que as pessoas têm para criar uma nova composição, bem como o empoderamento que o maximalismo entrega.
A pessoa pode ousar da maneira que melhor lhe convém, usando uma mesa saarinen lateral ou qualquer objeto que remeta a mistura do tradicional com o moderno, e o refinado com o simples.
Outra vantagem é a possibilidade de trazer um pouco mais da história de cada objeto da decoração. Por exemplo, se você tem aquele relógio cuco antigo da sua avó, pode usá-lo sem medo na decoração.
Quem gosta de antiguidades vai encontrar a vantagem de poder transformar sua casa em um antiquário bonito e cheio de histórias e valor.
Dentre as desvantagens, o principal impacto é a dificuldade em misturar tantas cores e estampas de maneira harmoniosa.
Mesmo que o maximalismo seja uma mistura constante, isso deve ser feito com harmonia para não deixar o espaço sobrecarregado.
Isso pode limitar um pouco as pessoas, por isso, para não errar, você pode optar por contratar um designer de interiores para lhe auxiliar.
Como aplicar o estilo
Vamos dar algumas dicas para você começar a planejar a decoração minimalista dentro de toda a beleza que esse décor traz:
Parede
Paredes maximalistas podem seguir duas linhas, sendo neutras ou totalmente chamativas. Se você optar pela neutralidade, deve usar quadros e objetos decorativos, já no segundo, o efeito é garantido por papéis de parede estampados.
Uma boa opção para essa decoração são os móveis planejados para cozinha, pois eles são mais duráveis e podem ser fabricados com as cores e o estilo que mais tenha a ver com a parede que você escolheu.
Cores
As cores não precisam ser da mesma paleta, mas você pode seguir esse critério se preferir ou achar mais fácil.
Por exemplo, se a parede for verde-escuro ou preta, os móveis e outros objetos podem ter cores vibrantes. O resultado é um ambiente vivo, que é uma busca constante desse estilo.
Artigos
Os artigos decorativos podem ser os mais variados e não precisam seguir um padrão. Peças clássicas como esculturas de mármore podem ser usadas, além de móveis da era barroca, quadros modernos, etc.
Também são bem-vindas plantas gigantes, como cactos e palmeiras, além de várias espécies de pequeno porte.
Lençóis e colchas de cama também são parte da decoração, e em uma fábrica de tecidos você pode encontrar as estampas e cores que mais te agradam, para valorizar ainda mais sua decoração maximalista.
Conclusão
Cada detalhe desse décor é uma volta ao mundo da decoração e da arquitetura. É um estilo que vai na contramão das tendências e prova que unir estilos faz toda a diferença dentro de um projeto.
Quem gosta de expor sua personalidade vai poder expressá-la no maximalismo sem medo, pois ele aumenta até a última potência as opções de decoração. Portanto, cada canto do cômodo é uma oportunidade única de se expressar.
Para que tudo fique perfeito, basta saber escolher as combinações e aproveitar toda a irreverência e exuberância de morar em um espaço maximalista.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.