fbpx
ART & DESIGN

Conheça a tendência maximalista, suas vantagens e desvantagens

31/07/2020

A decoração maximalista chama a atenção daqueles que gostam de elementos excêntricos, bem como de mix de estampas, cores e épocas.

É um estilo de decoração que deixa o ambiente mais suntuoso e as pessoas livres para escolherem os componentes.

Então, se você gosta de ousar e está procurando um estilo que permite total liberdade, você encontrou.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é decoração maximalista e suas vantagens e desvantagens, para que você possa começar a decorar sua casa, apartamento ou escritório sem nenhuma dúvida.

O que é decoração maximalista?

Maximalismo é um estilo de decorar que tem como principal característica a exuberância. É uma oposição clara ao minimalismo, um conceito que pensa somente no necessário.

O conceito maximalista entrega mais dimensão aos espaços usando técnicas como projeto de paisagismo residencial para áreas externas, peças e artigos extravagantes. Aqui, o conceito chave é “quanto mais, melhor”.

Entre os tipos de móveis que podemos usar dentro desse estilo temos:

  • Sofás gigantes;
  • Tapetes com muitos detalhes;
  • Papéis de parede estampados;
  • Cortinas com cores vibrantes.

Apesar de prezar pelo exagero, esse décor não é puramente algo desorganizado. O bom gosto, dosagem ideal, contraste e complementação são fundamentais para criar ambientes perfeitos dentro do estilo.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem que podemos destacar nesse estilo é a possibilidade que as pessoas têm para criar uma nova composição, bem como o empoderamento que o maximalismo entrega.

A pessoa pode ousar da maneira que melhor lhe convém, usando uma mesa saarinen lateral ou qualquer objeto que remeta a mistura do tradicional com o moderno, e o refinado com o simples.

Outra vantagem é a possibilidade de trazer um pouco mais da história de cada objeto da decoração. Por exemplo, se você tem aquele relógio cuco antigo da sua avó, pode usá-lo sem medo na decoração.

Quem gosta de antiguidades vai encontrar a vantagem de poder transformar sua casa em um antiquário bonito e cheio de histórias e valor.

Dentre as desvantagens, o principal impacto é a dificuldade em misturar tantas cores e estampas de maneira harmoniosa.

Mesmo que o maximalismo seja uma mistura constante, isso deve ser feito com harmonia para não deixar o espaço sobrecarregado.

Isso pode limitar um pouco as pessoas, por isso, para não errar, você pode optar por contratar um designer de interiores para lhe auxiliar.

Como aplicar o estilo

Vamos dar algumas dicas para você começar a planejar a decoração minimalista dentro de toda a beleza que esse décor traz:

Parede

Paredes maximalistas podem seguir duas linhas, sendo neutras ou totalmente chamativas. Se você optar pela neutralidade, deve usar quadros e objetos decorativos, já no segundo, o efeito é garantido por papéis de parede estampados.

Uma boa opção para essa decoração são os móveis planejados para cozinha, pois eles são mais duráveis e podem ser fabricados com as cores e o estilo que mais tenha a ver com a parede que você escolheu.

Cores

As cores não precisam ser da mesma paleta, mas você pode seguir esse critério se preferir ou achar mais fácil.

Por exemplo, se a parede for verde-escuro ou preta, os móveis e outros objetos podem ter cores vibrantes. O resultado é um ambiente vivo, que é uma busca constante desse estilo.

Artigos

Os artigos decorativos podem ser os mais variados e não precisam seguir um padrão. Peças clássicas como esculturas de mármore podem ser usadas, além de móveis da era barroca, quadros modernos, etc.

Também são bem-vindas plantas gigantes, como cactos e palmeiras, além de várias espécies de pequeno porte.

Lençóis e colchas de cama também são parte da decoração, e em uma fábrica de tecidos você pode encontrar as estampas e cores que mais te agradam, para valorizar ainda mais sua decoração maximalista.

Conclusão

Cada detalhe desse décor é uma volta ao mundo da decoração e da arquitetura. É um estilo que vai na contramão das tendências e prova que unir estilos faz toda a diferença dentro de um projeto.

Quem gosta de expor sua personalidade vai poder expressá-la no maximalismo sem medo, pois ele aumenta até a última potência as opções de decoração. Portanto, cada canto do cômodo é uma oportunidade única de se expressar.

Para que tudo fique perfeito, basta saber escolher as combinações e aproveitar toda a irreverência e exuberância de morar em um espaço maximalista.    

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar