fbpx
DICAS

5 elementos para ter atenção em um contrato de compra de imóvel

22/01/2020
contrato de compra de imóvel

A assinatura do contrato de compra de imóvel é uma das etapas principais no processo de aquisição. Ao assinar esse tipo de documento você concorda com as condições previstas e, por isso, é de extrema relevância checar cada uma delas antes de “bater o martelo”.

Sabemos que essa fase pode gerar uma certa dúvida, pensando nisso, trouxemos para o post um apanhado de dicas, com informações referentes ao contrato de compra de imóvel. Basta acompanhar a leitura!

1. O valor do imóvel

Está pensando em dar um valor de entrada? Então, mantenha essa ação devidamente registrada no contrato para que, no futuro, não aconteça nenhum tipo de contestação.

Conferir o valor que está sendo negociado é o primeiro ponto ao longo desse processo. Afinal, pode ser bastante desagradável perceber que a quantia negociada está em desacordo com a que consta no documento

2. Condições de pagamento

Valores de cada parcela, data do vencimento das mensalidades, corretagem e, até mesmo, o índice de reajuste são itens que merecem sua atenção.

Como solução para evitar qualquer surpresa desagradável, certifique-se de que não só o valor, mas também o fluxo acordado está correto na documentação.

3. Memorial descritivo e planta do imóvel

O seu objetivo é comprar uma propriedade ainda na planta ou em construção? Então, não deixe de checar o memorial descritivo do espaço e a planta do imóvel. Neles, você encontrará todas as características que serão, de fato, entregues pela construtora — assim como aquelas que, previamente, foram apresentadas na venda.

Quais são elas? As características do condomínio (tamanho, torres, pavimentos); descrição do empreendimento (detalhes sobre as áreas comuns – geral e de cada torre); especificações de acabamento; revestimentos e outras características que merecem ser mencionadas.

4. Responsabilidades

Quando o imóvel já estiver apto ao repasse (momento em que a obra é finalizada e o cliente deve quitar sua unidade, seja por recursos próprios ou financiamento imobiliário), o comprador se torna o responsável por todas as despesas, impostos e taxas que incidirem sobre a unidade, como IPTU e condomínio.

5. Entrega das chaves

Feita a quitação da unidade, o cliente já poderá receber as tão esperadas chaves do seu novo imóvel. Observe no contrato as regras desse procedimento.

É preciso estar ciente de que o contrato de compra e venda determina as regras da aquisição do imóvel. Por isso, leia o documento com cuidado e tire todas as suas dúvidas com a gente.

Viu só? Seguindo essas dicas, ficará fácil garantir a sua melhor escolha!
Assine nossa newsletter e receba mais dicas da Cyrela sobre o assunto.

Você também pode gostar