fbpx

Deixe sua sala linda com sofás coloridos

Imagina uma sala onde tudo combina. Maravilhoso, não?! Mas será que para isto o ambiente precisaria ter todos os elementos numa mesma cor, textura e estilo? 

Claro que não. Às vezes, o contraste pode ser mais interessante e até coerente suficiente para entendermos que tudo é capaz de combinar no cenário. Veremos, neste texto, como é possível harmonizar qualquer modelo de sofá a uma determinada decoração de sala.

BY Arq&Design

As cores mais populares de sofás

Já notou como a maioria dos sofás à venda nas lojas parece seguir certo padrão cromático? É que é mais fácil combinar determinadas cores em decorações de interiores. 

Por exemplo, um sofá marrom ou bege se adequaria mais facilmente a qualquer estilo de ambiente, sem impactar muito no cenário. Outra vantagem é que, se esta peça não chamar tanta a atenção, outros elementos ao redor podem se destacar.

Máira Ritter

Os sofás coringas

Agora, você pode estar se perguntando por que os sofás marrons e beges são as opções mais buscadas nas lojas, ao invés de branco e preto. Sim, estas duas cores citadas, de fato, também são cores neutras. 

Contudo, elas podem apresentar desvantagens. Dependendo do tecido de revestimento, um sofá branco pode ser mais difícil de ser limpo. Já um em preto pode deixar o ambiente escuro demais.

O único tom de sofá que foge a esta regra é o cinza. Mas ultimamente as pessoas têm procurado até mesmo outros tons, a fim de fugir um pouco dos padrões tradicionais, ousando em móveis de outras cores. 

É o caso dos sofás em cores como turquesa, bordô, roxo, rosa claro e mais. Claro que estas peças são mais difíceis de combinar com qualquer decoração, pois roubam a cena. Mas o resultado pode valer a pena.

Fernanda Azevedo Mancini
Shiroma e Montemór Colab Decor

Sofás coloridos podem ser os maiores centros de interesse das decorações de salas de estar. 

Eles podem tirar o foco de outros pontos, como painéis de TV, guiando o observador a reter o olhar para outros pontos mais interessantes da sala, como uma área de descanso e leitura. E eles não precisam estar isolados num canto, mas acompanhados de outras peças – combinando em tonalidades e estampas.

O motivo de muitas pessoas preferirem os sofás coloridos ao invés de sofás em cores neutras é a mensagem que desejam transmitir com a decoração. 

Estes móveis podem emitir com muito mais força a ideia de um espaço mais elegante, descolado, alegre, divertido, irreverente e com humor. Só que para se obter este efeito visual super agradável é preciso estudar muito bem todo o ambiente, pois tudo nele deve dialogar.

Conceição Estrela Pinto Barbosa

Dicas para escolher o melhor sofá com para sua sala

Não importa se você escolheu um sofá neutro ou colorido para a sua casa. Nenhuma das opções é equivocada, na verdade. O que vale mesmo é como você conseguiu harmonizar esta peça com a decoração da sala da sua casa. 

Há várias formas de se fazer isto. Explicaremos algumas delas. Pra começar, você pode utilizar só esta peça em cores bem vivas frente a um pano de fundo neutro.

Mais uma alternativa, como você já deve ter imaginado, é colocar um sofá neutro frente a um fundo colorido ou estampado em um tom contrastante. Lembrando que não necessariamente a parede da sala tenha que ser pintada. 

Se preferir, por exemplo, pode-se fazer a instalação de um painel colorido atrás deste móvel, em tons de cores que remetem ao revestimento do sofá ou às suas peças complementares.

Bianchi & Lima Arquitetura
Brunete Fraccaroli

Sim, você pode utilizar um sofá de cor neutra na sua sala e combiná-lo com o restante da decoração por meio dos complementos “jogados” sobre ele. 

Entram nesta lista as mantas, as capas e as almofadas. E estas peças menores podem combinar com vários outros elementos funcionais ou só ornamentais em volta. É o caso dos tapetes e cortinas, que podem repetir a mesma cor e estampa ou criar uma espécie de degradê.

Paula Veloso Brant Pinheiro
Dirlene Serrano

Além de das cores, também devemos falar dos designs dos novos sofás. A contemporaneidade propõe a criação de decorações livres de padrões, ou seja, nos mais variados estilos. 

Então, seguindo este pensamento, os fabricantes passaram a oferecer diferentes sofás. Tem os torneados, para decorações clássicas. Os de viés retrô ou vintage. E ainda os de bordas retas, que combinam com várias decorações.

Pedro Lázaro

Agora é a sua vez de pensar em qual o melhor modelo de sofá para a sua sala. Quais as linhas, cores, texturas e complementos que este móvel deve apresentar? Pesquise as opções oferecidas pelo mercado e comece esse projeto agora mesmo.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.