fbpx
Cortinas luxuosas

Cortinas luxuosas: como escolher a melhor opção para seu apartamento?

Cortinas luxuosas são itens indispensáveis em projetos refinados. Além do papel funcional — serem aliadas no controle da luminosidade, do calor e do vento, auxiliarem no conforto acústico e conferirem privacidade aos moradores —, esses acessórios fazem toda a diferença na composição dos ambientes. No entanto, com tantas opções, nem sempre é fácil acertar nas escolhas.

Para ajudar, reunimos dicas para você se inspirar. Continue a leitura e veja os modelos de cortinas luxuosas mais indicados para apartamentos com decorações requintadas!

Quais cortinas combinam com decorações requintadas?

Mais do que o modelo, é o material que define uma cortina luxuosa. Por exemplo: em apartamentos com estilo clássico, tecidos nobres, com bom caimento, são um verdadeiro coringa. Em relação à cor e ao padrão, para garantir um visual harmonioso, basta levar em conta o estilo das demais peças presentes no ambiente.

Como acertar na escolha de cortinas luxuosas?

Para compor um visual elegante, evite modelos sem forro. Além de não serem funcionais, eles dão uma aparência barata e inacabada. Se você busca uma cortina luxuosa, confira cinco dicas para não errar na escolha.

1. Analise o material

Uma cortina luxuosa pode ser feita tanto em tecidos naturais como em materiais sintéticos de alta qualidade — os quais têm se mostrado uma alternativa cada vez mais vantajosa. Isso porque, além do efeito visual praticamente idêntico aos sintéticos, tendem a durar mais.

Dito isso, para os forros, tecidos 100% algodão, tergal, gabardine e microfibra estão entre os mais usados. Para cortinas leves, costuma-se usar voal, organza, chiffon, palha de seda e crepe. Já para cortinas pesadas e com boa opacidade, destacam-se veludo, linho puro, brim, shantung, sarja, chenille e seda.

2. Considere o tamanho

Nas salas e nos quartos, cortinas longas são ideais. Em média, elas devem ficar entre 2 e 4 cm do chão.

Muitas vezes, as cortinas ocupam a parede toda. Se não for o caso, é importante deixar uma sobra de cerca de 30 cm de cada lado da janela, para impedir a entrada de luz e garantir um acabamento perfeito.

Em geral, elas são fixas 20 cm acima da janela. No entanto, em ambientes com pé-direito alto, é preciso adaptar. O ideal é começarem próximas ao teto, ficando, geralmente, escondidas sob o gesso.

3. Prefira tons neutros

Especialistas em decoração concordam que cores intensas e estampas marcantes devem ser restritas a detalhes pontuais. Com o passar do tempo, elas tendem a enjoar.

Devido ao tamanho das cortinas e ao impacto que geram nos ambientes, prefira tons claros e neutros (como off-white, cru, bege e cinza). Trata-se de uma escolha elegante, aconchegante e atemporal — que, entre outras vantagens, possibilita mais liberdade nas escolhas do restante do décor.

4. Observe o modelo

O modelo deve ser condizente com o estilo do ambiente. Além das clássicas cortinas em tecido, existem persianas modernas e luxuosas, encontradas em diversas versões (rolô, romana, silhouette, entre outras).

Se você aprecia a praticidade e a eficiência trazidas pela tecnologia, opte por cortinas ou persianas motorizadas. Geralmente, elas são acionadas por tablets, a partir dos quais também é feito o controle da iluminação, da climatização, entre outras funções existentes em lares inteligentes.

5. Atente ao acabamento

Barras puídas ou curtas não combinam com ambientes requintados. Se sua cortina não sobreviveu às lavagens, é hora de trocá-la.

Uma boa dica para quem não abre mão dos tecidos naturais é procurar peças com barras duplas. Dessa maneira, se a cortina encolher após a primeira lavagem, uma das barras poderá ser desmanchada, readequando o comprimento.

Como usar cortinas luxuosas no apartamento?

Combinar um forro mais pesado com uma sobreposição leve, com ou sem a camada de blackout, sempre funciona. Para os mais ousados, uma das principais tendências em décors contemporâneos é combinar dois modelos de cortinas. Nesse caso, pode-se usar uma persiana e uma cortina leve.

Para acertar, busque inspirações em sites e em revistas de arquitetura, bem como nas redes sociais de arquitetos e de designers de interiores renomados — principalmente, aqueles cujo trabalho tenha a ver com o seu estilo. Por fim, lembre-se: seja clássica, seja moderna, uma cortina luxuosa vale o investimento!

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.