fbpx
DICAS

Cuidados com a casa: listamos 5 cuidados que você deve ter atenção

02/07/2020
cuidados com a casa

Mesmo com o relaxamento do isolamento social acontecendo em algumas cidades brasileiras, ainda há muitos locais que seguem com a quarentena sendo renovada.

Por conta disso, as pessoas estão constantemente adotando alguns cuidados com a casa para preservar o bem-estar da família, evitar acidentes domésticos e deixar os ambientes mais agradáveis para todos.

Afinal, este é um período que exige muitas mudanças na rotina e que mexe muito com a nossa saúde mental, os nossos hábitos de consumo e outras questões do dia a dia.

Por esse motivo, preparamos um post com 5 dicas para ajudar você nessa missão de tornar a sua residência um lugar mais adaptado para este momento. Confira!

1. Atente ao consumo de água e energia elétrica

É inevitável: com a necessidade de permanecer em casa ao longo do isolamento social, as pessoas acabam consumindo mais água e energia elétrica. Porém, sem um bom senso no uso desses dois recursos, as contas no fim do mês vão aumentar — e muito —, o que pode comprometer o orçamento da família.

Por essa razão, lembre a todos sobre a importância de reduzir a duração dos banhos, não deixar a torneira aberta ao ensaboar as louças e não usar a máquina de lavar para a limpeza de peças que podem ser lavadas à mão (como meias, lenços, roupas de bebê etc.).

Além disso, é indispensável que aparelhos como televisão e som sejam desligados se não há ninguém no cômodo, e que seja evitado o uso de luminárias em paralelo com as lâmpadas do recinto.

2. Tome algumas precauções com aparelhos eletrônicos recarregáveis

A segunda dica é tomar algumas precauções com os aparelhos eletrônicos que são recarregáveis, como celular, tablet, notebook, controles de videogame etc. Afinal, por fazerem parte da nossa rotina, inevitavelmente recarregamos eles com frequência, não é mesmo?

A questão é que, durante a quarentena, o uso desses itens aumenta consideravelmente, assim como o número de vezes que eles são conectados às tomadas — já que eles são utilizados para o trabalho, lazer, leitura e até mesmo para passar um tempo em família.

O problema está no fato de que muitas pessoas resolvem deixá-los carregando à noite enquanto dormem, mesmo que os aparelhos só precisem de poucas horas para ficarem com a carga 100% completada. Como resultado, isso pode causar uma sobrecarga na bateria ou mesmo um curto-circuito, danificando os equipamentos e oferecendo outros riscos.

Também evite carregar os aparelhos em extensões elétricas — em especial aquelas com várias tomadas —, pois isso pode gerar um excesso de carga, o que é potencialmente perigoso.

3. Evite o acúmulo de bagunça

A organização do lar não pode ficar de fora desta lista. Isso porque, com você e a sua família passando o dia todo dentro de casa, é natural que surjam mais focos de desarrumação em um cômodo ou outro. O problema é que, se isso não é resolvido logo, a bagunça começa a se acumular e a se tornar um transtorno para todos os moradores.

Afinal, um lar bagunçado é sinônimo de desconforto, irritação e mal-estar. Agora, imagine você ficar de quarentena — que já é por si só uma situação atípica e que mexe muito com o nosso estado emocional — em um imóvel virado de cabeça para baixo.

Só de pensar nisso você já consegue sentir parte do estresse que essa experiência pode causar, não é mesmo? Portanto, reúna os moradores da residência e estabeleça pequenas regras de organização para manter a casa em ordem.

Após a organização, é importante fazer a limpeza para uma casa limpa e bem cuidada. Com uma linha completa de limpeza e cuidado, sua casa vai ficar brilhando sem esforços .A nova linha da CIF é um exemplo, composta por produtos que atendem todas as necessidades de cada canto da sua casa: tem a versatilidade dos limpadores multiuso com benefícios inéditos, a eficiência e tecnologia dos produtos que limpam com apenas uma gota e até a praticidade dos lenços umedecidos.

4. Reforce a segurança do lar

Outro dos cuidados com a casa durante a quarentena é reforçar a segurança do lar, principalmente se há crianças e/ou animais de estimação morando com você. Para tanto, adote as seguintes medidas:

  • esconda a fiação de aparelhos eletrônicos atrás ou em espaços internos dos móveis para que ela não fique à mostra e acessível;
  • guarde objetos decorativos feitos de materiais frágeis (como vidro, porcelana ou cerâmica) que podem facilmente quebrar e cortar quem está por perto;
  • coloque tampões nas tomadas que não são usadas e ficam próximas ao chão para que os pequenos não tenham como pôr os dedos na entrada dos pinos;
  • cheque as telas de proteção nas janelas e na varanda para se certificar de que estão em bom estado e não há espaços por onde os pets ou as crianças consigam passar.

5. Redobre os cuidados ao preparar as refeições

Com exceção daqueles pratos encomendados nos aplicativos e serviços de delivery, a maioria das suas refeições será não apenas consumida, mas também feita em casa neste período de isolamento social. Portanto, é importante redobrar os cuidados durante o seu preparo para evitar que alguns problemas ocorram.

Por exemplo, ao sujar a superfície do fogão ou cooktop, ou mesmo a área interna do forno ou micro-ondas, trate logo de limpar para que os restos de comida não sejam esquecidos ali. Do contrário, a sua remoção se tornará mais demorada com o passar do tempo. Isso sem falar que esses restos de alimentos podem liberar odores que vão impregnar suas futuras refeições e ainda se tornar focos de fungos e bactérias.

Outro cuidado necessário é não colocar travessas e panelas quentes nos móveis ou na bancada da pia, pois isso pode ocasionar manchas e até rachaduras no material com o qual eles são feitos — o que desgasta a aparência e reduz a durabilidade do mobiliário do seu lar. É por isso que o recomendando é sempre usar um descanso para utensílios domésticos.

Como mostrado ao longo do post, alguns cuidados com a casa são essenciais para tornar o período de isolamento social mais leve e seguro, além de diminuir as despesas. Portanto, se você também deseja o mesmo resultado no seu lar, comece a seguir nossas sugestões e promover pequenas mudanças no seu cotidiano. Sem dúvidas, você e a sua família vão apreciar cada uma dessas medidas!

E já que falamos bastante sobre cuidados com a casa, não deixe de conferir algumas dicas indispensáveis sobre limpeza do lar para você colocar em prática a partir de hoje!

Você também pode gostar

Leave a Comment