fbpx
cultivar uma horta na sua cozinha

6 dicas para cultivar uma horta na sua cozinha

Ter uma horta na sua cozinha pode ser uma maneira interessante de utilizar produtos mais naturais nos seus preparos diários.

Além de cultivar um hábito que rende momentos de relaxamento, plantar algumas mudas faz com que você possa utilizar temperos orgânicos na alimentação.

Levando em consideração os dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos (PARA) realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso tomar cuidado na compra de alguns produtos.

Em uma análise realizada com alimentos adquiridos em diferentes supermercados entre os anos de 2017 e 2018, cerca de 23% das amostras foram rejeitadas.

Isso porque elas apresentavam uma quantidade inadequada de agrotóxicos, tornando os produtos impróprios para consumo.

Por isso, cada vez mais pessoas buscam alternativas para produzir em casa alguns alimentos, deixando as refeições mais saborosas e naturais.

Então, se você quer dicas para cultivar uma pequena horta na cozinha, siga na leitura deste artigo e comece a sua o quanto antes.

cultivar uma horta na sua cozinha

Dica 01: Separe um espaço especial

Cada muda que você planta exige cuidados específicos, que vão desde uma área bem ventilada até um espaço sem muita incidência solar.

Sendo assim, é importante que você organize um lugar levando em consideração esses elementos, para que a sua horta possa trazer boas produções.

Para quem ainda está mobiliando a casa, é possível pedir um projeto personalizado em uma das lojas de cozinhas planejadas, desenhando uma estrutura que otimize o espaço.

Desse modo, além de posicionar a horta na área ideal para que ela se desenvolva, você pode organizar todo o cômodo de modo funcional.

Dica 02: Monte uma horta vertical

Se o problema é espaço, não se preocupe: uma possibilidade bastante interessante é investir em uma horta vertical, que pode ser feita com a ajuda de uma estante.

Assim, você consegue posicionar uma boa quantidade de vasinhos e decorar o ambiente de modo harmonioso.

Além de criar um cenário mais natural na sua cozinha, é possível cultivar uma série de temperos e especiarias, garantindo um sabor especial nos seus alimentos.

Dica 03: Escolha as mudas que façam sentido

cultivar uma horta na sua cozinha

Depois de organizar o espaço e garantir uma estante que combine com o seu conjunto de armário, é preciso escolher quais serão as espécies que você vai cultivar.

É importante optar por aquelas que você utilize com frequência na sua cozinha, tais como:

  • Alface;
  • Espinafre;
  • Manjericão;
  • Hortelã;
  • Entre outros.

Além de serem de fácil produção, essas plantas não ocupam tanto espaço, de modo que administrar o crescimento delas se torna uma tarefa de simples execução.

Conforme for adquirindo mais prática, você pode adicionar novas mudas que tenham cultivo de maior complexidade, aumentando a variedade da sua horta.

Dica 04: Leia tutoriais na internet

Para saber quais são os cuidados ideais de cada tipo de planta que você escolheu, é importante ler sobre o cultivo em tutoriais na internet ou em livros específicos sobre o assunto. 

 

Afinal, cada espécie possui tratamentos específicos e que exigem conhecimentos para trazer resultados.

 

Desse modo, é possível colher temperos com muito mais qualidade e beleza.

Dica 05: Aplique etiquetas de identificação

Depois de começar o seu plantio, você precisa desenvolver métodos para facilitar os cuidados com as mudas. Ou seja, você deve saber identificá-las rapidamente.

Para isso, você pode adesivar os vasos com o uso de etiquetas plásticas, de modo a saber qual é o tipo de planta que está ali.

Além disso, você ainda pode colocar informações de cultivo, como o número de vezes e os dias da semana que você deve regar os seus vasinhos.

Assim, você pode administrar de modo mais simples as suas mudas e aplicar a quantidade de água indicada, além de saber onde posicionar cada uma delas de acordo com as necessidades.

Desse modo, você garante o sucesso no cultivo das espécies e colhe temperos bonitos e saudáveis.

Dica 06: Utilize adubos orgânicos

Uma das maiores vantagens de ter a sua própria horta é saber exatamente como cada uma das mudas cresceu e foi cuidada.

Diferentemente das opções adquiridas em supermercados, que muitas vezes foram produzidas com o uso de agrotóxicos, ou mesmo das opções orgânicas que possuem preços muito mais elevados, você sabe exatamente o que está consumindo.

Por isso, para conseguir uma boa horta, é fundamental saber quais são as exigências de cultivo de cada espécie e aplicar as melhores opções.

Uma dica que pode ajudar nesse sentido é a de utilizar adubos orgânicos, que são alternativas bastante interessantes em relação aos fertilizantes industrializados.

Muitas pessoas utilizam restos de alimentos para criar o seu próprio adubo, colhendo resultados positivos na plantação caseira.

Sendo assim, é possível tornar a sua horta muito mais produtiva de modo econômico e beneficiar a alimentação da sua família com alimentos cultivados por você.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.