Arquitetura e Design

Confira incríveis projetos de apartamentos de luxo e inspire-se com a decoração

29/01/2019
Confira incríveis projetos de apartamentos de luxo e inspire-se com a decoração

Dizem que dinheiro não traz felicidade; mas, certamente, ele proporciona mais conforto às pessoas.

Para um arquiteto ou designer de interiores, é bem mais fácil montar a decoração de um apartamento de luxo, e deixar toda sua criatividade fluir, auxiliado por um orçamento generoso.

Ele pode ousar sem medo na escolha de móveis, ornamentos, revestimentos e iluminação. Mesmo assim, ainda precisará enfrentar algum desafio de vez em quando.

Descubra quais são eles!

Os desafios de realizar um projeto de decoração de apartamento de luxo

Um profissional pouco acostumado com o mundo de luxo pode sentir dificuldades em planejar um ambiente mais requintado.

E isso acontece mesmo que sua imaginação seja boa, que seus trabalhos técnicos sejam bem feitos e sua experiência prática em canteiros de obra seja vasta. Igualmente, se ele não tiver qualquer contato com certas tecnologias e produtos mais caros, não poderá realizar o projeto.

Talvez o desafio de montar a decoração de um apartamento torne-se ainda maior quando o cliente é uma pessoa que faz viagens internacionais. Isso porque, ao ter contato com o mercado externo, ele se enche de expectativas e ideias diferenciadas.

Descobre novos jeitos de morar, novos jeitos de construir, reformar e decorar, e deseja o mesmo para a sua casa. Só que isso não é tão simples assim!

É comum saber de casos de pessoas que viajaram para países como os Estados Unidos e voltaram com vários produtos e equipamentos “debaixo do braço”. A ideia é sempre a mesma, deixar a casa igual àquelas vistas lá fora.

Só que, na tentativa de colocar os planos em prática, vêm as decepções. Percebe-se que as conexões elétricas são incompatíveis, que os pisos comprados o pedreiro não sabe instalar, e por aí vai.

Sendo assim, arquitetos e designers de interiores devem buscar aprender sobre tudo aquilo que seus clientes gostam e apreciam.

Se a realidade dos dois primeiros personagens for muito distante, pode ser difícil compreender quais são os desejos e necessidades do terceiro.

Quais são as características de um projeto de decoração de apartamento de luxo

O projeto de decoração de apartamento de luxo destaca-se pelos detalhes. Cada pequeno recanto é tratado de forma rigorosa. Não há espaços em branco ou vazios.

Mesmo um ambiente de tons neutros, repleto de peças de linhas retas, parece completo e totalmente atraente aos olhos. Claro que isso não é sinônimo de exageros ou de uso demasiado de peças ornadas.

Por incrível que pareça, os ambientes de um apartamento de luxo quase sempre parecem simples. Na verdade, o motivo disso é que, devido aos materiais, cores e texturas empregadas, os interiores deste tipo de imóvel transmitem a sensação de ordem, de leveza, de limpeza e tranquilidade. E, em parte, é isso mesmo!

Residências mais sofisticadas, apresentam revestimentos, móveis e ornamentos feitos de materiais mais resistentes e duráveis. Seu design é mais bem pensado, atemporal. E sua manutenção é bem mais fácil de ser realizada.

Então, dificilmente o cenário parecerá em ruínas, precisando de reparos. Após muitas décadas é possível que só seja preciso fazer uma atualização dos ambientes.

Detalhes que entregam a idade do projeto

Apartamentos de luxo, após serem reformados e redecorados, irão apresentar aquilo que existe de melhor no mercado. No processo, peças antigas de design ou artes plásticas não precisarão sair de cena, pois são do tipo que sempre serão admiradas, apesar do passar dos tempos.

Agora, outros itens, como piso, azulejo, luminárias e aparelhos de mídia, são coisas que mudam rapidamente, saem de moda e acabam obsoletos. Cuidado!

O que diferencia um apartamento de luxo de um apartamento de decoração comum é, justamente, a quantidade de reaproveitamento de itens retrógrados.

Claro que é possível o arquiteto ou designer propor uma decoração luxuosa com mesas, camas, poltronas e luminárias feitas de materiais alternativos.

Algumas tendências para casa são vistas primeiro, inclusive, em projetos residenciais de custo elevado.

O trabalho dos Irmãos Campana é um exemplo disso. Suas peças de design-arte são feitas com matérias-primas inusitadas – misturando o local e global, o chic e o kitsch.

São sofás, cadeiras e poltronas feitas em lascas de madeiras, fios entrelaçados e bichos de pelúcia. Mas que, mesmo assim, custam uma fortuna, estão em exposição em museus do mundo todo e fazem parte de decorações de apartamentos de luxo.

Como montar a decoração de um apartamento de luxo

Todos os detalhes de um apartamento de luxo demonstram qualidade e praticidade. A começar pelo piso, na maioria das vezes usa-se o porcelanato.

Nas paredes, placas de espelhos, painéis de madeira, mosaicos de pedra, papéis de parede adamascados, elementos em 3D e mais. E no teto, um rebaixo de gesso com direito à sancas, luminárias direcionáveis embutidas, pendentes cromados e lustres de cristais.

Nas paredes, placas de espelhos, painéis de madeira, mosaicos de pedra, papéis de parede adamascados, elementos em 3D e mais. E no teto, um rebaixo de gesso com direito à sancas, luminárias direcionáveis embutidas, pendentes cromados e lustres de cristais.

Já a ornamentação dos interiores de apartamentos de luxo é bastante clean e expressa menos a personalidade de seus habitantes. Vê-se muito o emprego de velas; vasos de vidro; chapôts com plantas verdes, buxinhos ou orquídeas brancas.

Também os difusores aromáticos; bolas e caixas decorativas; pratarias; louças e frascos de perfumes importados; além de livros, esculturas e pinturas de autores renomados.

Inspirou-se com essas imagens de belíssimos apartamentos? Que tal começar a planejar o seu? Use nossas dicas a vontade!

Estas dicas de decoração de apartamento de luxo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar