fbpx

Branco e madeira em interiores: saiba tudo sobre esta combinação luxuosa para decoração

Encontrar ambientes de visual tranquilo em casa, cheio de paz e boas energias; e, ao mesmo tempo, sofisticados e cheios de charme. Não seria perfeito!?

É claro que existem várias estratégias de decoração que levariam a este mesmo resultado. Mas, especialmente neste texto, vamos destacar o modelo que é puro luxo: a combinação ‘branco e madeira’. Confira as informações e exemplos apresentados a seguir.

Isabela Lara Nogueira Masini
Fernanda Duarte e Renata Cáfaro

Modelos de decoração que exploram a combinação madeira e branco

O branco é a soma de todas as cores; já a madeira é o material mais nobre que podemos encontrar. Pode-se dizer que o casamento entre estes dois é perfeito; uma boa tradução de conforto e requinte. E este pensamento se encaixa muito bem com os conceitos utilizados para criar alguns modelos diferentes de decoração de interiores – dentre eles os estilos clean e minimalista.

Fernanda Azevedo Mancini

Sabendo disso, fica a dúvida sobre quais as características que teriam estas decorações. Obviamente elas apresentariam uma paleta de cores mais neutra, principalmente porque fazem o uso do branco e da textura de madeira, que são considerados neutros. 

E seus ambientes parecem bastante claros e amplos, com visual bem tranquilo e cheio de paz. Portanto, consegue agradar pessoas de diferentes gostos.

Mauricio Nóbrega Arquitetura

Fora tudo que já foi dito sobre esta dupla na decoração, devemos destacar a facilidade de manutenção que proporcionam para os ambientes. 

Além disso, seria possível renovar o visual desses mesmos cenários apenas com um toque de cor diferente em cada situação – como numa festividade –, já que o fundo inicial é neutro. Mesmo assim, a casa ainda pareceria clara, bonita e requintada – com uma aparência bem familiar.

Como utilizar a combinação madeira e branco em decoração de interiores

Pode-se dizer que branco e madeira é um verdadeiro clássico dos interiores, combinando com diversas propostas de salas decoradas de residências. 

incrível que pareça – e apesar de ser quase a tradução de “menos é mais” –, essa dupla seria capaz de provocar uma expressão bem ousada para estes ambientes. O brando de fundo, em paredes e forros principalmente, colocando, à frente e em destaque, todos os elementos em madeira.

Aliás, usar madeira natural ou textura simulando madeira natural é um ótimo recurso para somar textura e tornar as decorações neutras mais interessantes. Sabe-se que isto possivelmente faria os ambientes serem visualmente muito mais agradáveis e aquecidos. 

E este efeito pode ser obtido a partir de painéis, móveis, revestimento de piso, lustres, vigas de teto, cachepots, e muito mais coisas neste material.

Patricia Kolanian Pasquini e Priscila Fernandes Arquitetura

Como branco e madeira são neutros, realmente a sensação nestes ambientes decorados será sempre muito boa. 

Dificilmente se poderá errar nas dosagens, mesmo que a textura de madeira escolhida seja escura e ocupe grandes áreas no projeto, por exemplo. Apesar de qualquer coisa, é possível que tais espaços ainda pareçam espaçosos, claros e bem arejados.

Triplex Arquitetura

Como tornar ambientes de madeira e branco visualmente mais atrativos

Sim, decorações em branco e madeira são mesmo lindas, mas elas correm o risco de serem sóbrias demais também. 

Como dissemos antes, temos a oportunidade de personalizar melhor estas decorações, ocasionalmente mudando o seu visual – pode ser com almofadas, tapetes ou mais peças menores coloridas. Itens de tons frios – como verde e azul – devem ajudar a combater a “força quente” da madeira, harmonizando os cenários.

Monise Rosa e Tetriz Arquitetura e Interiores
Leonardo Muller

Este contraste de branco com madeira precisa ser bem equilibrado. Quando isto é bem feito, por si só, já se torna um grande atrativo ao olhar. 

Ademais, o que podemos fazer é brincar com os tons, desenhos e sentidos de veios das texturas das peças de madeiras escolhidas para casa. Isto inclui analisar as características de fabricação destas peças – com exceção das características de plantas em vasos, algo incontrolável e em constante mutação.

Très Arquitetura

Nesta soma, a madeira pode ficar para trás, como pano fundo, sem problemas – por exemplo, em uma cabeceira de cama. 

Porém, neste caso, o branco viria para iluminar pontos da decoração, ajudando a dar profundidade e a ampliar áreas estratégicas do projeto. Mas, se você preferir, pode ainda trocar essa cor por tons de bege-claro – também deve funcionar -; ou ainda por dois tons de madeira – efeito tom sobre tom natural.

Este casamento branco e madeira também seria capaz de ajudar a contrastar outras duplas nas decorações, como rack e painel para TV. Mais ainda, contrastar pisos de tapetes e sofás – meio que num jogo de positivo-negativo-positivo ou vice-versa. 

Agora, se você achou que algum canto da casa ficou meio “apagado” demais, pode destacar a área com soluções de iluminação artificial – como com fitas de LED.

Gabriele Barotto

Observe novamente as imagens deste texto, você verá que o uso de branco e madeira pode ser um estilo de decoração bem moderno, combinando com o modo de vida contemporâneo. Aposte nesta ideia para a sua casa também!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.