fbpx

Dicas para escolher uma cabeceira de cama em estilo clássico para seu quarto

A decoração contemporânea, diferente da moderna, nos permite utilizar elementos de estilos e épocas diferentes para compor uma bela ambientação de interiores. 

Dentro de casa, podemos criar ambientes de estética tanto de características mais modernas quanto mais clássicas também. Mas o que define uma decoração clássica? E como usar este estilo na decoração de quarto

O que é decoração clássica, afinal?  

Quando falamos de decoração clássica estamos nos referindo àquelas decorações que fazem referência a um período passado.

O estilo clássico, propriamente dito, começou com os antigos gregos e romanos. Seus estudos se basearam principalmente nas formas geométricas e nas proporções humanas. Ideia semelhante foi lançada na metade do século XVIII com o estilo neoclássico, que é caracterizado pela solidez, simetria e formas geométricas bem marcantes.

Webcomunica

Características de uma decoração de quarto em estilo clássico  

Quartos – tanto amplos quanto compactos – podem muito bem ser decorados em estilo clássico, sim.

Fazendo uma busca rápida na internet podemos encontrar diversos exemplos muito bons de decoração de quarto em estilo clássico – principalmente de quartos de casal. E estes ambientes têm características gerais que chamam bastante a nossa atenção e que precisamos destacar nesse texto. São elas:

  • Um visual extremamente sofisticado, passando uma ideia quase que de realeza.
  • Linhas bastante delicadas.
  • Fundo em cor neutra.
Gabriela Herde
  • Muitas peças brancas, transparentes e também com acabamento espelhado, o que deixa o cenário ainda mais chique. 
  • Lustres pendentes com diversas hastes de lâmpadas bem torneadas.
  • Luminárias de parede tipo arandelas com pingentes de cristal.
Brunete Fraccaroli
  • Roupa de cama com babados e cortinas com chales e bandôs.
  • Tapetes felpudos sobre o piso.
  • Poltronas revestidas em tecido floral.
Leonardo Muller
Gislene Lopes
  • Penteadeiras antigas adornadas com arranjos.
Piloni Arquitetura e Mauricio Karam
  • E paredes com detalhes de boiserie – técnica francesa de revestimento com molduras.
Nosso Sobradinho

Opções de cabeceira em estilo clássico para decoração de quarto

Agora vamos falar sobre as cabeceiras. Elas realmente são as maiores protagonistas das decorações de quarto em estilo clássico. 

Seu visual é bastante marcante; na maioria das vezes, lembrando quase como uma coroa de rei ou rainha. E para acompanhá-la, sempre há mesinhas de cabeceiras idênticas de cada lado da cama, formando a simetria perfeita, assim como pede o estilo clássico.

Um modelo de cabeceira bastante comum em decoração de quarto em estilo clássico é aquele almofadado, ou seja, com revestimento de espuma e tecido.

Quase sempre as suas bordas, em madeira, apresentam linhas torneadas e sutis ornamentos. E o centro, em tecido, é marcado por um trabalho que pode ser feito tanto utilizando cordas – assim chamado de capitonê – ou tarraxas – o tal botonê -, ambos muito conhecidos no mundo da decoração. O resultado é encantador.

All Decor Boutique e Antonio Armando de Araujo

As cabeceiras em cor branca certamente combinam melhor com a decoração clássica. Mas quartos decorados em estilo clássico também podem apresentar cabeceiras com detalhes em madeira escura, dourado, azul royal e vermelho sangue. 

Aliás, isso tem muito a ver com as decorações palacianas, próprias do período neoclássico – aquele que citamos antes.

Algumas cabeceiras com desenho clássico podem apresentar desenhos mais simples, ainda sendo almofadadas, porém, com bordas mais retas. 

Outras podem fazer conjunto até mesmo com dossel – que é aquele tipo de armação com tecido, formando uma verdadeira moldura em torno da cama. E também tem aquelas com detalhes brilhantes ou com espelhos atrás. Estas opções são bem luxuosas ao olhar.

Jetss
Revista Viva Decora

Definitivamente, o estilo clássico é uma ótima referência para a criação de decorações de quartos – e, pelo que se pode perceber, tanto de casais quanto de jovens e bebês. Ele tem um astral muito romântico que facilmente agrada à maioria das pessoas. Então por que você não aposta nessa ideia também?

Essas dicas de decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.