Seu Imóvel

Papel de parede: revestimento clássico para decorar o apartamento

23/12/2019
decoração com papel de parede

Revestir as paredes dos ambientes da sua casa com as mais diversas estampas, cores e texturas é uma prática que vem ganhando cada vez mais relevância na decoração de interiores. Essa tendência pode ser usada para aprimorar o aspecto da parede, disfarçar um acabamento malfeito ou apenas customizar um espaço e dar um up naquele local.

Neste artigo, vamos explicar como a decoração com papel de parede pode ser uma excelente alternativa para dar uma nova cara a um ambiente, além de dicas do que fica melhor em cada cômodo da casa. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Sala de estar

Como a sala é um espaço com pouca variação de temperatura e umidade, não há nenhuma ressalva na utilização do papel de parede, sendo muito recomendado. No entanto, como existe uma infinidade de modelos disponíveis, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor opção para o ambiente.

Os mais utilizados na decoração da sala, contudo, são os vinilizados ou de TNT. O primeiro recebe uma camada fina de verniz em sua superfície, enquanto o segundo tem uma textura parecida com um tecido.

É preciso também atentar ao tamanho de sua sala. Os papéis de parede com listras horizontais dão uma sensação de amplitude e profundidade, já os de listras verticais podem fazer o ambiente parecer mais alto.

Cozinha

A cozinha é um ambiente que tem bastante contato com gordura, comida e água. Por isso, escolher um papel de parede convencional pode não ser uma boa ideia, já que, certamente, ele será danificado em pouco tempo de utilização.

Mas nem tudo está perdido! Existem papéis de parede feitos com materiais específicos para cozinha, que recebem uma película protetora para impedir que a umidade ou gordura sejam transferidas para eles.

Quartos

Assim como na sala, o papel de parede não precisa receber nenhum tratamento especial para que não sofra danos prematuramente quando aplicado no quarto.

Os modelos preferidos para os dormitórios são os de estampas florais, dando ares de delicadeza, romantismo e sofisticação ao ambiente.

Banheiro

O vapor provocado pelos banhos quentes faz com que a umidade dentro dos banheiros seja consideravelmente alta. Por isso, é preciso escolher papéis de parede feitos com materiais laváveis e impermeáveis, para que tenham uma durabilidade adequada.

Nesse caso, os modelos mais indicados são os de vinílico (não confundir com os vinilizados), já que eles têm uma camada de PVC que faz com que sejam mais resistentes ao vapor proveniente do chuveiro.

Além disso, se o papel de parede for aplicado em azulejos, eles precisam ser do tipo adesivo para que consigam se fixar adequadamente sobre a superfície.

Como visto, os papéis de parede podem ser usados para trazer mais personalidade aos ambientes, já que existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, como os texturizados, floridos, listrados, geométricos, temáticos, 3D, imitação de pedras, azulejos etc. O ideal é escolher um que complemente a decoração do cômodo e que seja feito com um material adequado para tal espaço!

E então, gostou de saber como fazer decoração com papel de parede? Aproveite e deixe um comentário nos contando a sua experiência com papéis de parede ou para tirar alguma dúvida!

Você também pode gostar