Seu Imóvel

Ideias de decoração para acertar no estilo da varanda

05/11/2019
decoração de varanda

A varanda é um ambiente perfeito para quem curte ter um local de relaxamento, com áreas verdes e aconchego para receber amigos e familiares . 

 Para deixar sua varanda com esse jeitinho, você precisa conferir as dicas que preparamos para você não errar na decoração do seu ambiente externo. Acompanhe nossas sugestões!

Espaço unificado 

Hoje em dia, é comum que as pessoas optem por transformar a varanda em uma extensão do living, transformando as duas áreas em um ambiente integrado. 

Para que essa ideia dê certo, é legal usar os mesmos elementos decorativos nos dois cômodos. Use os mesmos acabamentos, revestimentos ou paleta de cores nos móveis e em outros itens. Se quiser diferenciá-los, escolha tons parecidos ou que façam parte do mesmo estilo.

Varanda funcional 

decoração de varanda

Assim como na cozinha, existem algumas dicas de layout que podem transformar sua varanda em um ambiente funcional.

Se você tiver bastante espaço disponível, o mais recomendado é colocar a mesa perto da churrasqueira. Puffs, sofás e outros acentos devem ser disponibilizados no lado oposto. 

Caso você queira fazer o mesmo em uma varanda menor, sugerimos que você opte pelos móveis sob medida. Assim, você conseguirá aproveitar cada espacinho da melhor forma possível. 

Nesses casos, você também precisa se atentar para não sobrecarregar a varanda com muitos objetos. Coloque cadeiras confortáveis e uma mesinha com bancos do outro lado para você ter um local para descanso e outro para fazer as refeições. 

Aproveite a área externa 

A varanda é o quintal do apartamento. Por isso, é bacana colocar itens que remetam a essa ideia. 

Por exemplo, aposte em elementos que fazem você relaxar. Eles podem ser uma rede, chaise e almofadas. Plantas, luminárias pendentes e móveis com acabamento natural também promovem tranquilidade ao local. 

Itens específicos 

decoração de varanda

Mesmo que a varanda seja coberta, sempre devemos lembrar que ela é um ambiente externo. Isso quer dizer que os móveis que você deixar nesse local devem ser resistentes a mudanças climáticas, como o sol ou a chuva. 

Essa dica também vale para todos os itens que fazem parte da varanda, como tecidos, revestimentos, entre outros. 

Móveis em L 

decoração de varanda

Os móveis sob medida em L são perfeitos, independente do tamanho da sua varanda. 

Se sua varanda for pequena, esse tipo de mobília é ótima para dar função para aqueles cantinhos que não tinham uso. Você pode apostar em bancos, estantes e prateleiras nesse formato. 

Os condensadores de ar condicionado são grandes problemas para as varandas grandes. Os móveis em L são perfeitos para escondê-los. Um aparador com marcenaria ripado é a melhor opção. 

Elementos multifuncionais 

Na varanda, diversos móveis podem ter mais de uma função no ambiente. Isso é ótimo, pois otimiza espaço e deixa o local bem aconchegante. 

Um banco pode virar um apoio lateral, um puff pode ser uma mesinha de centro e os carrinhos podem até se transformar em uma mini horta! Bem legal, não é?

As mesas e cadeiras dobráveis também podem fazer toda diferença no seu dia a dia. Quando precisar de mais espaço é só fechar, mas, quando receber as visitas em casa, basta abrir e acomodar todo mundo. 

Um pouco de verde 

Quem nunca viu um jardim vertical em uma varanda e não se apaixonou? Eles são realmente muito bonitos e trazem vida para os ambientes externos de muitos apês. 

Sabia que fazer um jardim vertical é mais fácil do que você imagina? Você pode instalar uma estrutura de madeira, pallets ou algo parecido, como um estrado de cama, por exemplo. Depois, é só colocar os ganchos para pendurar os vasinhos. 

Falando em plantinhas, uma dica de ouro é colocar plantas de diversos tamanhos na varanda. Assim, você não tampa a luz solar e nem deixa de valorizar seu ambiente

As janelas também são importantes 

Você também deve se preocupar com as janelas e persianas, principalmente se sua varanda for integrada com o living. Elas vão proteger seus ambientes internos do sol, vento, poeira e barulho de fora. 

Se seu condomínio permitir, você pode optar por fechamento de vidro e persianas rolô. Dessa forma, seus ambientes terão o conforto que você merece!

Na hora de fazer a instalação, contrate profissionais de confiança para não ter problemas no futuro.

Gostou das nossas dicas? Se sobrou alguma dúvida, é só deixar nos comentários. 

Este conteúdo foi desenvolvido pela Decorati, parceira da Living.

Você também pode gostar