Arquitetura e Design

Decoração de corredor: 8 ideias incríveis

31/08/2018

Ao planejar o décor do lar, muitas pessoas concentram seus esforços em cada detalhe dos cômodos e acabam não dando tanta atenção à decoração de corredor — que fica simplório e sem vida. Se isso também aconteceu no seu imóvel e você está sem ideias do que fazer para mudar essa situação, não se desespere!

Nós listamos 8 sugestões incríveis que vão trazer mais personalidade para o corredor do seu apartamento sem prejudicar o espaço e sem limitar a circulação das pessoas. Confira e se inspire!

1. Conte com uma iluminação especial

Para começar, que tal instalar uma iluminação diferenciada na decoração de corredor? Em vez de seguir o formato tradicional e ter lâmpadas no centro do teto, utilize diferentes fontes de luz ao longo do ambiente.

Você pode incluir, por exemplo, spots e pendentes. Já nas paredes, vale a pena investir em plafons e arandelas, que tornam a luminosidade menos invasiva e mais convidativa.

2. Instale espelhos

Instalar espelhos no corredor é uma boa alternativa para quem quer ampliar o espaço e maximizar a iluminação. “Mas qual modelo escolher?”, você deve estar se perguntando. A resposta é bem simples: não há um tipo específico.

Se desejar, pode optar por um com moldura, uma versão que vá do chão ao teto ou, quem sabe, investir em uma composição com espelhos de diferentes formatos — ovais, redondos, quadrados etc.

3. Invista em blocos de cores

As paredes do corredor não precisam ser apáticas por conta do excesso de branco. Ao contrário, uma paleta de tonalidades intensas é sempre bem-vinda. E os blocos de cores — a aposta do momento no design de interiores — propõem justamente isso.

Com criatividade — e com o uso certeiro de tons harmônicos —, essa tendência explora as paredes por meio da pintura de figuras geométricas (quadrados e retângulos) de diferentes dimensões, que se conectam como um ou mais blocos e causam uma sensação única de dinamismo.

4. Aposte no papel de parede

Quer uma alternativa à pintura? Então aposte em um papel de parede! Não faltam modelos autocolantes para personalizar esse recinto e deixá-lo mais alegre e exclusivo.

Há versões que simulam revestimentos — tijolos, pedras, madeira etc. —, que trazem referências aos estilos de decoração — industrial, retrô, oriental —, que exploram efeitos de ilusão de óptica (3D), entre outros.

5. Faça uma minigaleria

Saiba que também é possível transformar o corredor em uma verdadeira galeria. Para isso, você pode pendurar — e mesclar — peças de tapeçaria e diferentes telas e obras de arte nas paredes.

Outra opção é expor estátuas em prateleiras, especialmente as flutuantes que têm pinos e suportes embutidos. Consegue visualizar o quão inspirador será circular diariamente por um lugar que respira arte?

6. Exponha suas coleções pessoais

Outra ideia incrível é aproveitar o espaço para expor um pouco daquilo que são suas preferências, hobbies e paixões por meio de objetos de coleção. Eles podem ser esculturas, lembranças de viagens, action figurese o que mais você imaginar.

Uma boa maneira de exibi-los é por meio de nichos escavados — e você pode, inclusive, utilizar spots e fitas de LED para iluminá-los e deixar o local ainda mais personalizado!

7. Adote plantas na decoração de corredor

Adotar plantas nesse ambiente é mais uma ótima sugestão. Afinal, existe uma variedade de espécies que são facilmente cultiváveis em recintos internos de um imóvel, como a suculenta, a jade e o singônio.

Sem mencionar, é claro, que elas podem ficar suspensas em painéis, treliças e hangers, personalizando o décor ao mesmo tempo em que ajuda a controlar a umidade local e a aumentar o conforto térmico.

8. Utilize quadros

Por fim, há a opção de utilizar quadros com fotografias que mostram momentos marcantes da sua família. Imagens em preto e branco de viagens, do casamento e dos primeiros passos dos filhos são apenas algumas sugestões que podem decorar o lugar e tornar a sua residência cada vez mais um lar, doce lar.

Gostou das nossas sugestões para a decoração de corredor? Então escolha a sua preferida e aplique-a no seu apartamento, para dar um toque pessoal a esse ambiente!

Aproveite e compartilhe essas ideias com os seus amigos nas redes sociais!

Você também pode gostar