fbpx
ART & DESIGN

O requinte das estantes em diversos ambientes de sua casa

15/09/2020

A estante é um móvel versátil e uma boa solução quando se deseja aproveitar, ao máximo, a verticalidade de um ambiente. 

Mas quanto mais será que podemos aproveitar desta peça para enriquecer a decoração de nossa casa?

Olegário de Sá & Gilberto Cioni

Onde fica legal colocar uma estante?

Estantes são móveis neutros, que podem ser utilizados em qualquer tipo de ambiente, desde que nas medidas e no material certo, resistentes às condições locais.

Estantes podem servir às decorações de salas e escritórios, para expor livros e ornamentos; e quartos e closets, para pilhas de roupas e brinquedos. 

Também às cozinhas, como paneleiro; banheiros, sendo nicho para papéis e toalhas; dispensas, para produtos de limpezas; e varandas, como suporte de plantas – tipo um jardim vertical. E, eventualmente, as estantes podem ter partes fechadas, para proteger itens de valor.

Mauricio Karam

Messa Penna Arquitetura e Interiores

Alaguns modelos diferentes de estantes

Em decoração, podemos usar estantes independentes ou em conjuntos. Estas peças também podem ser destaque em cenários ou apenas complementos, preenchendo cantos vazios e sem utilidade dentro dos ambientes. 

Podem ficar bem no centro de uma parede, como é o caso das estantes para TV; ou de cada lado de outra peça, formando uma espécie de moldura.

Hildebrand Silva Arquitetura

Belissa Corral

Então, se podemos utilizar as estantes de várias formas, por certo, é provável que vamos encontrar modelos diferentes nas lojas. 

Estantes mais altas são perfeitas para aquelas situações onde o que interessa é a presença do próprio móvel no cenário, não o seu conteúdo. Por quê? Porque que pela sua altura, muitas coisas seriam difíceis de serem acessadas.

Clarisse Reade

Existem muito mais opções de estantes de menor altura no mercado. Estas pequenas estantes podem se encaixar em vários cantinhos da casa, otimizando os espaços dos ambientes. Tem aquelas mais retas, com fundo, boa para cozinhas e quartos. As ornamentadas já ficam mais bonitas em salas. E tem as menorzinhas, incluindo as que lembram escadas inclinadas, adequadas a escritórios.

Revista Viva Decora

Os modelos de estantes mais cheias de detalhes costumam ser feitos em madeira maciça. Os em aglomerados, MDF ou MDP, contudo, têm menor resistência às cargas. 

Estantes com prateleiras de vidro só servem como substitutas às cristaleiras, sustentando taças de cristal e outros pequenos itens de jantar. E ainda podemos citar as estantes metálicas, com possibilidade de ajuste das prateleiras.

Marcos Biazus

Decoradoria Decoração Online

Crie a estante perfeita com os acessórios certos

Já sabemos que estantes são móveis abertos. Quer dizer que nenhum objeto em seu interior poderá passar despercebido, ficando sempre exposto para o ambiente decorado. 

Na hora de preencher uma estante de casa é preciso pensar nas consequências estéticas disso. Mantenha tudo sempre muito organizado dentro dos nichos, e aproveite para expor objetos de muita cor, como eletrodomésticos.

Agora, é nos escritórios e cantinhos de leitura que podemos brincar ainda mais com esta questão da organização dos elementos dentro das estantes. Nessa situação, os espaços das prateleiras geralmente são preenchidos com livros. E os mesmos podem ser organizados de uma forma bem especial, formando “ondas” e até um degradê de cores.

BY Arq&Design

Mas nem só o interior das estantes pode ser tratado, mas a parte externa destas peças também. Móveis antigos, por exemplo, podem ser personalizados, ganhando toda uma renovação visual. 

Se forem de madeira, uma opção é a pintura comum ou a técnica da pátina. Também podemos aplicar laca ou adesivo sobre todas as partes da peça. Outra ideia é trocar alguns detalhes da peça, como aplicar pés-palitos sobre ela.

Talvez você nem pudesse imaginar quantas possibilidades se tinha para a utilização de estantes em decoração de interiores. Justamente é por isto que desenvolvermos este texto. 

Na hora de decidir por uma estante, é possível brincar com as cores, acabamentos e até alturas destas peças para tornar a decoração da sua casa mais divertida e dinâmica. Por isso, use toda sua imaginação e bom gosto para achar a estante perfeita para cada ambiente de sua casa! 

Essas dicas de decoração com estante foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar