Arquitetura e Design

Home office: dicas para um escritório perfeito em casa

16/08/2019
decoracao-home-office-escritorio-em-casa

Home office é uma tendência que está cada vez mais em alta. E isso tem impactado as propostas de arquitetura e design de interiores. 

Atualmente, muitos dos novos empreendimentos de alto padrão apresentam propostas de planta para residências contendo um quarto especialmente reservado para montagem de escritório. É uma opção perfeita para aqueles que desejam trabalhar em casa!

Um bom home office deve contar com uma decoração funcional e de bom gosto, que proporcione um ambiente agradável e tranquilo para se trabalhar em casa.

As vantagens de ter um espaço de trabalho em casa

Trabalhar em casa é algo bastante vantajoso, visto pelo ponto de visto não só dos profissionais como também de muitas empresas. 

Passar mais tempo com a família, sem precisar enfrentar o trânsito antes mesmo de começar a jornada diária de trabalho é o sonho de muitos. E para várias empresas isto também implica em ter funcionários mais motivados e usufruindo de mais qualidade de vida.

Hoje já é uma realidade para várias profissões poder exercer as atividades em home office – deixando as situações mais importantes para um evento ocasional em coworking. E é exatamente por isto que as plantas residenciais precisaram tornar-se mais flexíveis e prever um espaço especial dentro da casa para o escritório.

E o ideal é ter um ambiente exclusivo e tranquilo onde trabalhar. 

E esse espaço deve ser devidamente bem decorado e organizado com objetos que estimulem ao máximo a produtividade do profissional.

Como criar a decoração do home office

O home office pode ser um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo cheio de estilo. dependendo de suas proporções ele pode, inclusive, contar com um espaço para reuniões.

Móveis para escritório em casa

Adotar um mobiliário modulado para home office é uma solução inteligente, sobretudo pela praticidade.

Mas o ideal é investir em móveis planejados sob medida, que aproveitaram melhor cada centímetro do ambiente. Independentemente da escolha, tudo precisa ser extremamente funcional e ergonômico.

Em seu escritório em casa não pode faltar uma escrivaninha – a mais ampla possível. Seu tampo deve ficar a uma altura que não deixe a pessoa em postura desconfortável. E as cadeiras precisam de um estofamento confortável e regulagem de altura.

É importante contar com prateleiras para livros, que além de funcionais permitem acrescentar acessórios decorativos ao ambiente, armários e gaveteiros.

Cores e iluminação

As cores impactam qualquer decoração de ambientes. Em home offices, pode-se apelar para combinações e estilos mais alegres de revestimentos de parede. Usar uma padronagem simulando 3D colorida é ideal para quem trabalha com criatividade.

Por outro lado, tons leves e neutros são sempre uma ótima pedida para quem quer se concentrar no trabalho, sem distrações. O cinza é um bom ponto de partida, nesse caso. Assim como os tons terrosos, que dão estabilidade e estimulam o foco. 

Porém, é muito tentador usar madeira em escritórios, o que pode escurecer o ambiente. Tons mais escuros devem ser rebatidos com móveis, cortinas e outros elementos grandes em cores claras. 

A luzes são um dos detalhes mais importantes para a personalidade de um home office.

Uma boa iluminação no escritório é certeza de mais conforto e bem estar na hora de trabalhar. Este detalhe não deve causar incômodo para leitura de papéis ou para a visualização de tela de computador. 

O espaço de trabalho em casa deve ter, no mínimo, um lustre ou spots que iluminem amplamente o ambiente, além de luminárias secundárias, sendo uma delas em cima da mesa.

Deixe o home office com seu estilo

O bom de trabalhar em casa é poder deixar o espaço particular de trabalho do seu jeito. Por isso, vale acrescentar objetos ornamentais significativos ao home office. 

Nichos – em substituição aos armários aéreos –  expondo obras de arte, livros, porta-retratos e peças de coleção, cumprem muito bem essa função. Essas peças também podem ser expostas sobre a mesa de trabalho.

O toque final da decoração pode ficar por conta de quadros e gravuras nas paredes, além de plantas. Elas são capazes de tornar o espaço do escritório mais leve. 

O importante é que o espaço seja inspirador e funcional, permitindo que o profissional usufrua de todos os benefícios de se sentir em casa e, ao mesmo tempo, também trabalhe com produtividade e motivação.

Essas dicas de decoração de escritório foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar