Arquitetura e Design

As melhores ideias para usar a decoração industrial na sua casa

10/09/2018

A decoração industrial é uma tendência que vem ganhando muita força nos últimos anos. Esse estilo, no entanto, remete aos anos 1950, em uma Nova York em que os habitantes precisavam procurar novos locais para morar. Eles começaram, então a utilizar galpões e grandes prédios comerciais antigos como moradia.

Desse passado vêm os ambientes amplos e a estética rústica, com metais aparentes e muito concreto. E, de lá para cá, muita coisa mudou e o estilo industrial já é acessível para todos. Quer saber como usar a decoração industrial na sua casa? Continue a leitura!

Quais são as características da decoração industrial?

Cada estilo de decoração é definido por características próprias. A seguir, explicamos um pouco das marcas principais do estilo industrial, que o tornam único:

Espaços amplos

Com raiz nos galpões e andares corridos, era de se esperar que grandes áreas fossem característica do estilo industrial. Trazendo isso para a realidade dos empreendimentos atuais, a tendência mostra-se muito claramente nos lofts, aqueles apartamentos que quase não contam com divisões de ambientes.

Além do próprio ambiente, as janelas também pedem muito espaço! Com grande abertura, elas permitem a entrada de luz natural, dando vida ao lugar.

Ambientes rústicos

Outra característica marcante no estilo é que ele conta com ambientes mais rústicos, mas de uma forma urbana.

Assim, concreto, tijolos, vigas, fios e tubulações saem de dentro das paredes. Sem revestimentos que os escondam, eles se fundem com o restante da decoração, conferindo muita personalidade ao seu apartamento.

Móveis pesados

Na decoração industrial, é comum que os móveis tenham aparência mais pesada por causa dos materiais utilizados: ferro, madeira, couro e até mesmo concreto. Nesse estilo, o mobiliário deixa aquela impressão de “móvel feito para durar”, sem perder o visual moderno.

Embora os materiais sejam pesados, linhas retas e design clean dão aos móveis industriais certa leveza, que fazem deles peças muito interessantes para qualquer ambiente.

Como decorar seguindo o estilo industrial?

Agora que você conhece as características principais desse tipo de decoração, que tal saber como aplicá-las a cada ambiente da sua casa? Vamos lá!

Sala de estar

A sala de estar ficará mais aconchegante com uma parede de tijolos aparentes e com iluminação indireta de luminárias, principalmente se você investir em lâmpadas de filamento.

O cômodo também ganhará personalidade com elementos vintage na sua decoração. Caso queira usar tapete, aposte em fake fur. Para o sofá, um modelo de couro com pés de ferro certamente vai dominar o ambiente.

Quarto

Cores mais sóbrias e móveis de ferro ou de madeira em linhas retas vão deixar seu quarto bonito e confortável.

Um revestimento de concreto aparente nas paredes pode deixar o ambiente mais claro e amplo. No chão, tapetes de materiais naturais e pufes com texturas interessantes completam e integram o local de descanso.

Na cabeceira, madeira de demolição compõem de forma harmônica com mesas do mesmo material, nas quais você poderá apoiar livros, luminárias e pequenos objetos de uso constante.

Cozinha e sala de jantar

Uma charmosa cozinha americana permite a integração desses dois ambientes que, em um estilo industrial, vão parecer ainda mais amplos e modernos.

No espaço da cozinha, uma bancada de madeira de demolição pode ser usada para dividir os ambientes, com banquetas altas de metal que atenderão bem a família para uma refeição rápida.

Eletrodomésticos em inox e armários em linhas retas com puxadores em metal, aliados a luminárias pendentes, vão garantir a fidelidade ao estilo industrial sem abrir mão da praticidade de que toda cozinha precisa.

Na sala de jantar, uma grande mesa com tampo em madeira e pés de metal toma conta do recinto, ladeada por cadeiras confortáveis e revestidas por tecido natural. Sobre o conjunto, um grande lustre finaliza o ambiente, que pode contar ainda com aparador feito dos mesmos materiais da mesa.

A decoração industrial faz muito sucesso por se adequar a vários perfis e por ser moderna e funcional. Assim, não espere para decorar a sua casa seguindo essa tendência!

Quer mais dicas para renovar a sua casa? Para saber como fazer do seu quarto o ambiente mais aconchegante da casa, leia nosso post sobre como decorá-lo com muito charme.

Você também pode gostar