fbpx

Decoração de Natal: como deixá-la ainda mais bonita e especial

Já está na hora de pensar no cardápio. O Natal está chegando e com ele as mais gostosas criações culinárias. Mães e pais se unem na cozinha para preparar seus tradicionais pratos que serão servidos na mesa da ceia na véspera e no dia de Natal. 

Uma semana depois ainda tem o Ano Novo. E tudo isso exige uma decoração especial para a sala de jantar. Veja, a seguir, algumas dicas que preparamos para ajudar você na arrumação da mesa nessas datas.

Revista Viva Decora / Style Estate / Delirios Cotidianos

#1 Aparelho de jantar

Uma boa apresentação sempre ajuda a vender qualquer coisa. Neste caso, estamos falando de valorizar os pratos que foram preparados com tanto amor para a noite e o dia de Natal, além de estimular nas pessoas a alegria de celebrar. 

Podemos obter isso com simples artigos de decoração bem combinados e dispostos sobre a mesa da ceia. E para começar, é necessário saber escolher o aparelho de jantar certo que será utilizado.

O número de peças reservadas para completar a arrumação da mesa de Natal precisa concordar com o número de convidados que se sentarão à mesa. Já o seu modelo deverá fazer relação com os alimentos servidos. 

Poderá ser necessário ter pratos rasos, fundos e de sobremesa, copos simples ou taças e os talheres apropriados para cada prato. Às vezes, a variedade também será definida pela formalidade da festa organizada em casa.

Revista Viva Decora / Brine By The Bay/ Amalfiritoranti

Muitos exemplos de arrumação de mesa que podemos encontrar em sites e revistas de decoração parecem bem simétricos e formais. É claro que eles são incrivelmente bonitos e bem apresentados. 

Contudo, não podemos esquecer que o Natal é uma festa familiar, envolvendo sobretudo as crianças. Sendo assim, permite uma decoração de mesa mais descontraída e até lúdica. Por que não usar pratos em formatos e cores diferentes?

Revista Viva Decora / Crate and Barrel / Artes da Dai

Revista Viva Decora / x / Pinterest

Papai Noel, renas encantadas e pinheirinhos são o que mais inspiram a criação de peças para a mesa da ceia de Natal, incluindo as estampas de toalhas e jogos americanos. Também combinam com este tipo de arrumação os sousplats. 

Tais peças costumam vir com cores fortes, como o vermelho, ou brilhantes, como o amarelo dourado. Seu brilho fica lindo ao lado dos metais dos talheres e do vidro ou cristal das taças.

Revista Viva Decora / Pinterest / Etsy
Revista Viva Decora / Crate and Barrel /  Clique Decoração

#2 Acessórios

Um charme especial das arrumações de mesas em datas especiais é a dobradura de guardanapo – o que pode tomar formatos arrojados dependendo do material. 

Certamente os guardanapos de pano são a alternativa mais sofisticada para valorizar a mesa de Natal. Eles podem ter cor e estampa contrastando com os pratos, mas combinando com a toalha ou sousplat logo abaixo. Essa alternância deixa o cenário mais interessante.

Outro jeito charmoso de apresentar o guardanapo é colocando-o sobre a pilha de pratos, envolto de um anel personalizado. No Natal, em especial, os guardanapos podem vir acompanhados de pequenos raminhos verdes e bolinhas vermelhas ou enfeites em formato de arvorezinha, presente e mais – até mesmo com um recadinho carinhoso para os convidados da ceia.

Revista Viva Decora / Ana Carolina Arrigoni / Pinterest

Mais um item complementar à arrumação da mesa da ceia são os suportes de panelas. É importante falar sobre eles, pois devem ocupar uma boa parcela da mesa ou do balcão auxiliar próximo. 

É sobre eles que serão colocadas as travessas com os alimentos preparados. Tais peças podem ser bem coloridas, em formatos inusitados, e também apresentar um design sofisticado.

Não use no Natal os apoios de pratos utilizados do dia a dia. Invista, para essas ocasiões, em peças mais elaboradas. Certas travessas, como as com as carnes principais, podem ser apoiadas em bases metálicas. 

Se não for um risco para as crianças no dia da festa, você pode escolher bases mais altas. Isso deve fazer a decoração da sala de jantar parecer mais requintada.

Revista Viva Decora / The DIY Mommy / Taryn Whiteaker

#3 Ornamentos

Enfim chegamos à etapa de dar aquele toque final que realmente fará toda a diferença na decoração da mesa da ceia de Natal. É o momento de pensar no que colocar como centro de mesa. 

Esse ornamento deve enfatizar a temática da festa estimulando a alegria da comemoração. E pode ser muito colorido, brilhante e divertido. Pense grande e seja criativo.

O centro de mesa de sua mesa de jantar pode ser, para o Natal, feito com galhos de árvores, castiçais e velas. Outra sugestão é um grande arranjo com folhas verdes e maçãs vermelhas, que é também símbolo de vida e amor relacionado à essa data. 

Pode-se também usar pinhas pintadas com spray dourado como se fossem pinheirinhos de Natal.

Revista Viva Decora / Pinterest; Revista Viva Decora / Huse Beautiful
Revista Viva Decora / Womans / Sand And Sisal

Use toda sua criatividade e bom gosto e crie uma decoração linda em sua casa neste Natal.

Essas dicas de decoração para sala de jantar no Natal foram criadas pela equipe Viva Decora.

[QUIZ] Apartamento padrão ou duplex: responda e descubra qual é o mais indicado para você?Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.