fbpx
ART & DESIGN

Dicas para realizar uma decoração moderna

03/01/2020
decoração moderna

A decoração moderna é minimalista e elegante. Esse estilo de decoração é um dos mais democráticos e se adapta a todos os tipos de ambientes, desde os menores até os mais amplos. 

Bastante popular e atual, o estilo moderno costuma valorizar a simplicidade e a praticidade.

Para se ter uma ideia, o modernismo é uma tendência artística e arquitetônica da primeira metade do século XX, que responde à pesada ornamentação do século anterior.

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o estilo de decoração moderna não utiliza objetos ou móveis com design futurista, necessariamente. 

De uma maneira geral, é uma tendência em que a funcionalidade dos móveis, e até dos ítens decorativos, é valorizada.

Hoje em dia, é relativamente fácil encontrar referências deste estilo, que está frequentemente estampados nas revistas e sites especializados, justamente devido à praticidade e elegância. 

A decoração moderna está longe de ser tradicional, mas também não foge dos padrões, e por isso pode ser simples de se conseguir. Algumas dicas para isso são:

Adotar o estilo minimalista

decoração moderna

Em linhas gerais, o minimalismo é a ideia de que menos é mais. Na prática, quer dizer que os móveis não precisam ocupar muito espaço e devem ser simples e funcionais. 

Muitas vezes, é possível até mesmo se desfazer de algumas peças para abrir espaço, mantendo apenas os móveis que são realmente importantes para o dia a dia. 

No começo eles até podem fazer falta, mas diminuir o espaço pode ser ótimo para otimizar a organização.

Já os itens decorativos, para seguir na mesma linha, devem ser poucos objetos. O ideal é escolher peças que reflitam a personalidade dos moradores, mas que não ocupem muito espaço e nem prejudiquem a praticidade do lar.

A vantagem do estilo minimalista é que, além de ter uma casa moderna, cheia de estilo, praticidade e personalidade, o morador não precisa gastar muito dinheiro em coisas que não têm serventia.

O estilo minimalista também é uma forma de garantir que todos os elementos colocados no ambiente têm um propósito e agradam aos moradores de alguma forma. 

Além disso, também é importante que, apesar de ter poucos móveis ou itens decorativos, todos eles tenham uma harmonia entre si, integrados nos cômodos.

Escolher acabamentos em aço inox

decoração moderna

O aço inoxidável é um material que costuma ser amplamente utilizado nesse estilo, normalmente, nas áreas frias, como cozinhas, banheiros, etc. Ele se faz presente em conexões de aço inox, por exemplo.

Originalmente usadas na indústria, por serem extremamente resistentes e de fácil instalação e manuseio, as conexões podem ser aplicadas como item decorativo e auxiliar na instalação de tubulações para elétrica e iluminação. 

Assim, não é preciso quebrar a parede para ter novas tomadas, por exemplo, desde que elas sejam necessárias.

As cozinhas ou lavanderias maiores também podem contar com tanque industrial de inox. Ele pode ser bastante útil na ocorrência de eventos, em que pode haver bastante louça ou utensílios grandes para lavar. 

O aço inox tem como principais vantagens, além da resistência, a facilidade de limpar e higienizar, por isso é um material tão valorizado hoje em dia.

Ele também se faz presente nos eletrodomésticos, como geladeira, lava louças ou lava roupas. 

Os eletrodomésticos também contam com sistemas com bbs de aço, que são espécies de esferas para o rolamento, presentes tanto no funcionamento dos aparelhos quanto na parte inferior, para facilitar a mobilidade.

Escolher uma mobília moderna

decoração moderna

O sofá é um dos móveis mais importantes da sala, e um dos mais necessários em uma casa. 

Para escolher um sofá com visual mais moderno, uma dica é preferir os modelos com encosto baixo e que seja mais amplo. molas especiais no estofado ajudam a garantir o conforto, dependendo da instalação.

Uma boa escolha é por peças simples, preferencialmente de cores lisas, evitando estampas chamativas e optando pelas texturas para dar um toque interessante. Poltronas e almofadas devem seguir o mesmo estilo, complementando a sala. 

As mesas de centro dão um toque mais refinado às salas, e aceitam decorações, desde que também sigam uma linha mais sóbria. 

O mesmo pode ser dito sobre o aparador de TV ou estante. Uma ideia é usar livros com cores neutras para decorar, bem como quadros com cores sóbrias, ou preto e branco.

Principalmente, para os dormitórios, uma ótima solução é a escolha dos móveis modulares, que além de serem bastante neutros e combinarem entre si, ficam fixos às paredes e deixam mais espaço livre.

A ideia é investir em muitos armários fechados e prateleiras, escondendo todas as miudezas e utensílios pessoais, deixando à vista somente itens decorativos simples, de acordo com o gosto dos moradores.

De uma maneira geral, a mobília deve ser simples, com linhas retas. Sistemas de rolamento, bucha grafitada ou outros tipos de mecanismos são bastante úteis para ajudar a mover os móveis nos momentos de limpeza, por exemplo.

Com relação às cores, no estilo moderno a preferência é por madeiras escuras ou com lacas em branco brilhante nos móveis. 

Entretanto, nada impede a escolha de uma cor vibrante, desde que harmonize com o restante do ambiente.

A mobília moderna também costuma contar com elementos em aço inox, principalmente em combinação com o couro e o vidro. 

Nesse sentido, o uso de broca diamantada para vidro garante um acabamento com qualidade superior em diferentes aplicações. Um exemplo são os tampos de mesas.

Colocar elementos modernos na construção

De uma maneira geral, o estilo de decoração moderno pode ser aplicado em qualquer tipo de construção, especialmente se ela tiver escolhas mais básicas, como é o caso dos imóveis alugados, por exemplo.

Entretanto, alguns elementos podem sim contribuir para deixar os ambientes com um toque mais moderno. 

Um exemplo é a instalação de uma cantoneira de ferro, que também é um elemento que inicialmente tem uso na engenharia, construção civil e indústria. 

No entanto, quando instalado nas construções em estilo moderno, garante mais resistência e personalidade às paredes, com uma espécie de moldura nos perfis das paredes e passagens.

Outra aplicação na construção civil que tem um efeito bastante moderno, é o uso de perfil de alumínio estrutural, que pode até ficar aparente nas construções. Especialmente nos galpões, como garagens residenciais, a ideia pode ficar bastante sofisticada.

Escolher uma paleta de cores moderna

decoração moderna

Com relação às cores, na decoração moderna a tendência é pelas cores planas, principalmente preto, branco, tons de marrom, bege e cinza, combinando entre si. 

Apesar de serem os tons principais desse estilo de decoração, também pode ser interessante o uso de elementos em cores mais vibrantes, como laranja, roxo, amarelo, vermelho, verde, vinho, etc. Nesse caso, o contraponto das cores cria um destaque.

A pintura também pode ter um toque modernista. Que tal pintar grandes blocos nas paredes, em cores diferentes ou preto e branco?

Outra opção é aplicar espelhos ou quadros nas paredes, que podem fazer bastante diferença na personalização dos espaços.

Investir em diferentes tipos de iluminação

decoração moderna

Modernidade e tecnologia são conceitos que, praticamente, caminham juntos. As soluções mais recentes para o lar também podem ser aplicadas à decoração moderna, especialmente quando mantém linhas simples no design.

Os reguladores de luz, e até mesmo os sistemas de automação, têm tudo a ver com a decoração moderna. 

Os reguladores permitem o ajuste da intensidade da luz, criando um ambiente mais confortável de acordo com o momento. 

Entretanto, a tendência é que os ambientes modernos sejam bem iluminados. O aproveitamento da luz natural é uma meta, até para garantir um consumo sustentável de energia, mas também recomenda-se a instalação de iluminação artificial branca, com luzes de LED.

O LED tem diversas vantagens, como o fato de que é 80% mais econômico do que as lâmpadas incandescentes e tem baixa emissão de calor. 

Para os ambientes como os quartos, ou até para a instalação de luzes temáticas, há opções em diversas cores.

As luminárias também garantem um efeito especial de luz, além de facilitarem o acesso ao acendimento, como ocorre muitas vezes.

Já os sistemas de automatização possibilitam o acionamento e o ajuste automático de elementos como luzes, cortinas, ar-condicionado, entre outros, segundo configurações predeterminadas. 

O objetivo é garantir mais praticidade e conforto aos usuários dos espaços. E isso tem tudo a ver com a proposta da decoração moderna, que valoriza a versatilidade e usabilidade dos elementos.

A principal dica para a decoração de um espaço, segundo o estilo moderno é, entretanto, a pesquisa em diferentes fontes de inspiração. 

Dessa forma, o proprietário garante que tem o máximo de informações antes de tomar suas decisões, escolhendo pelas opções que contam com qualidade superior ou que mais se integrem no estilo desejado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment