fbpx
ART & DESIGN

Confira as nossas dicas de iluminação que vão transformar a sua casa

17/03/2020
dicas de iluminação

Quer conhecer algumas dicas de iluminação para transformar a sua casa? Utilizar elementos de modo estratégico pode ser a solução ideal para que uma residência ganhe maior luminosidade e sofisticação. 

A etapa de decoração de um imóvel costuma ser a preferida dos proprietários, justamente porque é possível personalizar os diferentes cômodos do local para deixar o espaço totalmente de acordo com o gosto dos moradores. 

Para ter uma casa mais bonita, não é necessário investir apenas em móveis ou artigos decorativos. Com a iluminação adequada, é possível alcançar efeitos surpreendentes, deixando os cômodos reluzentes e aconchegantes.

Um projeto arquitetônico residencial pode ajudar nessa tarefa, já que é possível planejar antecipadamente qual será a disposição das luminárias e dos pontos de luz que serão instalados na casa. 

Mesmo para quem já tem um imóvel pronto, a adaptação e a colocação de abajures, cortinas e outros itens decorativos são importantes para atingir o objetivo de oferecer opções variadas em relação à iluminação do local. 

Quer conhecer algumas dicas de iluminação para aplicar na sua residência? Então siga na leitura deste artigo e coloque em prática aquelas que fizerem mais sentido para o seu imóvel. 

Automação residencial e iluminação

dicas de iluminação

Se você busca soluções de iluminação para a sua casa, certamente já ouviu falar nas vantagens da automação residencial.

A automação de iluminação é uma possibilidade dentro desse cenário, já que ela traz benefícios bastante práticos para a rotina familiar e para a administração da casa. 

Entre os principais estão:

  • Abertura e fechamento automático de persianas;
  • Controle de luminosidade;
  • Ligar ou desligar luzes a distância;
  • Instalação de lâmpadas inteligentes.

A iluminação de uma casa pode ser controlada de modo simples ao investir na automação residencial, justamente porque é possível ajustar a intensidade de uma lâmpada, fechar uma persiana e apagar uma lâmpada sem precisar estar fisicamente no ambiente.

Isso tudo pode ser feito com poucos cliques em uma central de controle ou por meio de um aplicativo no seu smartphone.

Nesse sentido, além de facilitar a rotina, a automação residencial valoriza o imóvel, deixando-o mais aconchegante e modernizado. 

Iluminação natural

dicas de iluminação

É muito importante que uma casa conte com iluminação natural. Além de trazer economia doméstica, ter alguns cômodos que recebam irradiação solar é fundamental para evitar mofos e umidade. 

Para imóveis que ainda estão em construção, é importante optar por esquadrias mais amplas, que permitem maior entrada da luz natural. 

Nos que já estão prontos, é importante manter a persiana romana ou a cortina dos quartos abertas durante o dia, de modo que os ambientes da sua casa recebam mais claridade. 

Controle de luminosidade

dicas de iluminação

Tão importante quanto deixar a luz natural entrar nos cômodos da sua casa é poder controlar a intensidade da iluminação em diferentes períodos do dia. 

Um modo simples e econômico de fazer isso é investir na instalação de cortinas na sua sala ou quarto, assim como adquirir persianas para escritório, que além de deixar a decoração mais elegante, ainda possibilitam ajustar a quantidade de luz em cada cômodo. 

Outro modo é investir nos regulares de intensidade luminosa, que permitem o ajuste ideal da quantidade de luz que se deseja e ajuda na economia de energia elétrica do imóvel. 

Iluminação clara e amplitude

dicas de iluminação

Uma dica para casas ou apartamentos de tamanhos menores é investir na escolha de lâmpadas mais claras. 

Isso porque quando há maior incidência de luz nos cômodos, é possível ter uma sensação de amplitude, o que valoriza o espaço interno do imóvel.

Nesse sentido, é importante ter paredes cobertas com tintas de tons mais claros, que quando alinhadas com o uso de lâmpadas brancas, contribuem para esse efeito nos ambientes. 

Isso é essencial, inclusive, para cozinhas e banheiros, que costumam ser os menores cômodos de uma casa.

Focos de luz 

dicas de iluminação

Os focos de luz ganharam grande destaque na iluminação de residências, principalmente porque com uma estrutura bastante simples, eles são capazes de deixar o imóvel bastante elegante e refinado. 

Se você possui esculturas ou quadros na sua sala de estar, uma ótima maneira de valorizar esses itens decorativos é optar por pontos de luz que direcionem a atenção das pessoas para eles. 

Essa também é uma ideia válida para áreas de leitura da sua casa e para a decoração dos quartos, possibilitando assim deixar esses ambientes mais confortáveis.

Com as dicas de iluminação abordadas neste artigo, é possível transformar toda a decoração da sua casa, valorizando de maneira especial cada um dos ambientes e garantindo mais beleza para o imóvel. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment